conecte-se conosco


Geral

Dicas para auxiliar na economia de combustível

Publicado

Com a alta dos preços dos postos, formas de economia de combustível são sempre bem vindas ao bolso

O Brasil há tempos passa por muitas crises. Entre elas, a alta taxa de desemprego, a economia em queda e os impostos sempre aumentando. Recentemente, tivemos a greve dos caminhoneiros, que fez com que o preço dos combustíveis nos postos aumentasse muito, ao ponto do litro da gasolina ultrapassar os R$ 4. Logo, contamos com a economia de combustível como a única saída, uma vez que os preços ainda tendem a subir. Confira a seguir 7 dicas de economia de combustível :

1. Faça a manutenção periodicamente

Carros são como orquestras. Se houver qualquer falta de harmonia, por melhor que seja o conjunto, faltará eficiência
Divulgação

Carros são como orquestras. Se houver qualquer falta de harmonia, por melhor que seja o conjunto, faltará eficiência

Não se esqueça de levar seu carro para as revisões preventivas, que são aquelas que o mecânico avalia se está na hora ou não de trocar alguma peça. O profissional deve verificar também o alinhamento e balanceamento do veículo, que caso esteja fora, acaba gastando mais combustível.

2. Tente diminuir no peso

Peso extra no carro só prejudica. Não só compromete a economia de combustível, como força todos os componentes
Divulgação

Peso extra no carro só prejudica. Não só compromete a economia de combustível, como força todos os componentes

Quando o carro fica pesado, consequentemente fica mais perto do solo, o que intensifica atrito dos pneus ao solo e a rolagem da carroceria e, assim, requer mais energia para se deslocar. Logo, evite carregar muitos objetos em seu porta malas ou dentro do carro e fique atento ao limite de peso extra recomendado no manual do seu veículo.

3. Preze pela eficiência ao dirigir

Suavidade ao volante é a chave para se bater recordes de economia de combustível
Divulgação

Suavidade ao volante é a chave para se bater recordes de economia de combustível

Não dê freadas e nem aceleradas bruscas, pois isso aumenta muito consumo de combustível. Para evitar esse tipo de dirigibilidade, calcule e reaja antecipadamente no trânsito. Sempre que estiver rodando na cidade ou na estrada, mantenha uma boa distância do veículo a sua frente, pois permitirá frear e parar com mais suavidade. Lembre-se também que existe o momento certo de trocar a marcha, que é o ponto exato em que não seja necessário pisar tão fundo no acelerador para o carro responder, e nem elevar tanto a rotação do motor.

4. Calibre os pneus adequadamente

Já pedalou em uma bicicleta com pneu murcho? A lógica por trás do enorme esforço para movê-la é a mesma nos carros
Divulgação

Já pedalou em uma bicicleta com pneu murcho? A lógica por trás do enorme esforço para movê-la é a mesma nos carros

Tanto para estrada quando para cidade, saiba a média certa do seu veículo. O ajuste inadequado, ou pneus murchos, podem ampliar a aderência do carro ao solo, que tal como em um aumento de peso do carro em geral, necessita de mais energia para se deslocar.

5. Preste atenção nas janelas

Prefira ir de janelas abertas ao invés do ar-condicionado em velocidades abaixo de 70 km/h
Divulgação

Prefira ir de janelas abertas ao invés do ar-condicionado em velocidades abaixo de 70 km/h

Mesmo um pouquinho de abertura nas janelas pode comprometer a aerodinâmica do seu veículo, o que por sua vez, aumentará o consumo de combustível. Isso porque o vidro aberto faz com que o ar externo entre em seu carro, o que diminuirá a sua capacidade de “cortar o vento”. Ou seja, quanto mais ar entra, mais o carro terá que vencer essa barreira.

6. Modere no ar condicionado

Para conciliar com a economia de combustível, use em velocidades acima de 70 km/h
Divulgação

Para conciliar com a economia de combustível, use em velocidades acima de 70 km/h

Apesar do maior atrito ao se abrir as janelas (principalmente em velocidades mais altas), procure usar o ar moderadamente também. O que acontece é que quando o ar-condicionado está ligado, ele gera um aumento de 20% no consumo de combustível, uma vez que o motor terá a tarefa a mais de movimentar o seu compressor.

7. Utilize o combustível adequado para seu veículo

Certifique-se de que a qualidade do que está entrando em seu carro é a mesma de sua regulamentação
Divulgação

Certifique-se de que a qualidade do que está entrando em seu carro é a mesma de sua regulamentação

Tenha sempre um posto de confiança, pois existem muitos administradores de postos de gasolina que, para terem um lucro maior, adulteram com água, querosene, etanol, entre outros produtos não regulamentados. Qualquer impureza que resulta em um combustível de baixa qualidade, por sua vez, obriga o motor a consumir mais para render o mesmo que se abastecido com um bom combustível. Ao seguir todas essas dicas para uma melhoreconomia de combustível , quem agradece, no fim, será sempre o seu bolso.

 

Fonte: IG

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parceria Transformadora para Oportunidades de Emprego e Qualificação no Pará, Destaca Governador Helder Barbalho

Publicado

por

Uma parceria inovadora entre o governo estadual e a Confederação Nacional de Seguradoras (CNseg) está lançando luz sobre as perspectivas de emprego e qualificação para os jovens entre 17 e 29 anos no estado do Pará. O Governador Helder Barbalho compartilhou com entusiasmo o significado desta colaboração, destacando como ela abrirá portas para uma nova era de oportunidades para os jovens paraenses.

Em uma sociedade em constante evolução, o mercado de trabalho exige mais do que nunca que os jovens estejam bem preparados e qualificados. Reconhecendo essa realidade, o Governador Barbalho destacou a importância fundamental da parceria entre o governo do estado e a CNseg. Ele ressaltou: “Cada vez mais o mercado de trabalho exige qualificação profissional e o que nós estamos aqui buscando é junto com o mercado de seguros, oportunizar qualificação para alunos de escolas públicas para que os mesmos possam ter acesso a conhecimento na área da tecnologia da informação e, consequentemente, a seleção destes alunos para a garantia do primeiro emprego, do primeiro ofício.”

O impacto desta colaboração transcende o presente, representando uma janela de oportunidades que reflete o crescente dinamismo da atividade seguradora em todo o país. Enquanto muitos setores sofrem com desequilíbrios entre oferta e demanda, o setor de seguros oferece um terreno fértil para o crescimento de oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. O governador ressaltou essa característica distinta, afirmando: “Uma atividade que, diferente de outras, existe excesso de demanda em relação à oferta, portanto, há vagas de emprego demandando qualificação de mão de obra.”

O foco da parceria está na educação e na formação dos jovens paraenses. O governador Helder Barbalho destacou a intenção do governo em priorizar a seleção de alunos de escolas públicas, capacitando-os para oportunidades na área da tecnologia da informação. Ele expressou sua visão de um futuro empregatício mais brilhante para esses jovens: “Neste sentido, nós queremos priorizar com que o governo, junto com a confederação, possam selecionar alunos de escola pública e, consequentemente, formá-los e garantir que os mesmos possam ter um caminho empregatício no seu futuro.”

A visão inspiradora do governador se estende além do setor de seguros, refletindo o desejo de ver outras indústrias seguirem o exemplo de investir na juventude. Ele reiterou a importância de tal empreendimento: “É fundamental que nós forcemos cada vez mais estimular, por isso o governo do estado criou o programa Primeiro Ofício, que busca fazer a adesão de diversos setores da nossa economia no sentido dos mesmos poderem qualificar, mas ao mesmo tempo poderem separar uma parte da sua estratégia de novos empregos, dando oportunidade para esta primeira jornada, para esta primeira oportunidade para que a nossa juventude tenha acesso a uma oportunidade para mostrar o seu talento.”

A parceria entre o Governo do Pará e a Confederação Nacional de Seguradoras não apenas oferece esperança para a juventude paraense, mas também demonstra como a colaboração entre setores pode desencadear um futuro mais promissor. Com uma visão de empoderamento da juventude e preparação para um mercado de trabalho em constante transformação, essa parceria ilumina o caminho para uma sociedade mais próspera e oportunidades concretas para os jovens do Pará.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Com trabalho sério, prefeito Alex Berto obtém sucesso na luta contra a dengue no Distrito do Bauxi.

Publicado

por

A excelente gestão do prefeito Alex Berto tem trazido bons resultados para a população de Rosário Oeste-MT. Através do trabalho da equipe de endemias, a Prefeitura Municipal tem conseguido combater a dengue no Distrito do Bauxi, por meio de ações de prevenção e conscientização.

Durante todo este mês, a equipe tem visitado o comércio em geral, escolas, estabelecimentos públicos e residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Além disso, a população é orientada sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

A Prefeitura também tem realizado constantes campanhas de orientação, além de visitas em locais estratégicos, como cemitérios, escolas e sítios, para eliminar e retirar materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

Em casos de suspeita de dengue, a equipe de vetores realiza o bloqueio e controle de criadouros dentro de um raio que garanta o sucesso da ação. Caso haja confirmação de dengue, é realizada a nebulização a partir do ponto infectado.

A gestão eficiente do prefeito Alex Berto tem se mostrado fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população de Rosário Oeste-MT, especialmente no que diz respeito à saúde pública. A equipe de endemias tem se empenhado em combater a dengue no Distrito do Bauxi, com ações de prevenção e conscientização, e os resultados já podem ser vistos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana