Cuiabá e VG
Cuiabá volta a registrar chuva após 4 meses; qualidade do ar melhora
Publicado
20 de setembro de 2020, 09:57
A tão esperada chuva, que traz um certo alívio no calor e deve melhorar a qualidade do ar em Cuiabá, caiu logo nas primeiras horas deste domingo (20). A capital e a região metropolitana ficaram quase 4 meses sem ver uma gota d’água cair do céu – a última chuva registrada foi em 22 de maio.
Outros municípios, como Nossa Senhora do Livramento, também registraram chuva desde a madrugada.
Na última semana, os institutos de metereologia já havia indicado a possibilidade haver pancadas de chuva na região a partir desta semana. A maior possibilidade era a partir de segunda-feira, mas ela resolveu antecipar. Não foi nenhuma chuva forte – a previsão é de apenas 5 mm -, mas melhorou aspectos como a umidade do ar.
Ontem, as regiões Médio-Norte, Norte e parte da região Sul do Estado receberam as primeiras pancadas de chuva. Diante disso, já havia expectativa de chiver em Cuiabá neste domingo.
Apesar da chuva, durante o dia a temperatura seguirá alta. A previsão é de que chegue aos 35ºC. Existe a possibilidade de chover a tarde a noite. A umidade do ar, que não passava de 20% nos últimos dias, subirá para 43%.
A grande expectativa é de que a chuva e a alta umidade afastem a fumaça densa que se instalou na região por conta dos incêndios no Pantanal e em Chapada dos Guimarães. Isso porque, para os próximos três dias, também há possibilidade de chuva.


O Centro de Triagem Covid-19, que funcionará na Arena Pantanal, será aberto à população nesta quinta-feira (23.07) e terá a capacidade de atender 600 pessoas por dia. O Governo de Mato Grosso estima que, em dois meses, aproximadamente 36 mil cidadãos sejam atendidos na central.
A iniciativa do Governo é um auxílio às prefeituras da Baixada Cuiabana e tem o objetivo de conter os casos graves de coronavírus e reduzir a taxa de hospitalização dos pacientes contaminados.
“É um serviço que criamos aqui para colaborar com aquilo que as prefeituras fazem nos PSFs, UPAs e policlínicas. Melhorando o diagnóstico e a testagem, podemos diminuir a curva de contágio e fazer o tratamento precoce, diminuindo a necessidade de o cidadão procurar hospital e precisar de UTI”, declarou o governador Mauro Mendes.
De acordo com o planejamento, as 600 senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.
O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.
Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.
“Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham até aqui”, esclareceu o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Nesta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá de quinta-feira a sábado, mas a expectativa é oferecer atendimento diário, inclusive aos domingos. A equipe da central atenderá das 7h às 19h, contudo, o acesso à Arena Pantanal se encerra às 17h.
Cuiabá e VG
“Juca é meu amigo pessoal”, diz Contreira sobre denúncia
Publicado
21 de julho de 2020, 15:59
O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MT), Claudecir Contreira, emitiu uma nota nesta terça-feira (21) sobre uma denúncia de injúria racial contra ele envolvendo o vereador Juca do Guaraná (MDB).
Em um áudio que circulou em aplicativo de mensagens, Contreira supostamente chama o parlamentar de “preto” ao comentar sobre uma pesquisa eleitoral para o Senado.
Segundo Claudecir, o conteúdo trata-se de uma montagem e ele considera Juca seu amigo pessoal.
“Com certeza foi uma montagem, daquelas que pessoas boas em lidar com computador, trocam umas palavras pelas outras e junta dois áudios. Juca é o meu amigo pessoal, meu vizinho de condomínio, já demos muitas risadas sobre o assunto”, disse ao Notícia Max.
Ainda conforme Contreira, as mensagens são relativas aos anos de 2017 e 2018, aonde ele se posicionava, à época, sobre o pleito.
“Colocaram em cheque minha amizade com Juca, chamando ele de “preto”, e na verdade não é isso. Tenho respeito pelas instituições e pessoas”, finalizou.
Confira a nota na integra:
“Tendo em vista a matéria publicada em site da Capital, venho a público para esclarecer e repudiar os ataques maldosos e inescrupulosos de algumas pessoas que de forma covarde e difamatória utilizam um áudio adulterado, envolvendo a minha pessoa Claudecir Contreira e o vereador Juca do Guaraná, onde a matéria insinua que no áudio teria ocorrido ofensas ao vereador por minha pessoa, no entanto, em conversa particular, eu e ele, esclarecemos que esse áudio, que ora circula em alguns meios de comunicação, não condiz com a verdade dos fatos e que possivelmente seja fruto de algum adversário político de ambos querendo causar discórdia na excelente relação de amizade, relação de vizinhos e o excelente relacionamento entre o vereador e o vice Presidente do CRECI MT.
Assim, serão tomadas todas as medidas judiciais pertinentes para apurar e punir os responsáveis por essa empreitada criminosa. Finalizamos pedindo a imprensa séria, e a quem interessar possa que se contenham diante desse fato, pois está configurada a má fé de algumas pessoas que tem por hábito fazer intrigas para se promover e ao mesmo tempo tentar desgastar a relação de dois excelentes amigos e apoiadores mútuos.”

Raissa Barbosa pretende criar projeto de lei contra a psicofobia

Justiça nega pedido de segredo de ação que fã move contra Anitta e Netflix

Xuxa quer que Pedro Bial dirija seu documentário no Globoplay

Aos 83 anos, Jô Soares é vacinado contra a Covid-19

‘BBB 21’: Lumena volta a criticar Juliette: “Quis fazer o coletivo de otário”
Política MT


Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT
O Projeto de lei nº 146/2021 estabelece cassação da inscrição estadual de empresas que descumprirem as medidas sanitárias de enfrentamento...


AL Social recolhe doações para promover novo Bazar Solidário
Foto: Karen Malagoli Foto: Karen Malagoli A Assembleia Social está convidando a população para um novo ciclo de solidariedade, com...


Faissal tenta barrar aumento de 14% nas contas de energia
Foto: Carol Coutinho / Assessoria de Gabinete O deputado estadual Faissal Calil (PV) foi até a sede da Agência Nacional...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Membro da cúpula de uma organização criminosa procurado pela Justiça é preso em Rondonópolis
Assessoria | Polícia Civil-MT Um foragido da Justiça e membro da cúpula de uma organização criminosa, foi preso na noite...


Homem investigado por homicídio ocorrido no bairro São Matheus tem prisão cumprida
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) cumpriu nesta sexta-feira (26) a...


Homem investigado por importunação sexual durante entrevista de empregado é preso em Cuiabá
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM) de Cuiabá, efetuou...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento21 de fevereiro de 2021, 19:50
Atriz do seriado ‘Pé na Cova’, Niana Machado morre aos 82 anos
-
Policial21 de fevereiro de 2021, 10:46
Cuiabano foragido de MT por arrombamento e ataques a agência bancárias é preso na Guiana Francesa
-
Entretenimento22 de fevereiro de 2021, 11:03
‘BBB 21’: Karol diz que já levou garrafada na cara
-
Entretenimento22 de fevereiro de 2021, 11:03
BBB 21: “Temo pelo que pode acontecer quando sair”, diz Anitta sobre Karol Conká
-
Mato Grosso21 de fevereiro de 2021, 10:21
Governo finaliza manutenção emergencial e veículos pesados voltam a trafegar pela MT-322
-
Mato Grosso22 de fevereiro de 2021, 09:29
Novas escolas militares de MT homenageiam policiais que prestaram serviços relevantes à sociedade
-
Política Nacional22 de fevereiro de 2021, 21:17
Ministro do STF quer responsabilizar empresas por falas na internet
-
Entretenimento21 de fevereiro de 2021, 07:18
Anitta tatua as partes íntimas e vídeo viraliza; assista