conecte-se conosco


Cuiabá

Cuiabá sediará XXIII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Centro-Oeste

Publicado

Em reunião realizada nesta quinta-feira (9), durante o XXII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, no Paraná, Cuiabá foi a escolhida para sediar a  XXIII edição do evento da Região Centro-Oeste, que será realizado em 2023. Pautado sempre pela humanização, a gestão Emanuel Pinheiro é referência em ações de acolhimento voltadas à justiça e inclusão social, com iniciativas da primeira-dama, Márcia Pinheiro, desenvolvidas por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
O encontro tem como objetivo fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, por meio da mobilização, articulação, orientação e apoio técnico aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de Assistência Social.
“No início da gestão, com a elaboração do planejamento estratégico a SADHPD estabeleceu como visão de futuro tornar-se referência na execução da política de Assistência Social. São nesses espaços de diálogo que podemos aprimorar a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios  socioassistenciais. É muito significativo que o encontro da Região Centro-Oeste aconteça em Cuiabá, uma maneira de estabelecer diálogos com os municípios de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com intuito de fortalecimento do SUAS. Cuiabá abre as portas para receber com muito calor humano os nossos vizinhos”, explica a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
Entre as ações de destaques da gestão está o Hotel Albergue, que abriga pessoas em situação de rua no momento de enfrentamento a pandemia do coronavírus, a campanha Aquece Cuiabá que realiza a entrega de cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o projeto “Viva a Vida na Melhor Idade”, o Natal Sem Fome, o Programa Siminina que consolidou como referência de boas práticas no atendimento à criança e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  Além da reabertura do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua- Centro Pop, que oferece serviços como a entrega de kits higiênicos, alimentos, cortes de cabelos e atendimento psicossocial.  
A Secretaria está ainda envolvida em ações como o Qualifica Cuiabá, programa que oferece cursos de qualificação para que mulheres chefes de famílias possam empreender e sair do ciclo de violência doméstica, conquistando sua independência financeira. Além do Solidariedade em Ação, programa inédito que oferece meio salário mínimo para crianças órfãs de mães vítimas do feminicídio.
“Cuiabá foi escolhida para sediar no ano que vem o XXIII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. Esse é um dos mais importantes fóruns de discussão de políticas públicas de assistência social do país. Então, é uma conquista muito relevante e simbólica para Cuiabá, que vem de um grande sucesso nas políticas públicas na área social, com inclusão e justiça social, coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que com certeza foram pré-requisitos para que a nossa capital fosse escolhida”, destaca o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretaria de Agricultura e Mercado do Porto homenageiam parceiros do projeto Geladeira Solidária

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação do Mercado do Porto e Grupo Solar, entregou na manhã desta sexta-feira (12), aproximadamente 200 moções de agradecimento aos permissionários, parceiros e colaboradores do projeto Geladeira Solidária, que completou um ano de atendimento.

A ação consiste na arrecadação de alimentos perecíveis e não perecíveis dos 160 permissionários e parceiros, que todos os dias entregam os produtos que não podem mais ser vendidos nas bancas, mas que estão em perfeitas condições de uso, para que sejam doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante a solenidade, o secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Rogério Varanda, também entregou oficialmente um veículo para auxiliar na logística e no transporte das doações.

“Esse é um trabalho em conjunto que vem sendo desenvolvido para que possamos ajudar as pessoas com necessidades. A gestão Emanuel Pinheiro tem trabalhado para melhorar a vida da população cuiabana, por isso, entregamos essa ferramenta que vai ajudar na logística e no transporte para levar o alimento até a mesa de quem precisa”, destaca Varanda.

Ao longo de um ano de projeto foram realizados mais de 7 mil atendimentos, com aproximadamente 36 toneladas de alimentos doados para 580 famílias cadastradas. Conforme o presidente da Associação do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemos Júnior, a expectativa é que, a partir de agora, a ação consiga atingir um número ainda maior de pessoas.

“Estamos muito felizes com o aniversário de um ano do projeto Geladeira Solidária, que é uma ação muito importante. Com esse veículo cedido pela Prefeitura vamos conseguir dobrar as coletas de doações, porque agora teremos logística para transportar esses alimentos. Temos em torno de 200 parceiros e tenho certeza que conseguiremos dobrar o número de pessoas atendidas”, comenta.

O gerente comercial do Grupo Solar, um dos parceiros da ação, Rogério Oliveira, destaca sobre a importância da parceria público-privada. “Essa parceria deve ocorrer em todos os âmbitos. Uma das nossas preocupações é o destino dessa ajuda. Mas, quando o projeto teve início há um ano, nós conseguimos visualizar que o resultado realmente aconteceria. Acreditamos muito na ajuda humanitária e no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação do Mercado do Porto em parceria com a Prefeitura e com a empresa privada”, pontua Oliveira.

Uma das beneficiadas pelo projeto, dona Maria Evangelista, que completou 65 anos nesta sexta-feira, agradece pela ajuda recebida. “Agradeço primeiro a Deus por essa ajuda, porque tenho minhas netinhas que vivem comigo e passamos por algumas dificuldades. Mas, fui muito bem recebida pelo projeto e sou grata por isso”, disse a idosa.

Também fizeram parte do dispositivo de honra o vereador por Cuiabá, Dr. Luiz Fernando, e a coordenadora de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Rosilma Tibaldi.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretaria de Gestão promove homenagem aos servidores em celebração aos Dia dos Pais

Publicado

A Secretaria Municipal de Gestão (SMG) promoveu, na manhã desta sexta-feira (12), um evento especial em homenagem ao Dia dos Pais, celebrado anualmente no segundo domingo de agosto. 

A titular da Pasta, Ellaine Mendes, enfatizou a premissa da gestão Emanuel Pinheiro em prol da defesa dos direitos da família. “É uma singela homenagem a todos os colaboradores da Secretaria de Gestão. Um ato de retribuição em favor da dedicação de cada um deles, ressaltando seus valores e sua importância nos âmbitos profissionais e pessoais”, declarou. 

Um dos presentes e pai de dois filhos, Lincoln da Silva Ribeiro, agradeceu a iniciativa da administração atual em não deixar com que essa data tão afetuosa passe despercebida no funcionalismo público da capital. “Tenho um casal de filhos. Além de trabalhar, estudo também. Para mim essa festa representa um pouco de amor e felicidade no desempenho de nossas funções. Tenho certeza que será um dia muito prazeroso ao lado de todos os meus familiares”, externou. 

A recepção aos servidores paternos ocorreu no auditório da Prefeitura de Cuiabá, seguida de um delicioso café da manhã e sorteio de presentes. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana