conecte-se conosco


Cuiabá

Deputados aprovam em segunda votação projeto que trata da promoção de coronéis

Publicado

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (05), o Projeto de Lei Complementar 12/2020, em segunda votação. O PLC, com parecer favorável da Comissão Especial e da da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foi aprovado nos termos do substitutivo integral nº 01, prejudicando as emendas nº 01 e 02 e acatando a emenda nº 3.

A lei trata da promoção de coronéis por merecimento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A mensagem foi aprovada com 16 votos favoráveis e seis contrários.O substitutivo integral nº 1, de autoria das lideranças partidárias, altera dispositivos da lei 10.076, de 31 de março de 2014 e acrescenta o parágrafo único ao artigo 4º da referida lei, que passa a vigorar com a seguinte redação: “a promoção pelo critério de merecimento ocorre apenas na data de 05 de setembro de cada ano”.

Atualmente, a promoção de tenentes-coronéis a coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro ocorre duas vezes ao ano – em abril e setembro. Com a nova lei, a promoção passa a ocorrer apenas ao fim do ano. O líder de Governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco, ponderou que o texto não trata da promoção de outras patentes.

“Venho aqui pedir a base pela aprovação dessa mensagem. Ela trata apenas da promoção de tenente-coronel para coronel. Ao invés de ter duas promoções anuais, será apenas uma promoção. Não trata nada de praça. Elas já aconteceram, e continuaram acontecendo duas vezes ao ano”, afirmou.

Os deputados também iniciaram a votação do Projeto de Lei 365/2020, de autoria das lideranças partidárias, que dispõe sobre as Etapas de Atribuição de Classes, Aulas e Funções para Profissionais da Educação Pública Básica Efetivos e de Contratos Temporários no âmbito da rede estadual de ensino. O projeto teve pedido de vista concedido ao deputado Paulo Araújo (PP). A vista de cinco dias será compartilhada com o deputado Elizeu Nascimento (DC).

Ainda na sessão extraordinária desta terça-feira, os deputados estaduais, apesar de dois votos contrários, dos deputados Ulysses Moraes (DC) e Lúdio Cabral (PT), aprovaram aprovaram dispensa de pauta para a tramitação da Mensagem 43/2020, do governo do estado, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco).

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretaria de Saúde promove “Dia D” de vacinação contra Influenza neste sábado (20)

Publicado

No próximo sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza. Esta iniciativa é parte da campanha, que teve início em 25 de março na capital e tem como objetivo imunizar diversos grupos prioritários, garantindo a proteção contra a gripe.

O público-alvo do “Dia D” abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas,  professores do Ensino Básico e Superior, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, o que ressalta a importância da imunização para a prevenção de doenças.  A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra as principais cepas de vírus em circulação no Brasil.

É importante ressaltar que todas as pessoas que forem se vacinar devem levar o cartão de vacinação, para que as equipes possam fazer a verificação da situação vacinal e garantir uma cobertura efetiva. No “Dia D”, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas das 8h às 16h30, sem interrupção, facilitando o acesso à vacinação para toda a população.

SERVIÇO:

O que: “Dia D” de vacinação contra a Influenza

Quando: Sábado (20), das 8h às 16h30

Onde: Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realiza treinamento técnico para atendimento a pacientes

Publicado

O Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho (HMC) realizou nesta quinta-feira (18) treinamento inédito para a equipe multidisciplinar de profissionais que trabalha diariamente na avaliação, tratamento e na realização de cirurgias em pacientes portadores de epilepsia. 

“Esta é a primeira reunião do centro como um grupo multidisciplinar , após termos o primeiro paciente operado, sendo fruto do bom desempenho da equipe, marcando a efetividade dos processos iniciado em 2023”, afirmou o médico neurologista e especialista em epilepsia Bruno Gumiero. 

Criado em 2023, o Centro de Tratamento de Epilepsia realizou treinamento no ano anterior após a implantação do Vídeo Eletroencefalograma (Vídeo-EEG) na unidade, que permitiu a criação do centro especializado. 

Naquele momento, o treinamento foi dividido em quatro etapas durante um mês, visando orientar toda equipe: enfermeiros, médicos de plantão e outros profissionais da equipe. 

“Essa reunião inaugural demonstra para toda equipe do HMC como o centro foi estruturado, deixando todos a parte do seu funcionamento, trazendo toda a equipe para participar dos processos. Nas próximas reunioes, mensais, o objetivo e discutir condutas dos pacientes com epilepsia refrataria”, afirmou Bruno Gumiero. 

A neuropsicóloga Ana Carla Freire da Silva explicou durante o treinamento a função da neuropsicologia no tratamento da epilepsia. O acompanhamento faz parte de um dos serviços realizados pelo Centro de Tratamento. 

“O paciente chega até mim com o CID de epilepsia não identificada e nós fazemos um acompanhamento neuropsicológico porque conforme o paciente tem essas crises ele pode ter declínios cognitivos de linguagem e de memória, por exemplo”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana