conecte-se conosco


Cuiabá

Cresce o número de moradores de rua em Cuiabá, diz levantamento; idoso de 98 anos é um dos 150

Publicado

Por Adriano Soares, TV Centro América

Os andarilhos que vivem nas ruas de Cuiabá estão sendo cadastrados e acolhidos pelo projeto ‘Quero Te Conhecer’, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Um levantamento feito pelo projeto apontou que a maior parte da população de rua é de homens jovens com idade entre 22 e 31 anos.

Conforme o levantamento, em 2017, foram cadastrados 125 moradores de rua. Já em 2018, o número subiu para 150.

O projeto, segundo a secretaria, busca acolher os andarilhos, saber a origem deles, o que precisam, se querem procurar a família, entre outras ações de acolhimento.

“Também procuramos saber se eles têm interesse em retornar para a cidade de origem, se têm familiares aqui e há quanto tempo estão em situação de rua”, disse a secretária-adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Gutierrez Fernandes, de 98 anos, saiu de Macapá e está morando nas ruas de Cuiabá há quase dois anos. Ele revelou que os familiares já morreram e, desde então, ele vive sozinho.

“Um dia a gente come, no outro não. É uma situação triste, porque não tenho parente, a família toda já morreu. O que eu posso fazer?”, lamentou.

Nilson Pereira de Souza, que também é morador de rua, disse que saiu de casa após um desentendimento com a família.

“Vivo com o alimento as pessoas dão, mas coberta e roupa não tenho. Eu amo minha filha, de vez enquanto ela entra em contato para saber onde estou. Quero sair dessa vida, mas eu preciso de um empurrão”, contou.

A secretária informou que as pessoas que vivem nessa situação e precisam de ajuda deve entrar contado com alguma unidade de assistência social do município.

Atualmente, Cuiabá possui dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), três unidades de acolhimento institucional e a Pastoral dos Migrantes.

“Temos telefones para contato. Qualquer pessoa pode ligar para nossa equipe. Essa é a melhor maneira de ajudar essa população”, pontuou Hellen.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura flagra crime ambiental e caminhões irregulares da Locar

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou, na tarde desta quinta-feira (23), uma fiscalização surpresa que identificou diversas irregularidades cometidas pela empresa terceirizada Locar Saneamento Ambiental. As falhas configuram crime ambiental e colocam em risco a segurança dos trabalhadores que realizam a coleta de lixo doméstico na capital. A ação foi coordenada pela equipe gerência de resíduos sólidos.

Durante a inspeção, foram detectados problemas graves nos veículos da empresa, como falta de giroflex, essencial para alertar outros motoristas sobre a presença de trabalhadores na pista, ausência de botão de emergência nas compactadoras, expondo os profissionais a risco de acidente, bordas do compartimento de carga e suportes de sustentação amassados, com risco de cortes e fraturas, falta de extintores, pneus carecas e trabalhadores em campo sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“É inadmissível que uma empresa contratada para realizar um serviço essencial apresente tamanhas falhas e exponha a população e seus próprios colaboradores a riscos. A Prefeitura de Cuiabá está dando à Locar um prazo até o dia 6 de fevereiro para que todas as irregularidades sejam corrigidas. Durante esse período, realizaremos auditorias diárias para acompanhar o cumprimento das medidas. Caso a empresa não melhore, não hesitaremos em rescindir o contrato e buscar outra solução para garantir a qualidade e segurança na prestação dos serviços”, afirmou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

Além disso, auditorias apontaram irregularidades ambientais, incluindo veículos sem caixas coletoras de chorume, que podem provocar contaminação do solo por metais pesados, prejudicando a fauna, a flora e a população. Foi constatada a presença de óleo e chorume derramados no pátio de convívio dos funcionários.

Outro ponto crítico é a ausência de licença ambiental para a operação da empresa. A Locar transferiu sua garagem para Cuiabá no final de novembro do ano passado e, até a data da fiscalização realizada pela Limpurb, em 09 de janeiro de 2025, a empresa ainda não havia iniciado o processo de licenciamento ambiental.

A instituição também não apresentou documentos obrigatórios, como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), certificados de treinamentos em segurança e saúde no trabalho, além dos laudos de insalubridade e periculosidade.

Entre os dias 2 e 20 de janeiro, a Locar já havia recebido sete notificações devido a falhas recorrentes na coleta de lixo domiciliar em bairros como CPA, Jardim Vitória, Doutor Fábio I e II, Três Barras, Primeiro de Março, Residencial Despraiado, Altos da Serra e Bela Vista. Os atrasos também atingiram os distritos de Nossa Senhora da Guia e Sucuri, descumprindo o contrato vigente.

#PraCegoVer
As imagens mostram um grupo de pessoas usando coletes verdes da Prefeitura de Cuiabá, vistoriando caminhões responsáveis pela coleta de lixo. Os caminhões são brancos, e o local é uma estrada de chão com terra avermelhada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Comissão dos Direitos da Mulher realiza primeira reunião do ano

Publicado

23/01/2025
Comissão dos Direitos da Mulher realiza primeira reunião do ano

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão dos Direitos da Mulher realizou a primeira reunião de 2025 nesta quinta-feira (23). Presidida pela vereadora Maria Avalone (PSDB), a comissão conta ainda com a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e com o vereador Wilson Kero Kero (PMB). Neste primeiro encontro, as parlamentares puderam se apresentar e colocar em pauta as questões que serão trabalhadas durante o ano.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana