conecte-se conosco


Cuiabá

Empresas e motoristas fecham acordo; ônibus voltam a circular

Publicado

MidiaNews

Os ônibus do transporte coletivo que atendem Cuiabá e Várzea Grande voltaram a circular no início da tarde desta segunda-feira (10).

Conforme a Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos (AMTU), com exceção da empresa Pantanal Transportes – que ainda está em processo de negociação – a Caribus, Integração e o Intermunicipal, que atende os moradores de Várzea Grande, já saíram das garagens.

Representantes das empresas, motoristas e o secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Antenor Figueiredo, participaram de reunião hoje e, segundo a Prefeitura de Cuiabá, ficou acertado que o pagamento dos funcionários deve ser realizado até quarta-feira (12).

Ao todo, mais de 190 ônibus devem voltar às ruas.

Cirulação suspensa

A paralisação de 100% da frota de transporte público pegou os cuiabanos de surpresa na manhã desta segunda-feira (10).

Os profissionais alegaram que não receberam o salário referente ao mês de maio e, por isso, decidiram cruzar os braços.

De acordo com a categoria, um acordo coletivo firmado no ano passado previa o pagamento no quinto dia útil de cada mês. Porém, o acordo não era cumprido há seis meses.

Mais cedo, a AMTU informou que as empresas estariam com dificuldades financeiras e tentavam viabilizar o pagamento dos salários.

“Movimento ilegal”

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), classificou como “ilegal” a paralisação dos funcionários e ameaçou acionar a Justiça uma vez que, ao contrário do estabelecido por lei, os profissionais não fizeram o anúncio da paralisação com antecedência de 72 horas.

“A Prefeitura repudia a paralisação surpresa dos motoristas. O movimento é ilegal. O transporte público é um serviço essencial e também um direito social. Portanto, 30% da frota deveria ser mantida em circulação”, disse ele, em nota de repúdio.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Dra. Mara incentiva a consciência ambiental e a revitalização da arborização urbana

Publicado

24/01/2025
Dra. Mara incentiva a consciência ambiental e a revitalização da arborização urbana
Da Assessoria – Vereadora Dra. Mara&nbsp
A vereadora Drª Mara (PODEMOS), conhecida por sua incansável defesa do meio ambiente, já plantou mais de 300 mudas de árvores em diversos bairros de Cuiabá desde o início de seu mandato. Com o objetivo de resgatar o título de “Cuiabá Cidade Verde”, Drª Mara transformou o plantio de árvores em uma de suas principais bandeiras políticas.
Todas as sextas-feiras, a parlamentar percorre diferentes bairros da cidade para realizar o plantio, incentivando a consciência ambiental e a revitalização da arborização urbana. Para intensificar a participação da comunidade, Drª Mara lançou um desafio nas redes sociais: a cada árvore plantada por um morador, ela se compromete a plantar outras quatro, fortalecendo a campanha de rearborização da capital.
A ação tem mobilizado a população e reforçado a importância de preservar e expandir as áreas verdes da cidade, um legado que a vereadora pretende deixar para as próximas gerações.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Comissões aprovam projetos que serão votados nesta sexta em sessão extraordinária da Câmara

Publicado

24/01/2025
Comissões aprovam projetos que serão votados nesta sexta em sessão extraordinária da Câmara
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
&nbsp
Os dois projetos de lei enviados pela Prefeitura de Cuiabá esta semana em regime de urgência passaram, antes, pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Fiscalização e Execução Orçamentária (CFAEO) na manhã desta sexta-feira (24).
1. Processo nº 040/2025: Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre o parcelamento e pagamento dos débitos da Prefeitura Municipal de Cuiabá referentes às contribuições previdenciárias devidas ao Cuiabá-PREV (Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá/MT).&nbsp&nbsp
2. Processo nº 041/2025: Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que autoriza o poder executivo a firmar acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas de tributos federais.&nbsp&nbsp
Na CCJR, os vereadores Samantha Iris (PL), Marcrean Santos (MDB) e Daniel Monteiro (Republicanos) receberam o secretário de Fazenda de Cuiabá (Marcelo Bussiki), o contador-geral (Éder Galiciani) e o secretário-adjunto de Previdência (Fernando Oliveira).&nbsp Eles explicaram os motivos que levaram o Executivo a encaminhar os projetos.&nbsp
Na CFAEO, os textos foram analisados pelos vereadores Ilde Taques (PSB), Samantha Íris (PL) e Alex Rodrigues (PV).
Os projetos foram aprovados nas duas comissões.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Agora, os dois projetos de lei serão votados no Plenário da Câmara Municipal. A sessão extraordinária está marcada para esta sexta-feira (24), às 14h.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana