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Economia

Energisa lidera reclamações dos consumidores de MT em maio

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FolhaMax

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT) registrou no mês de maio 3.579 reclamações. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.311 registros enquanto que no atendimento online, pela plataforma www.consumidor.gov.br, registrou-se 1.268 reclamações.

No Sindec, a área “Serviços Essenciais” segue na liderança do ranking com 1.244 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é “Energia Elétrica”, que fechou maio com 633 registros. Em relação à energia, o problema mais frequente é “cobrança indevida/abusiva”, com 528 reclamações.

Na sequência de assuntos, aparecem a área “Água/Esgoto”, com 339 registros, seguido de “Telefonia Celular”, com 181 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores, sendo “Água/esgoto” com 286 e “Telefonia Celular” com 102 reclamações de cobrança indevida.

O segundo lugar é ocupado pela área “Assuntos Financeiros”, que apresentou em maio 358 reclamações, sendo: 111 registros para o assunto “Financeira”,  96 para “Cartão de Crédito” e 67 para “Banco Comercial”.

A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 258 registros. No assunto “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” foram registradas 61 reclamações; “TV Por Assinatura” teve 39 e “Informática (Provedor de Acesso a Internet)” 21 registros.

Na quarta posição está a área “Produtos”, com 246 registros. Para o assunto “Acessório Para Vestuário” foram 23 reclamações; “Telefone (Convencional, Celular, Interfone)” 22; e  “Vestuário” 16.

A área “alimentos” ocupa o quinto lugar do ranking com 118 reclamações. Em seguida aparece a área “saúde” com 42 registros. A sétima e última posição do ranking de maio é ocupada pela área “Habitação”, com 18 registros.

Atendimento Online

Na plataforma www.consumidor.gov.br o Procon-MT registrou 1.268 reclamações. A área ”Telecomunicações” lidera o ranking com 497 reclamações. Em segundo lugar estão ”Serviços Financeiros”, com 362 reclamações; e em terceiro, “Transportes”, com 123. Confira a lista:

Nº de reclamações:

1º – ‘Telecomunicações’ – 497

2º – Serviços Financeiros – 362

3º – Transportes – 123

4º – Produtos de Telefonia e Informática – 108

5º – Demais serviços – 54

6º – Demais produtos – 49

7º – Produtos eletroeletronicos e eletrodomesticos – 45

8º – Turismo/Viagens – 15

9º – Saúde – 13

10º – Alimentos – 02

*As áreas “Educação”, “Habitação” e “Água, energia e Gás” não apresentaram registros no mês de maio.

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Economia

Nova presidente da Caixa assume cargo na terça-feira

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A economista Daniella Marques Consentino teve o nome aprovado hoje (1º) pelo Comitê de Elegibilidade da Caixa Econômica Federal e assinou o termo de posse. Ela assumirá oficialmente o cargo na próxima terça-feira (5), em cerimônia oficial no Palácio do Planalto.

Ex-secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino substituirá Pedro Guimarães, que pediu demissão nessa quarta-feira (29), após denúncias de assédio sexual que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho. Ele negou as acusações na carta de renúncia.

No governo desde janeiro de 2019, Consentino foi chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia. Uma das principais assessoras do ministro Paulo Guedes, ela assumiu a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade no início do ano.

Com formação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a nova presidente da Caixa tem MBA em Finanças pelo Ibmec e uma carreira no mercado financeiro. Foi diretora-executiva da Oren Investimentos e diretora de Risco e Compliance, sócia e gestora de Renda Variável da Mercatto Investimentos. Antes de entrar no governo, foi sócia do ministro Guedes na Bozano Investimentos, onde foi diretora de Compliance e Operações e Financeiras.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Economia

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Economia

Festas juninas devem movimentar este ano R$ 641 milhões em São Paulo

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As festas juninas devem movimentar R$ 641 milhões entre os meses de maio e julho no estado de São Paulo, segundo projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens. O centro calcula R$ 396,1 milhões de impacto direto e R$ 244,9 milhões de efeitos indiretos.

Uma grande parcela dessa movimentação financeira vem dos gastos do público durante os eventos, estimado em R$ 361,1 milhões. Os turistas representam 12% dos frequentadores das festas juninas, respondendo por 37% dos gastos (R$ 133,2 milhões), enquanto os moradores locais respondem por 63% do consumo (R$ 227,9 milhões), calculou o Ciet.

De acordo com informações do estado, em 2022, eventos em 316 municípios localizados em regiões turísticas devem reunir 3,7 milhões de pessoas, com geração de 15.950 empregos.

A projeção do Ciet mostra que as festas juninas deste ano praticamente recuperam o fluxo de visitantes e movimentação financeira, na comparação com o ano de 2019, período anterior à -pandemia.

De acordo com o centro, o publico médio estimado em 2022 é de 12 mil pessoas por evento. Em 2019, o público estava em torno de 14 mil, e a movimentação financeira foi de R$ 660 milhões.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Economia

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