O Brasil há tempos passa por muitas crises. Entre elas, a alta taxa de desemprego, a economia em queda e os impostos sempre aumentando. Recentemente, tivemos a greve dos caminhoneiros, que fez com que o preço dos combustíveis nos postos aumentasse muito, ao ponto do litro da gasolina ultrapassar os R$ 4. Logo, contamos com a economia de combustível como a única saída, uma vez que os preços ainda tendem a subir. Confira a seguir 7 dicas de economia de combustível :
1. Faça a manutenção periodicamente
Divulgação
Carros são como orquestras. Se houver qualquer falta de harmonia, por melhor que seja o conjunto, faltará eficiência
Não se esqueça de levar seu carro para as revisões preventivas, que são aquelas que o mecânico avalia se está na hora ou não de trocar alguma peça. O profissional deve verificar também o alinhamento e balanceamento do veículo, que caso esteja fora, acaba gastando mais combustível.
2. Tente diminuir no peso
Divulgação
Peso extra no carro só prejudica. Não só compromete a economia de combustível, como força todos os componentes
Quando o carro fica pesado, consequentemente fica mais perto do solo, o que intensifica atrito dos pneus ao solo e a rolagem da carroceria e, assim, requer mais energia para se deslocar. Logo, evite carregar muitos objetos em seu porta malas ou dentro do carro e fique atento ao limite de peso extra recomendado no manual do seu veículo.
3. Preze pela eficiência ao dirigir
Divulgação
Suavidade ao volante é a chave para se bater recordes de economia de combustível
Não dê freadas e nem aceleradas bruscas, pois isso aumenta muito consumo de combustível. Para evitar esse tipo de dirigibilidade, calcule e reaja antecipadamente no trânsito. Sempre que estiver rodando na cidade ou na estrada, mantenha uma boa distância do veículo a sua frente, pois permitirá frear e parar com mais suavidade. Lembre-se também que existe o momento certo de trocar a marcha, que é o ponto exato em que não seja necessário pisar tão fundo no acelerador para o carro responder, e nem elevar tanto a rotação do motor.
4. Calibre os pneus adequadamente
Divulgação
Já pedalou em uma bicicleta com pneu murcho? A lógica por trás do enorme esforço para movê-la é a mesma nos carros
Tanto para estrada quando para cidade, saiba a média certa do seu veículo. O ajuste inadequado, ou pneus murchos, podem ampliar a aderência do carro ao solo, que tal como em um aumento de peso do carro em geral, necessita de mais energia para se deslocar.
5. Preste atenção nas janelas
Divulgação
Prefira ir de janelas abertas ao invés do ar-condicionado em velocidades abaixo de 70 km/h
Mesmo um pouquinho de abertura nas janelas pode comprometer a aerodinâmica do seu veículo, o que por sua vez, aumentará o consumo de combustível. Isso porque o vidro aberto faz com que o ar externo entre em seu carro, o que diminuirá a sua capacidade de “cortar o vento”. Ou seja, quanto mais ar entra, mais o carro terá que vencer essa barreira.
6. Modere no ar condicionado
Divulgação
Para conciliar com a economia de combustível, use em velocidades acima de 70 km/h
Apesar do maior atrito ao se abrir as janelas (principalmente em velocidades mais altas), procure usar o ar moderadamente também. O que acontece é que quando o ar-condicionado está ligado, ele gera um aumento de 20% no consumo de combustível, uma vez que o motor terá a tarefa a mais de movimentar o seu compressor.
7. Utilize o combustível adequado para seu veículo
Divulgação
Certifique-se de que a qualidade do que está entrando em seu carro é a mesma de sua regulamentação
Tenha sempre um posto de confiança, pois existem muitos administradores de postos de gasolina que, para terem um lucro maior, adulteram com água, querosene, etanol, entre outros produtos não regulamentados. Qualquer impureza que resulta em um combustível de baixa qualidade, por sua vez, obriga o motor a consumir mais para render o mesmo que se abastecido com um bom combustível. Ao seguir todas essas dicas para uma melhoreconomia de combustível , quem agradece, no fim, será sempre o seu bolso.
A maior competição esportiva de Sinop, a Copa Pasinha CDL de Futsal, chega à sua segunda semana de jogos. Somente nesta semana, 30 partidas serão realizadas em três ginásios municipais. Todos os jogos complementam a primeira fase da competição. O evento é promovido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A competição municipal começou no dia 1º de novembro e segue até 13 de dezembro, quando serão conhecidos os campeões e vice-campeões das categorias masculino e feminino.
São 67 equipes masculinas e 12 femininas duelando nas quadras dos ginásios de esportes Jaime Roveli (Jardim Maria Vindilina I), Francisco Hidalgo Gimenez (Jardim Boa Esperança) e Jardim Violetas, em busca do título. Neste ano, a Prefeitura traz uma novidade na premiação: uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop renderá aos campeões e vice-campeões um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 10 mil, além de troféus e medalhas.
A gerente da entidade em Sinop, Vanusa Ires, destaca que a parceria com o Executivo Municipal representa o comprometimento da CDL com a parte social do município. O valor é resultado da doação de um grupo de empresários ligados à entidade.
“É a CDL fazendo o seu papel junto à sociedade, nesta oportunidade no esporte, sendo patrocinadora oficial da Copa Pasinha CDL de Futsal. A CDL sempre tem participado para levar o nome de Sinop e colocá-lo no calendário do Estado e do Brasil, porque Sinop é uma cidade muito pujante. O empresário tem participado mais ativamente dos projetos sociais, da parte cultural e esportiva. A CDL tem realmente esse papel de fazer essa ponte e trazer muito mais iniciativas. Afinal, fazemos parte da história de Sinop — são 42 anos da CDL aqui, juntamente com a Prefeitura, nessas parcerias”, avaliou.
Competição
A competição começou no dia 1º de novembro com a cerimônia de abertura, que apresentou as equipes inscritas e contou com dois jogos. As equipes que duelaram naquela noite foram escolhidas por sorteio, realizado pelo vice-prefeito Paulinho Abreu durante a cerimônia. As primeiras equipes a entrar em quadra foram da categoria feminina: Anjos do Norte B contra Anjos do Norte A. O segundo time venceu a partida pelo placar de 9 a 4.
O segundo jogo ficou a cargo dos times Associação Jatobás Madeira e Norte Verde Futsal, da categoria masculina. O primeiro levou a melhor, vencendo por 3 a 2.
PROGRAMAÇÃO
Jogos da semana
10/11 – Segunda-feira
Ginásio Maria Vindilina I 19h30 – Zeus FC x Real Madruga FC 20h30 – Pé de Rato/CBB x Unidos da Vila
Ginásio Boa Esperança 19h30 – Norte Verde Futsal x Strongs F.C/Carvalho Ambientes Planejados 20h30 – Associação Jatobás Madeiras x Sport União/Elian Celulares
Ginásio Violetas 19h30 – Dreamer x Saideira F.C 20h30 – Sem Fundamento F.C/Sinocar x Império Vidros e Esquadrias
11/11 – Terça-feira
Ginásio Maria Vindilina I 19h30 – Disnorte City x Nada Consta E.C/BF Indústria de Máquinas Ltda 20h30 – C.F.S Futsal x Jardim América
Ginásio Boa Esperança 19h30 – Central Cell x ZER066/Raspini 20h30 – Dragon Futsal x Águia Norte
Ginásio Violetas 19h30 – Casa da Suspensão F.C x Rangers Futsal 20h30 – Juvenis/Pro Design Dental Lab x Projeto Vem Viver
12/11 – Quarta-feira
Ginásio Maria Vindilina I 19h30 – Egito Futsal/Sixnine Soluções x Atlética Imperial 20h30 – Juventude F.C x Evolução Contabilidade
Ginásio Boa Esperança 19h30 – Juriskick/LM Padrões x Clube do Malte 20h30 – Esport Sinop Futsal x Sport D.N
Ginásio Violetas 19h30 – Resenha Sinop x Sport Club América 20h30 – Fênix FC x Smelc/Sinop
13/11 – Quinta-feira
Ginásio Maria Vindilina I 19h30 – Luverdense F.C/HR Construção x Morão Futsal/Wolves FC 20h30 – Magnus/Amigos do Rony x Amigos do Ludmilo
Ginásio Boa Esperança 19h30 – RS Segurança x Falcões Dourados FC 20h30 – Amigos do JK x Tratorada
Ginásio Violetas 19h30 – Espanha Jari x Taman F.C/Resenha Bar 20h30 – Atlética Cyber x TL Sporting
14/11 – Sexta-feira
Ginásio Maria Vindilina I 19h30 – Burocrática x Partner City 20h30 – Canindé Imóveis x Sinop que Eu Quero
Ginásio Boa Esperança 19h30 – Pódio Futsal x TWSpeed Futsal 20h30 – Universo AGV x Atlética Palladium
Ginásio Violetas 19h30 – Meninos do Tostão HV x Chivas Futsal 20h30 – E.C. Real.MT x Atlético Mineirinho/Perpodeck
15/11 – Sábado
Ginásio Maria Vindilina I 15h – Mercado Casamar x Vem Viver Projeto 16h – Alphas Futsal x Lennister FC 17h – Saideira F.C x Império Vidros e Esquadrias 18h – Sem Fundamento F.C/Sinocar x Dreamer
Ginásio Boa Esperança 16h – Strongs F.C Sub-20 x Real Sinop 17h – X-Calota x Assif 18h – Mecc x M.E.C.C
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, promove nesta segunda-feira (10) mais uma etapa da XV Mostra Pedagógica e reúne professores do Ensino Fundamental, da Educação Infantil e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A atividade é realizada no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (Ceforme) e marca um importante momento de socialização de projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo.
Durante o dia, os educadores participam de apresentações orais, exposições e compartilhamento de experiências pedagógicas em diferentes modalidades, entre elas banners e materiais produzidos em sala de aula. O evento tem como foco principal valorizar as práticas exitosas e incentivar a inovação na rotina escolar.
A representante do setor de Formação Pedagógica da Secretaria de Educação, Carol Galina, destacou que a Mostra Pedagógica chega à 15ª edição com resultados que refletem o comprometimento dos profissionais da educação. “A mostra começou junto com o Seminário Alfabetiza, em setembro, e desde então os professores têm apresentado os trabalhos de suas turmas. Inicialmente participaram os docentes do primeiro e segundo ano, depois os da Educação Infantil, e agora os do AEE e dos anos finais do Ensino Fundamental”, explicou.
Segundo Carol, o evento representa um recorte significativo de tudo o que é desenvolvido ao longo do ano nas unidades escolares. “Os trabalhos expostos aqui no Ceforme mostram o engajamento dos professores e a dedicação com que cada um atua junto aos alunos. É um espaço que evidencia o esforço coletivo e o compromisso com a aprendizagem. Mesmo sendo apenas uma amostra, ela demonstra a riqueza das experiências vivenciadas nas escolas”, ressaltou.
Ela reforçou ainda que o principal objetivo da Mostra é promover o compartilhamento de saberes entre os educadores. “Quando os professores se encontram neste espaço de formação, têm a oportunidade de apresentar práticas que deram certo e que podem ser adaptadas em outras escolas. É um momento de troca e de fortalecimento do trabalho em rede, pois ideias bem-sucedidas podem inspirar novas iniciativas e aprimorar o ensino em toda a rede municipal”, complementou.
Para o professor Luan Endlich Panizzi, que atua no Atendimento Educacional Especializado da Emei Solange Maria Ferronato, o evento é fundamental para o crescimento profissional dos educadores e para o aprimoramento das metodologias utilizadas nas escolas. “A Mostra é uma oportunidade de mostrar os trabalhos realizados e conhecer experiências de outros colegas. Essa troca nos motiva a produzir novos materiais e a aplicar ideias em nossas salas, adaptando-as à realidade de nossos alunos”, afirmou.
Luan destacou também o impacto do evento na integração entre as unidades escolares. “Muitas vezes, achamos que o trabalho acontece de forma isolada em um bairro ou escola, mas quando participamos de um evento como esse, percebemos que fazemos parte de uma rede que caminha junto. As trocas de experiências nos ajudam a manter uma coerência nas práticas pedagógicas e a garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade em qualquer unidade do município”, acrescentou.
A professora Daniele Coimbra, da Emeb Alcídia Divanir Simões Sales Pavan, também ressaltou o caráter inspirador da Mostra. “Esse formato de partilha e troca de experiências é extremamente enriquecedor. Podemos apresentar o que fazemos em sala e conhecer o que está sendo desenvolvido em outras escolas. Isso desperta em nós a vontade de inovar e de aprimorar nosso trabalho”, pontuou.
Daniele apresentou um projeto sobre musicoterapia e relatou o impacto positivo das discussões com os colegas. “Fiquei muito feliz ao ver que outros professores se sentiram motivados a aplicar a música em suas práticas. Da mesma forma, eu também me inspirei em outras experiências. Esse intercâmbio faz com que a gente perceba que não está sozinho, que enfrentamos desafios parecidos e que, juntos, podemos buscar soluções criativas para melhorar o processo de aprendizagem”, completou.
A XV Mostra Pedagógica, segundo a Secretaria de Educação, reforça o compromisso do município com a formação continuada e o fortalecimento da rede pública de ensino. Mais atividades devem ser desenvolvidas com os profissionais da educação no período vespertino.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade