conecte-se conosco


Rondonópolis

Dona de bar discute com marido e é encontrada morta logo depois

Publicado

A dona de um bar, Aparecida Santos de Souza de 73 anos, foi encontrada morta  após ter uma discussão com o marido. O caso aconteceu no bairro Parque São Jorge em Rondonópolis ( a 218 km de Cuiabá).

AGORA MT

MORTE

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher foi encontrada em frente ao seu estabelecimento. Testemunhas que estavam no local informaram que Aparecida havia tido uma discussão com o marido momentos antes, no entanto não relataram nenhuma agressão física.

Uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito da vítima.

Durante a primeira perícia não foi encontrado nenhum sinal de violência, porém só o laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deve apontar a causa da morte.

O marido da mulher que estava no local se negou a ir até a delegacia para prestar depoimento e acabou sendo detido pela Polícia Militar. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia.

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Prefeitura comemora alteração na lei que dispensa consentimento do cônjuge para esterilização cirúrgica

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis comemorou a alteração de lei do planejamento familiar que passa a permitir que métodos de esterilização como a laqueadura e vasectomia possam ser realizados sem a autorização do cônjuge, garante que a laqueadura seja feita no parto e reduz para 21 anos a idade para consentimento do ato cirúrgico. A alteração na lei foi aprovada nesta quarta-feira (10) pelo Senado.

A Secretaria Municipal de Saúde fez parte da luta para que o Congresso Nacional alterasse a Lei nº 9.263 de 12 de janeiro 1996 (Planejamento Familiar) ao considerar que esta violava a liberdade como princípio e direito.

Em 2021, o então secretário Municipal de Saúde (atualmente secretário Municipal de Infraestrutura), Vinícius Amoroso, encabeçou uma movimentação junto às autoridades públicas e políticas de Mato Grosso e do país para que se promovesse a alteração da lei. Dentre os argumentos, o secretário apontava que a lei violava a liberdade reprodutiva, bem como infringia o princípio da isonomia ao proibir que a esterilização cirúrgica fosse feita nos períodos de parto ou aborto.

Para o secretário, a lei do planejamento familiar devia passar por alterações, pois feria a dignidade da mulher ao desconsiderar a sua vontade em estarelizar-se, tratando-a como incapaz em determinados períodos, e suas regras causavam impacto desigual na vida de homens e mulheres.

Na busca para alterar a lei, Vinícius encaminhou ofício para o presidente Jair Bolsonaro, para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, aos senadores de Mato Grosso, Wellington Fagundes e Carlos Fávaro, bem como para deputados estaduais como Janaína Riva. Também foram encaminhados ofícios para a deputada Erika Kokay, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, e para a deputada Elcione Barbalho, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher.

A atual gestão municipal tem intensificado a ações do planejamento familiar. Equipes da saúde vem atuando para levar as informações necessárias para o maior número de pessoas acerca da questão, bem como disponibilizando métodos contraceptivos diversos para a população e possibilitando a quem opte pela esterilização cirúrgica (laqueadura e vasectomia) cirurgias com tempo de espera reduzido.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Reunião define novo trajeto do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em Rondonópolis

Publicado

O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro terá o trajeto alterado neste ano em virtude da reforma da Praça do Brasil. O novo percurso foi definido em reunião na manhã desta quarta-feira (10).

A concentração ocorrerá nas ruas Afonso Pena e Poxoréu, começando o desfile pontualmente às 7h em frente da Praça Brasil e tendo como ponto de encerramento a Praça dos Carreiros em frente ao palanque que será montado virado para a Avenida Amazonas e a dispersão será na rua Domingos de Lima.

Participaram da reunião para decisão os representantes do 18º GAC, Polícia Tática, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Diretoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação.

As unidades de ensino interessadas em participar podem realizar a inscrição entre os dias 8 e 25 de agosto via e-mail [email protected]. O atendimento da Secretaria Municipal de Cultura, acontece em dois períodos, das 8h às 11h e das 13h às 18h na Avenida XV de Novembro, 247 no Centro. O contato para mais informações é 3411-5324.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana