Lucas do Rio Verde
Debates e lançamentos culturais para o município marcam a segunda edição do Fórum Municipal de Cultura e Turismo
Publicado
1 de agosto de 2022, 10:10
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde realizou, na última semana, o II Fórum Municipal de Cultura e Turismo. O evento, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, na sexta-feira (29) e no sábado (30), reuniu artistas, artesãos e produtores culturais da cidade e dos municípios de Itanhangá, Tapurah, Sinop e Sorriso.
Na abertura do encontro, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância dos debates voltados à cultura no município. “Lucas do Rio Verde recebe um grande fluxo migratório há muitos anos e é importante entender a demanda dos artistas para adequar as políticas públicas necessárias dentro do Plano Municipal de Cultura.”
O evento contou a presença do secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, que apresentou o Plano Estadual de Cultura e discutiu sobre as últimas leis aprovadas. “Durante a pandemia, o setor cultural se fortaleceu. Construímos políticas públicas, tivemos aprovações de leis muito importantes para o desenvolvimento do setor, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, atendendo de forma democrática o país inteiro. Nossos encontros são essenciais para os artistas desconstruírem algumas ideias que nem sempre são certas à respeito da cultura e do turismo, é uma oportunidade das pessoas terem acesso aos recursos e financiamentos estaduais e federais, saber como o Estado tem entregado para a sociedade oportunidade de financiamentos de projetos culturais.”
A programação do primeiro dia se encerrou com a palestra sobre fomento e captação de recursos para a cultura do Estado, com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Alessandra Keiko.
No sábado, o Fórum recebeu o gestor cultural e especialista em Economia e Cidades Criativas, Décio Coutinho, que compartilhou suas experiências e deu uma aula de criatividade para os artistas.
Para a artesã Gilse Lesiuk, que trabalha com artesanato há 20 anos, o evento foi muito produtivo. “Passamos por momentos que deixaram a gente em dúvida em relação à cultura, mas depois de ver todos aqui reunidos com um só objetivo, me faz ter orgulho em fazer parte desse movimento. Assim como a educação e a saúde, a cultura também é um direito do cidadão. A informação que eu adquiri no fórum é fazer com que isso seja valorizado a partir de mim, para que a população tenha acesso a isso e eu possa transmitir de uma maneira qualificada e com mais entendimento.”
No final do evento, foi apresentado o Plano Municipal de Cultura, pela secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, que também aproveitou a ocasião para fazer três lançamentos voltados à cultura do município, para a surpresa dos produtores culturais. O primeiro lançamento foi das redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo, que conta agora com o Facebook “Viva Cultura LRV” e Instagram “@vivavultura.lrv”, onde serão publicadas mais informações sobre os projetos da secretaria, abertura de editais, realização de eventos voltados à cultura, além de mostrar um pouco do trabalho que os artesãos, artistas e produtores culturais luverdenses realizam no município.
O segundo a ser lançado foi o site do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. Agora, os cidadãos podem conhecer a história da cidade, além de fazer um Tour Virtual através do site: http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu/?text=cultura-turismo.
O terceiro e último lançamento foi o que mais emocionou o público: o projeto físico do Centro Cultural de Lucas do Rio Verde. O espaço, com 3.226 metros quadrados de estrutura, será construído na Avenida Beira Mata, próximo ao CTG, e terá o investimento de mais de 10,5 milhões. O Centro Cultural contará com um teatro com mais de 300 lugares, um teatro externo, 12 salas para oficinas, além de espaços alternativos para apresentações. A obra terá duração de 12 a 15 meses e a previsão de entrega é em 2024.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, avaliou o evento e os lançamentos realizados. “O II Fórum Municipal de Cultura e Turismo foi um sucesso. As pessoas saíram daqui recarregadas como artistas, produtores, classe produtiva que somos. É muito importante que a gente passe por esse tipo de formação que provoca e tira a gente da zona de conforto, nos mostrando que estamos no caminho certo, fazendo o que é necessário. O lançamento do projeto físico do Centro Cultural era um sonho e foi muito bem aceito pelos artistas. A gestão Miguel Vaz cumpriu mais uma vez com o que se propôs, com esse compromisso que assumiu junto aos artistas luverdenses e que vai representar um marco histórico na cidade no que se refere à cultura. Gratidão a todos por acreditar na cultura e entender a importância desse espaço de qualidade voltada para o desenvolvimento da arte.”


Lucas do Rio Verde
Cultura abre vagas para o Projeto Bate Lata
Publicado
19 de agosto de 2022, 15:40
Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes na bio sustentabilidade e promover a inclusão sociocultural, a produção musical e a confecção de instrumentos percussivos através de materiais recicláveis, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde informa que estão abertas vagas para o Projeto Bate Lata.
O projeto é voltado para crianças e adolescentes de 8 aos 16 anos. As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, na Biblioteca Container, no bairro Jaime Seiti Fujii.
Para o professor de bateria e percussão, Josué Santos, as atividades culturais para os jovens são importantes para o desenvolvimento e construção da cidadania.
“O foco principal é tirar essas crianças da rua, muitas vezes sem outras ocupações, e aproximá-los do mundo musical, desenvolvendo inteligência linguística, musical, corporal e pessoal, conscientizando-os desde a infância que os materiais recicláveis aparentemente sem uso, podem se transformar em música e arte”, explicou Josué.
As inscrições estão sendo realizadas na Biblioteca Container do Fujii. No ato da inscrição, os pais e responsáveis devem levar os seguintes documentos:
• Preenchimento de ficha cadastral no local
• Cópia dos documentos pessoais do aluno
• Cópia do comprovante de residência atualizado
• Comprovante de escolaridade do aluno (ano atual)
• Cópia dos documentos do responsável
A Biblioteca Container funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e fica localizada na Rua Lucir Pedrassani, no bairro Jaime Seiti Fujii. Dúvidas podem ser sanadas no local ou através do telefone (65) 3548-2549.
Lucas do Rio Verde
Gestão Municipal inicia troca de lâmpadas convencionais por luminárias de LED em vias públicas
Publicado
19 de agosto de 2022, 15:10
Com a proposta de melhorar a iluminação pública, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou a substituição das lâmpadas por luminárias de LED em postes da cidade. A ação começou pela avenida Hortênsias, no Bandeirantes, e vai atender todas as regiões do município.
A substituição das lâmpadas é resultado do convênio firmado entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, no valor de R$ 8,4 milhões, que garante aproximadamente 14 mil pontos de luz novos para a cidade.
Nesta primeira etapa, em caráter de teste, foram instaladas 20 lâmpadas. Com isso, feito o registro das instalações, um relatório foi emitido pela equipe municipal e enviado ao Estado. Os procedimentos necessários para retirar novas lâmpadas e dar sequência ao trabalho.
A proposta da Secretaria é realizar as substituições de maneira simultânea em todos os 4 setores de Lucas do Rio Verde.
“Os benefícios são grandes, desde melhoria na claridade da via, na segurança pública, no conforto do cidadão e a economia que será gerada”, destaca o secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato.
Os serviços de substituição serão feitos pelas empresas contratadas pela Prefeitura, por meio de processo licitatório, para realizar melhoria da iluminação, que darão sequência ainda aos atendimentos às demandas de troca de lâmpadas queimadas seguem normalmente.

Acionistas da Petrobras elegem novos conselheiros de Administração

Pablo Marçal pede para eleitores buscarem opção “fora da polaridade”

TSE pede manifestação de Marçal e do PROS sobre candidatura

Bolsa cai mais de 2% com cenário externo desfavorável

Entes debatem regularização fundiária em Cuiabá
Política MT


Lei orçamentária exerce o controle externo sobre as finanças governamentais
É a LOA quem exerce o controle externo sobre as finanças governamentais. Assim, o texto da lei, do ano seguinte,...


LDO é instrumento que orienta à elaboração fiscal do governo
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) é o primeiro instrumento que define o ciclo orçamentário que...


As metas da administração pública são organizadas no PPA
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT As etapas à elaboração orçamentária se iniciam a cada quatro anos, com o planejamento de médio...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Mais de 100 kg de maconha são apreendidos em Barra do Garças
Na manhã de hoje (19), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 100 kg de maconha. A ocorrência aconteceu no...


Força-Tarefa cumpre 61 mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes de facções criminosas em MT
(FTSP/MT), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, deflagrou a Operação Dissidência para cumprimento de...


Veículo produto de roubo/furto é recuperado em Barra do Garças-MT
Na tarde de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal deteve um homem por receptação, uso de documento falso e adulteração...
Mais Lidas da Semana
-
Rondonópolis16 de agosto de 2022, 17:10
Alunos da rede municipal de ensino participam do projeto ‘Movimenta’
-
Esportes13 de agosto de 2022, 13:10
Vasco vence o Tombense e se consolida no G4 da série B do Brasileirão
-
Mato Grosso17 de agosto de 2022, 12:10
Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário visita unidade prisional de Barra do Garças
-
Esportes13 de agosto de 2022, 11:40
Timão faz último treino antes de Derby contra o Palmeiras
-
Rondonópolis16 de agosto de 2022, 15:40
Unidades do residencial Maria Amélia começam a receber padrões de energia
-
Esportes17 de agosto de 2022, 09:40
Flamengo desembarca em Curitiba e está pronto para jogo com Athletico-PR, pela Copa do Brasil
-
Esportes13 de agosto de 2022, 13:10
Flamengo lançam Manto 3 inspirado no movimento das arquibancadas
-
Economia15 de agosto de 2022, 19:10
Dólar sobe para R$ 5,09 com preocupações sobre China