Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Cultura realiza mutirão de prestação de contas para contemplados pela Lei Paulo Gustavo nesta segunda-feira (06)

Publicado

Fazedores de cultura que foram selecionados em editais passados para produzirem seus trabalhos devem, agora, apresentar a contrapartida à Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude.

Para tanto, a Pasta destacou como Dia D para essa finalidade a próxima segunda-feira (06). Dessa forma, equipes da Cultura estarão disponíveis no Centro Cultural José Sobrinho para orientar aqueles que tiverem alguma dúvida quanto à apresentação dos documentos necessários à prestação de contas ou apenas para receber a documentação dos que já estão com eles prontos.

A fim de facilitar a entrega dos relatórios com as informações a respeito da utilização dos recursos públicos aplicados no projeto por todos os proponentes, a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude terá servidores de prontidão nos três períodos – das 7h30 às 11h, das 13h às 18h e das 19h às 21h.

“É importante ressaltar que os fazedores de cultura, ao serem contemplados na Paulo Gustavo, assumem como obrigação a prestação de contas dos valores destinados a execução da proposta. Por isso, é fundamental que eles cumpram essa etapa para evitarem que, em futuros editais, sejam inabilitados, além de terem o nome incluído na dívida ativa da União”, alerta a superintendente de Ações Culturais da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, Camila Zenzele Pinho.

Entre a UPA e a OAB, o Centro Cultural José Sobrinho fica na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rondonópolis

Alunos da rede municipal conhecem fazenda sustentável produtora de grãos

Publicado

Conhecer a cadeira produtiva dos alimentos e o funcionamento de uma fazenda sustentável. Foi com esse objetivo que os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Albino Saldanha Dantas e Pref. Fausto de Souza Farias saíram das unidades e tiveram uma aula prática na fazenda Guarita em Rondonópolis.

A atividade faz parte do projeto Futuro em Campo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) que firmou uma parceria com a Prefeitura para proporcionar essa vivência do campo aos alunos da rede municipal.

Recebidos por representantes da Aprosoja-MT e o pelo gerente da fazenda, as crianças tiveram um café de manhã reforçado antes de sair para a visita no campo. Eles começaram conhecendo as máquinas utilizadas no plantio das sementes e na colheita dos grãos e partiram para conhecer o armazém da fazenda produtora de soja.

O tema sustentabilidade foi tratado durante a visita, apontando que além da produção de grãos, a criação de gado de corte, também faz parte do negócio. Os alunos aproveitaram para fazer o plantio simbólico de três mudas de Ipê, espécie nativa da região.

Outro ponto de parada das crianças foi no galpão onde é produzida a ração para os animais que utiliza dos próprios grãos produzidos na fazenda para o consumo dos animais.

“O Futuro no Campo mostra para as crianças de onde vem o alimento que eles consomem e quanto é sustentável. E também para eles saberem que o que eles comem no café, almoço e jantar vem do campo”, explicou o delegado da Aprosoja-MT, Valdir Martini. O produtor apontou aos alunos os diversos produtos que possuem, por exemplo, soja e milho na sua composição.

O secretário de Educação do município, Carlos Pereira Júnior, acompanhou a visita das crianças na fazenda. Ele comentou que essa é a primeira vez que os alunos têm a oportunidade de conhecer como funciona a cultura do agro, o plantio aliado à sustentabilidade e a alta produtividade. “Precisamos desmistificar muitas coisas que são contadas sobre o agro. Hoje eles estão tendo a oportunidade de conhecer na prática os benefícios e a qualidade do nosso agro que é exemplo para o Brasil”, afirmou.

Assim como Rondonópolis, diversos outros municípios mato-grossenses já receberam outros eventos do projeto Futuro em Campo que já está em sua 17ª edição somente este ano.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura capacita quase 300 profissionais em atendimento pré-hospitalar

Publicado

Rondonópolis sediou, durante o último fim de semana, a 1ª Imersão em Urgência e Emergência, treinamento com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais que atuam na cidade e também municípios da região. No sábado (8) e domingo (9), a população observou a movimentação de ambulâncias e profissionais de saúde pela cidade, situação que chamou a atenção dos moradores.

O treinamento foi realizado no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes e contemplou todas as etapas de um atendimento de urgência e emergência, com simulação realista de socorro inicial ao paciente até a chegada ao hospital.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e organizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em parceria com a UPA de Rondonópolis, a 1ª Imersão capacitou 280 profissionais que atuam diretamente com o atendimento pré-hospitalar em Rondonópolis e municípios como Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga.

Antonion Pereira, diretor da rede hospitalar de urgência e emergência do Município: responsável pela organização da imersão. Foto – Marcos Miraglia

Responsável pela organização da imersão, Antonion Pereira, diretor da rede hospitalar de urgência e emergência do Município, destacou a importância de o profissional de saúde estar sempre atualizado e preparado para agir diante de qualquer situação.

“O profissional que participou da imersão teve a oportunidade de encontrar vários cenários diferentes, com as mais variadas situações. Portanto, está capacitado agora do ponto de vista emocional e do assistencial, com o potencial necessário para realizar condutas que salvam vidas”, explicou Antonion.

Para o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, Rondonópolis demonstrou mais uma vez a sua importância como polo regional, garantindo que todos os profissionais de cidades vizinhas pudessem ter o mesmo treinamento dos que atuam em nosso município. “Vamos seguir de portas abertas para toda a região, compartilhando nossa estrutura e conhecimento”, destacou Mykaell.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana