O prefeito de Cuiabá, Emanoel Pinheiro, anunciou a retomada das obras da etapa dois do Residencial Nico Baracat – que irá beneficiar cerca de 440 famílias. A divulgação ocorreu durante a entrega das chaves da primeira etapa do conjunto habitacional para 360 beneficiários, ocorrido na manhã desta segunda-feira (17).
De acordo com o prefeito para que seja finalizada a obra das mais de 440 unidades da segunda etapa serão necessários investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão.
“Esse recurso deveria ser financiado pelo governo federal, mas ele já anunciou a impossibilidade do aporte. O governo estadual também não dispõe desse recurso”, destacou.
Diante deste cenário, Pinheiro informou que já está agendado para setembro o evento de lançamento. “Com a presença do presidente da Caixa Econômica Federal, iremos promover o lançamento desta importante obra. A prefeitura de Cuiabá vai aportar o recurso que precisa e vamos realizar o sonho também das famílias no Nico Baracat II”.
Já para a terceira etapa do conjunto habitacional, Pinheiro adiantou que a administração municipal está em negociação com os moradores que invadiram o local.
“Quero destravar mais essa questão. Sabemos que para finalizar, precisamos de mais R$ 2 milhões, que o governo federal também já disse que não tem como dar. Mas estamos avaliando e vamos ver o que podemos fazer para entregar mais para frente essas casas e oportunizar uma vida mais digna a essas famílias que tanto precisam”.
Durante a cerimônia de entrega das chaves, o representante da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo lembrou que a entrega das casas é o resgate da cidadania do povo cuiabano e mato-grossense.
João Vieira
“É uma agenda positiva, são 360 famílias abrigadas nesse residencial, casas 100% prontas para morar, com toda a condição de habitabilidade, onde as famílias precisam agora somente pedir a ligação de água e energia. A soma de esforços, entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá proporcionou a entrega dessa primeira etapa”, comentou.
A presidente da comissão de moradores contemplados do residencial Nico Baracat, Benedita Paixão, lembrou a luta pela realização do sonho de receber as chaves da casa.
“Lutamos muito por esse dia, sabíamos que dependia de Brasília e não dos nossos representantes de Cuiabá, que já haviam feito tudo que era de responsabilidade deles, e essa pessoa a resolver em Brasília foi o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, e graças a ele, estamos recebendo a nossa chave e daqui a alguns dias, vai sair às chaves do Nico II e do III”, comemorou.