conecte-se conosco


Política MT

Deputado Chico Guarnieri visita Parque Tecnológico de Mato Grosso

Publicado

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) visitou o Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso, em Várzea Grande. Este é um empreendimento que une o poder público com universidades, o campo e a iniciativa privada, no que é definido como a tríplice hélice.

O empreendimento ocupará uma área de 80 hectares, sendo 16 deles para instituições públicas e 64 para instalação de empresas e organizações privadas. A criação do parque tem por objetivo a promoção de pesquisa e inovação na área tecnológica e o governo do Estado estima gerar mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos.

A visita foi nessa segunda-feira (10.03) e Chico Guarnieri enfatizou a importância do projeto, além de sinalizar o interesse em criar uma frente parlamentar para debater, na Assembleia Legislativa, assuntos relacionados à ciência e tecnologia no Mato Grosso e como essas ações podem ser incentivadas.

“Este será um parque que representa o avanço, com tecnologias de ponta para o nosso estado e trará muitos resultados positivos, certamente. Pensando nisso, precisamos estimular o debate nessa área e por isso desejo trazer uma nova frente parlamentar para a Casa de Leis e a minha pretensão é abordar a ciência e a tecnologia, promovendo a discussão em vários pontos de Mato Grosso”, disse Guarnieri, que é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo.

Rodrigo Bruno Zanin, secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Estado, agradeceu ao deputado pela visita.

“Ficamos muito felizes com sua visita, deputado. Quero dizer também em nome do nosso secretário Alan Kardec, que com certeza este parque será um impulsionador de ciência, tecnologia e inovação no nosso estado. Aqui temos de fato a tríplice hélice: academia, governo e a iniciativa privada trabalhando juntos para o desenvolvimento de Mato Grosso”, concluiu.

Também participaram da visita Rafael Belo Bastos, diretor do parque, Rodrigo Menezes, agente de inovação e Rogério Nunes, coordenador técnico científico.

Parque Tecnológico – O parque é um importante mecanismo no processo de inovação tecnológica, em especial por ter a capacidade de promover o desenvolvimento de empresas a partir de ideias e tecnologias geradas em instituições de ensino e pesquisa, mas com a parceria de executivos e empresários. As obras representam investimentos de R$ 18.292.114,20.

O Projeto Básico (engenharia e arquitetura) do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso foi elaborado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a pedido da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). A universidade utilizou professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do campus de Barra do Bugres e de Engenharia Civil do campus de Sinop, além de profissionais de outras áreas que a Instituição não dispõe no seu quadro.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Max Russi afirma que Assembleia Legislativa vai cobrar justiça em relação ao caso Emelly

Publicado

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), em pronunciamento no plenário durante sessão ordinária nesta quarta-feira (19), afirmou que o Parlamento vai acompanhar e cobrar para que seja feita justiça em relação ao assassinato da adolescente Emelly Beatriz Figueiredo Sena, que estava grávida e teve o seu bebê arrancado do seu ventre ainda em vida.

Segundo Russi, o Parlamento “não vai aceitar” que não se faça justiça. “Quero dar a certeza e a tranquilidade por parte do Parlamento Estadual, eu como presidente, representando esta Casa e falando em nome de todos os deputados, que nós vamos acompanhar esse caso específico. A nossa Procuradoria vai acompanhar e não aceitaremos que não se faça justiça”, disse o presidente da ALMT.

Max Russi fez o pronunciamento em plenário por conta da visita à Assembleia Legislativa do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), juntamente com familiares da adolescente assassinada. “O prefeito Abílio veio com a família da Emelly, estão aqui na Assembleia a mãe, pai, tios da adolescente vítima desse caso trágico, triste. Eu nunca tinha visto nada nesse sentido ao longo dos meus 48 anos de vida, mas infelizmente aconteceu isso na nossa capital”, disse Russi.

“Foi um caso que chocou Mato Grosso inteiro, chocou o país. É uma família humilde, povo trabalhador, que precisa do nosso apoio. Eles estão vindo à Assembleia Legislativa, junto com o prefeito, para fazer alguns pedidos”, emendou o presidente da Casa de Leis.

Max Russi disse ainda que a Assembleia Legislativa terá um espaço destinado para receber doações para os familiares da adolescente. “O prefeito colocou a Câmara de Vereadores como local para receber doações, ajuda para cuidar da criança. A Assembleia Legislativa, da mesma forma, também vai destinar um local para quem quiser fazer qualquer tipo de doação”, declarou.

Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa fez questão de destacar o trabalho da Polícia Civil na elucidação do assassinato de Emelly Beatriz Figueiredo. “Quero parabenizar a Polícia Civil, o hospital, os envolvidos que conseguiram de forma rápida desvendar o crime. Queremos dar certeza à família de que estaremos acompanhando de perto esse caso, junto com a Procuradoria da Assembleia Legislativa”, completou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Wilson Santos critica polarização e defende o papel fiscalizador do Legislativo

Publicado

O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi palco de uma discussão acalorada entre os parlamentares, nesta quarta-feira (13), devido a apresentação de requerimento pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) para obter esclarecimentos sobre a viagem do governador Mauro Mendes (UB) ao Rio de Janeiro. O governador participou, no último domingo (16), de um ato pró-anistia aos condenados pelo atentado de 8 de janeiro, promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Diante da divergência, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) destacou que a fiscalização do Executivo é uma prerrogativa constitucional da Assembleia Legislativa e que a solicitação de informações sobre a viagem do governador é legítima. “A discussão descambou para outro lado. Estou propondo que o Brasil pelo menos tire uns 1.500 anos e, ao invés de escrevermos 2025, vamos adotar 525. Nós voltamos à Idade Média. Essa polarização apequenou a política. Não existem só dois líderes no país e duas posições ideológicas. Muito pelo contrário. Nós estamos em 2025 e a política foi apequenada, diminuída e reduzida ao discurso agressivo e violento”, lamentou o parlamentar.

Com nove mandatos na vida pública, atuação no legislativo nas esferas municipal, estadual e federal, e no Poder Executivo como prefeito de Cuiabá, Wilson posicionou que não há nada de errado na matéria em buscar esclarecimentos sobre como o gestor estadual foi até na capital carioca, se com ou sem o uso de recursos e servidores públicos para um compromisso que é mais pessoal do que profissional, já que não agrega em benefícios para a sociedade mato-grossense.

“Eu não vejo nenhum problema do governador responder a estes questionamentos do requerimento. É um direito deste parlamento buscar informações ou vamos cercear o direito do legislativo de levantar os esclarecimentos devidos. Não podemos esquecer que a Assembleia Legislativa é responsável por legislar e fiscalizar o Executivo. Agora pouco, o presidente Max Russi, lançou o AL Fiscaliza. É uma obrigação nossa. Eu acho que um simples requerimento, descambou em uma discussão inoportuna e sem necessidade. Não vejo nenhum problema nesta matéria”, manifestou Wilson Santos.

Apesar do embate, a maioria dos deputados estaduais votou contra o requerimento, o que impede que os questionamentos sobre a viagem do governador avancem e cheguem ao conhecimento da sociedade mato-grossense.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana