conecte-se conosco


Cuiabá

Delegado pede outra perícia de acidente em frente a Boate Valley que deixou dois mortos

Publicado

O Bom da Notícia

Para colocar fim em algumas dúvidas que ainda pairam sobre a investigação em acidente ocorrido em 23 de dezembro de 2018, na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, o delegado da Christian Alessandro Cabral – da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito -, requisitou uma nova perícia.

O atropelamento – que ocorreu por volta das 5h50, em frente à Boate Valley Pub, na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá -, na antevéspera de Natal, resultou nas mortes da estudante de direito Myllena de Lacerda Inocêncio, de 22 anos e do cantor sertanejo Ramon Alcides Viveiros, 25 anos. Ainda deixando por vários meses hospitalizada a universitária Hya Giroto Santos, de 21 anos.

No último dia 2 de abril, o delegado Christian Cabral e a sua equipe interditaram a avenida para averiguar qual seria a velocidade, de fato, em que estava a condutora Rafaela Screnci da Costa Ribeiro, no momento do acidente.

Assim, o objetivo foi calcular ‘milimetricamente’ a velocidade real do veículo da professora na ocasião do acidente. Mesmo procedimento realizado no caso do verdureiro Francisco Lúcio Maia, 48, morto após ter sido atropelado por um Jeep Renegade, conduzido pela médica Letícia Bortolini, em abril de 2018.

No entanto, conforme o delegado, como a perícia não esclareceu os sinais identificadores do veículo, que parou na faixa central para evitar atropelar Hya Giroto Santos, ele requisitou mais uma perícia. Levando em consideração que eEsses ocupantes teriam visão privilegiada e poderiam ter presenciado o momento do acidente e os instantes anteriores e subsequentes do atropelamento. O laudo também explica a questão da influência do comportamento da Hya para o acidente.

Em fevereiro, o primeiro laudo do acidente foi entregue à Polícia Civil, mas após análise, a Deletran entendeu pela necessidade de esclarecimentos adicionais em cima de imagens captadas por câmeras de monitoramento da região.

O delegado havia explicado aos peritos que as perícias complementares devem ajudar a investigação sanar dúvidas que ainda restam para que seja promovida a responsabilização da condutora, assim como eventual contribuição de uma das vítimas para o acidente que deixou dois mortos.

Conforme ele, os quesitos devem considerar a possível influência que o comportamento da vítima Hya Giroto Santos, 21 anos (época dos fatos), que dançava na pista, teve influência sobre a travessia dos amigos Myllena de Lacerda Inocêncio, de 22 anos, e Ramon Alcides Viveiros, 25 anos, fazendo com que eles retardassem a conclusão da travessia da pista; como também na identificação dos três veículos que estavam obstruindo as faixas de circulação exclusivas de ônibus, da direita e da esquerda (dificultando eventuais reações da condutora do veículo), e ainda questão da efetiva velocidade do veículo da condutora, Rafaela Screnci da Costa Ribeiro, 33 anos.

O acidente

O acidente que resultou em duas mortes ocorreu por volta às 5h50, do domingo, 23 de dezembro passado, em frente à boate Valley na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá. A condutora do veículo, a professora Rafaela Screnci da Costa Ribeiro, 33 anos, na ocasião, foi presa em flagrante e autuada no plantão da Polícia Civil nos crimes de homicídio culposo na direção de veículo e lesão corporal culposa na direção de veículo. Ela foi conduzida para audiência de custódia, onde foram adotadas medidas cautelares e aplicada fiança pelo juiz. A motorista pagou o valor da fiança e foi posta em liberdade no dia seguinte, 24 de dezembro.

O acidente vitimou no momento da colisão a universitária Myllena de Lacerda Inocêncio, de 22 anos, deixou gravemente feridos Ramon Alcides Viveiros, 25 anos (que morreu após ficar 5 dias internado) e Hya Giroto Santos, 21 anos, a única sobrevivente do atropelamento.

A condutora da caminhonete trafegava sentido bairro/centro pela faixa de rolamento da esquerda, quando nas proximidades da boate Valley Pub, atropelou os pedestres Hya Girotto Santos, Ramon Alcides Viveiros e Myllena de Lacerda Inocêncio, ocasionado em lesões corporais graves em ambas as vítimas, os quais foram socorridos pela equipe médica do Samu e encaminhados ao PSM de Cuiabá.

O acidente gerou ainda danos materiais em outro veículo que estava estacionado, um Gol (NPK7309); e, na época, ainda causando profunda comoção na população cuiabana.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projetos de parcelamento de dívidas da prefeitura

Publicado

24/01/2025
Câmara de Cuiabá aprova projetos de parcelamento de dívidas da prefeitura

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

Os dois Projetos de Lei enviados em regime de urgência pela Prefeitura foram aprovados de forma unânime na tarde desta sexta-feira (24), no Plenário das Deliberações. A aprovação ocorreu durante uma sessão extraordinária convocada pela presidente Paula Calil (PL).&nbsp
Do que tratam os projetos
1. Processo nº 040/2025: Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre o parcelamento e pagamento dos débitos da Prefeitura Municipal de Cuiabá referentes às contribuições previdenciárias devidas ao Cuiabá-PREV (Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá/MT).&nbsp&nbsp
2. Processo nº 041/2025: Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que autoriza o poder executivo a firmar acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas de tributos federais.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretário firma compromisso pela coleta seletiva de lixo em Cuiabá

Publicado

O secretário de governo Ananias Filho compareceu, na quinta-feira (23), em uma reunião no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), para reafirmar o compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini com políticas sustentáveis de meio ambiente.

Ao promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, Ananias comunicou que o prefeito Abilio Brunini renovará o decreto municipal que mantém a formação de um grupo técnico interinstitucional responsável em conduzir a implementação da coleta s iva de lixo em Cuiabá.

Além disso, destacou que a Prefeitura de Cuiabá realizará a avaliação técnica para a doação de um terreno do qual funcionará a Cooper Vida, instituição formada por catadores de lixos que atuavam no antigo Aterro Sanitário. Esses trabalhadores irão atuar, futuramente, na coleta seletiva de lixo, ainda inexistente em Cuiabá.

“O prefeito Abilio Brunini deseja o retorno da Cuiabá Cidade Verde. Não haverá eliminação de políticas inclusivas. Não vamos regredir em políticas ambientais. Todas serão implementadas pautando-se, acima de tudo, pela eficácia”, disse.

O promotor Carlos Eduardo Silva, responsável pelos temas fundiários e meio ambiente, agradeceu a sinalização favorável do município em concluir o processo de implementação da coletiva seletiva de lixo.

“É necessária uma série de atividades para a implementação da coleta de lixo. Estamos agora na fase de preparação da mão de obra que vai operar essa coleta seletiva por meio da cooperativa. A Prefeitura de Cuiabá tem participação fundamental neste processo e está disposta a colaborar”.

Entenda

Após a desativação do antigo Aterro Sanitário, em 2021, por não atender recomendações sanitárias, os catadores de lixo passaram a receber um auxílio mensal da Prefeitura de Cuiabá.

Esses trabalhadores estão realizando o curso de ‘Economia Solidária’ oferecido pela Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), onde aprendem o que é trabalhar numa cooperativa e normas a respeito de coleta seletiva de lixo.

Cabe a um grupo interinstitucional trabalhar pela implementação da coleta de lixo em Cuiabá. Esse grupo é formado por representantes da Procuradoria Geral do Município, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Prefeitura de Cuiabá e técnicos da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso).

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é o processo de separação dos resíduos sólidos secos de acordo com o material predominante em sua composição: papel, plástico, metal e vidro.

Trata-se de uma prática que pode ser realizada individualmente, em casa, ou em espaços coletivos mediante o descarte do lixo nos coletores identificados a partir de um esquema de cores padrão. Cada cor indica a destinação de um tipo de material. No território brasileiro, o padrão foi estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A coleta seletiva é muito importante para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população, além de ser uma das etapas do processo de reciclagem.

#PraCegoVer

A foto que ilustra a matéria exibe dois homens e uma mulher localizada no meio. Todos se apoiam numa mesa de madeira e dialogam entre si.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana