conecte-se conosco


Mato Grosso

Encontro de Turismo Rural consolida cadeia produtiva e o retorno das atividades

Publicado

O Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal, promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), reuniu, nesta segunda-feira (06.06), produtores rurais, gestores, acadêmicos, empresários, técnicos e interessados no assunto. Realizado no Centro de Eventos do Pantanal, o evento fez parte da programação do  Fit Pantanal 2022 (Fórum Internacional do Turismo do Pantanal 2022), promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

No primeiro painel sobre Políticas Públicas no Turismo Rural, o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, e o representante do Ministério de Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, Osmano de Freitas, falaram sobre a necessidade de fomentar o setor com políticas públicas e assistência técnica.

O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, destacou que a instituição fomenta o turismo rural por meio das cadeias produtivas, agregando mais uma opção de fonte de renda para o agricultor familiar. “O turismo rural contribui e permite a diversificação das atividades no campo, gerando trabalho e renda alternativa para os membros da família, além de incentivar o associativismo entre os produtores, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais a toda região”.

Teté Bezerra frisou a expertise da Empaer no segmento pela proximidade com o agricultor familiar, que a torna ainda mais responsável em fomentar o turismo rural junto a este público. “Por experiência acumulada ao longo dos anos, entendo que, para se criar novas formas de renda, é preciso planejamento associado à vontade do agricultor. Ele precisa entender que pode transformar sua propriedade em um espaço de lazer e ter mais uma fonte de renda. Mas, para isso, precisa da assistência técnica. Um turismólogo ou especialista no assunto, faz toda a diferença”.

Foto: Empaer

O representante do Mapa, Osmano de Freitas, destacou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Existem linhas de financiamento para custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços. O foco é a geração de renda e a melhora do uso da mão de obra familiar”.

No segundo painel, o tema foi “Formatação, Estruturação e Qualificação de Produtos no Turismo Rural”, apresentado pelos turismólogos Robson Júnior Hartmann, da Empaer, e Luciana Viegas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

Robson Hartmann detalhou seu trabalho junto ao agricultor interessando em fomentar o turismo rural na sua propriedade – da primeira visita ao início da assistência técnica, passando pelo diagnóstico. Falou da importância dos conselhos municipais de turismo, órgão colegiado com representantes da comunidade e consolidado por lei.

Já Luciana Viegas destacou o trabalho desenvolvido na comunidade de São Jerônimo, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Como a assistência técnica tem mudado a realidade dos moradores, a partir da realização de feiras e eventos.

Na sequência, a conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Marina Marchezini, dividiu o espaço com o consultor e coaching, Valdizar Andrade.

Marina explanou sobre a Rede Brasileira de Trilhas, um sistema desenvolvido pelo Ministério do Turismo cujo objetivo é padronizar todas as trilhas pelo Brasil. A ferramenta é mais uma forma de agregar conservação, saúde, emprego e renda.

Finalizando, Waldizar Andrade, destacou a importância do Encontro, que vem somar com a sua experiência de vida como caminhante e se preparando para mais um novo desafio – o Caminho de Santiago de Compostela por um novo percurso.

Em todo os painéis, foram abertos para questionamentos e apresentações dos participantes que usaram o espaço.  

Foto: Empaer 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Suspenso expediente presencial em Porto dos Gaúchos nesta quinta-feira

Publicado

O expediente forense presencial da Comarca de Porto dos Gaúchos foi suspenso nesta quinta-feira (11 de agosto), em virtude da interrupção nos serviços de internet.
 
A suspensão está expressa na Portaria n. 27/2022, assinada pela juíza-diretora do foro, Raisa Tavares Pessoa Nicolau.
 
A magistrada determinou o trabalho via home office para os servidores. Os prazos processuais não foram suspensos.
 
Os atendimentos a advogados e advogadas, membros do Ministério Público e público em geral serão realizados prioritariamente por meio dos Canais de Acesso, sendo disponibilizados os seguintes contatos:
 
Distribuidor, Central de Arrecadação e Arquivamento e Central de Mandados – [email protected]
 
Secretaria da Vara Única – [email protected]
 
Central de Administração – [email protected]
 
Gabinete – [email protected]
 
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

CSMP divulga lista definitiva de inscritos em edital de remoção

Publicado

CONCURSO DE REMOÇÃO – PROMOTOR DE JUSTIÇA

Fonte: MP MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana