conecte-se conosco


Cuiabá

Cuiabá terá coleta de lixo nos rios

Publicado

FolhaMax

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega na segunda-feira (24), às 8h, na Praça Luís de Albuquerque, mais uma inovadora ferramenta que vai fazer parte do conjunto de ações voltadas para o recolhimento e destinação de lixo. Com a ideia de potencializar as atividades de preservação daquele que é considerado o maior patrimônio natural da cidade, o Município realiza o trabalho de coleta fluvial no Rio Cuiabá com a primeira Balsa Ecológica.

A chegada da Balsa Ecológica integra as medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos. Apesar do novo modelo de contrato estabelecer o pagamento mensal pela quantidade de resíduos coletados e não mais pelos maquinários disponibilizados, o Município tomou todas as providências necessárias para assegurar a chegada do equipamento.

Conforme o plano de atuação, o trabalho será feito todos os dias e contará com uma equipe de três funcionários, sendo um operador e dois ajudantes. A balsa possui 7.20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.

“Não poderíamos passar esse momento de celebração dos 300 anos sem nos lembrarmos do nosso maior símbolo, que é o Rio Cuiabá. A cidade cresceu a partir do rio e precisamos dar a ele o tratamento que merece. Estamos modernizando nosso sistema de coleta e, quando houve a necessidade de lançarmos uma nova licitação, a exigência de que o Rio Cuiabá fosse contemplado foi uma das primeiras que fiz à minha equipe”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com o planejamento montado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com a empresa responsável pela coleta, a ideia é que o barco ultrapasse a barreira do trabalho em si e exerça também um importante papel na conscientização popular. Nesse sentido, a expectativa é de que em momentos programados a embarcação seja utilizada para a realização de atividades de educação ambiental.

“Os resultados que queremos alcançar, não só na questão do tratamento dado ao lixo produzido como em tudo que envolve a preservação ambiental, somente serão possíveis com a participação ativa da sociedade. Por isso, nossa intensão é fazer parcerias com Ongs, escolas e outras entidades, para que a população também utilize a balsa para ocupações relacionadas à conscientização”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

OUTRAS AÇÕES

Uma das principais bandeiras levantadas pela Prefeitura de Cuiabá tem sido a adoção de práticas de sustentabilidade. Como prova disso, a concorrência pública para a operação do sistema de coleta na Capital, foi toda montada com base em conceitos que garantisse a modernização do serviço. Isso porque, além intensificar a preservação ambiental, a melhoria no recolhimento de lixo impacta diretamente na saúde preventiva da população.

Em abril deste ano, por exemplo, foi inaugurado na Praça Alencastro o primeiro conjunto de lixeiras subterrâneas da cidade. A estrutura já está em funcionamento e conta com três contêineres semienterrados, que ajudam na coleta seletiva na área da região central. O contrato prevê que, considerando a viabilidade financeira do projeto, o Município pode solicitar a instalação de até 50 conjuntos.

Posteriormente, em maio, a etapa de coleta domiciliar passou a contar com 25 novos caminhões que, além de otimizar o serviço, também colabora para a segurança dos trabalhadores. Os veículos possuem compartimento de 15 metros cúbicos e 19 metros cúbicos, capazes de recolher até cerca 10 mil toneladas e 15 mil toneladas, respectivamente. Também são equipados com rastreadores, que permitem o monitoramento da coleta.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Moradores da comunidade rural de Buritizal lembram que emenda impositiva de Juca do Guaraná Filho garante água para gerações

Publicado

Moradores da comunidade rural de Barreiro Buritizal, em Cuiabá, comemoram a abundancia de água que tem hoje na região, após a implantação de um poço artesiano. A luta pela abertura do poço foi na época do vereador Juca do Guaraná Pai e ganhou força e conclusão na gestão do vereador Juca do Guaraná Filho (MDB). 

A implantação foi concretizada após uma emenda impositiva destina pelo vereador Juca do Guaraná sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

A comunidade constituída com mais de 50 famílias de agricultores enfrentavam uma das maiores dificuldades a carência de água. 

Inês Antônia dos Santos, de 45 anos, lembra da que a avó dela andava quilômetros com balde na cabeça para levar água potável pra casa. “Eram latas, bacias e baldes carregados na cabeça. Era um sonho da comunidade e o Juca realizou. O pai dele prometeu e ele cumpriu. A gente sofria de mais. O sonho se realizou, graças a Deus”, comemorou a moradora. 

Ernestina Bom Despacho Correa, de 60 anos, também comemora água que chega às torneiras. “Juca Pai e Juca Filho prometem e cumprem. Como é bom ter água em casa”, comemorou a aposentada.

Juca do Guaraná Filho lembra que a instalação do poço foi um compromisso que o saudoso Juca do Guaraná Pai fez com aquela população. “Fico feliz em ver que a instalação do poço artesiano na comunidade rural de Buritizal tem beneficiado gerações. Lembro que meio pai Juca do Guaraná lutou anos para realizar o sonho desses moradores. Infelizmente ele não pode ver essa obra sendo entregue. Mas eu fiz questão de cumprir a promessa e com uma emenda impositiva conseguimos concluir esse sonho. O trabalho segue em favor do povo”, disse o vereador emedebista. 

A entrega foi feita na gestão do atual prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB). O poço artesiano fica nas instalações da Igreja Católica Imaculada Conceição.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Área tomada por lixo é transformada em novo complexo esportivo para moradores do bairro Planalto

Publicado

Um trabalho em conjunto entre as diferentes esferas do poder público resultou na transformação de uma área utilizada para descarte irregular de lixo em um novo espaço de lazer à população cuiabana. Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Cuiabá entregou o Complexo Esportivo Maria nos Anjos Nascimento, no bairro Planalto.

A construção foi possível graças à parceria com a Câmara Municipal, por meio do vereador Cezinha Nascimento, contando ainda com as importantes colaborações do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) e do deputado estadual Elizeu Nascimento. O complexo beneficia mais de 5 mil pessoas do Planalto, além de moradores dos bairros vizinhos.

A “Arena Planalto”, como já é carinhosamente chamada, é composta por três quadras de areia voltadas para a prática do futevôlei. A área ao redor recebeu ainda novo calçamento, instalação de bancos e lixeiras. Todo espaço possui iluminação de LED, garantindo a segurança necessária para sua utilização também durante o período noturno.

“Aqui começamos tirando um bolsão de lixo e muitos não acreditavam que ia dar certo. Mas, o prefeito Emanuel Pinheiro autorizou o início da obra e estamos entregando mais um complexo de lazer para o bairro Planalto. A primeira arena de futevôlei da nossa comunidade. No miniestádio também solicitamos a iluminação e fomos atendidos. Agora, está pronto também, o campo 100% iluminado”, explicou o presidente da Associação de Moradores, Lucas Tintim.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, relatou que a limpeza executada no local resultou na retirada de mais de 40 caminhões de lixo. Segundo ele, a área era tomada pelo mato, escuridão, servindo de esconderijo para objetos furtados ou roubados e também para o consumo de drogas ilícitas.

“Me lembro de muito mato, lixo, garrafa, gato e cachorro morto, de tudo um pouco. Hoje é um local saudável, iluminado, com uma quadra, um espaço que o cidadão pode correr, brincar, jogar. Enfim, o jovem do Planalto, que há pouco tempo tinha um local escuro, hoje tem um local de prática de esporte. Isso se chama qualidade de vida. Isso melhora a autoestima das pessoas. Isso traz a cultura da paz”, disse Stopa.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, completou a fala do vice-prefeito e reforçou que a triste realidade foi vivida por mais de 35 anos. Todavia, por meio desse trabalho em conjunto, essa situação foi totalmente transformada, melhorando a vida da comunidade.

“O prefeito Emanuel Pinheiro me chamou e falou ‘Júnior, apoie! Veja o que precisa, vai e apoie’. Falamos com o deputado Emanuelzinho e, de pronto, ele colocou recursos à disposição para que a gente fizesse a iluminação de LED, moderna. O Stopa nos ajudou com toda a parte de areia. Enfim, aqui foi uma obra realmente em conjunto”, enfatizou Júnior Leite.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) afirmou que está à disposição para promover uma Cuiabá melhor para todos. “Eu me sinto honrado por fazer parte dessa história, de estar com toda essa equipe de garra, trabalhando para que possamos fazer com que a população se sinta orgulhosa de viver em seu bairro. São os moradores, que conhece cada palmo dessas ruas, que sabe a importância que um campo, que uma iluminação ou que uma revitalização, tem na vida dos jovens e de suas famílias”, pontuou o parlamentar.

Também participaram da solenidade de entrega o deputado estadual Elizeu Nascimento, e os vereadores Cezinha Nascimento, Robertinho Fernandes, e Sargento Vidal. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana