Em dois dias, 116 alunos já se inscreveram para participar do processo seletivo da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes “Major PM Ernestino Veríssimo da Silva” em Rondonópolis. As inscrições para o ano letivo de 2019 foram abertas na última segunda – feira (10.06) e seguem até sexta – feira (14.06) no prédio da Assessoria Pedagógica.
A escola inicia as atividades no dia 31 de Julho e oferta o total de 270 vagas para o 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. Poderão concorrer as vagas, alunos do 7º ano com idade até 13 anos, do 8º ano com idade até 14 anos e do 9º ano com até 15 anos. São 90 vagas para cada série. Os interessados devem comparecer em horário comercial na sede da Assessoria Pedagógica no centro da cidade.
As provas serão realizadas no dia 30 de junho às 8h da manhã, com duração de duas horas na Escola Major Otávio Pitaluga. O resultado final deve ser divulgado no dia 05 de julho.
O diretor da escola militar de Rondonópolis, tenente- coronel Marco Antônio conta que para o ano que vem, a escola militar pretende criar mais 90 vagas para o 1º ano do ensino médio, com isso a instituição passará a atender 370 alunos do ensino fundamental e médio. Para ele, o grande número de inscritos em apenas dois dias revela a ansiedade da população em ter uma escola militar na cidade. “Essa escola é muito aguardada. Mães e pais de alunos diariamente procuram a gente e pergunta quando começam as aulas, quando a escola vai abrir. O prédio da escola passou por adequações físicas e agora está pronta para receber os alunos”, explica o tenente – coronel.
As fortes chuvas desta quinta-feira (16) acabaram rompendo a conjunção de cinco galerias de água pluvial no Jardim América. As obras para a recuperação do local devem ser iniciadas ainda neste sábado (18) se a chuva der trégua. O prefeito Cláudio Ferreira e o presidente do Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis) Victor Victorino dos Santos estiveram no local com engenheiros para averiguar os estragos.
Na rua Campo Grande, paralela à avenida Goiânia, a enxurrada canalizada acabou levando muita terra que fazia parte da base e sub-base do asfalto deixando o pavimento oco de um lado até o outro da rua. A esquina está sinalizada e o trânsito está impedido na rua.
O volume de enxurrada que vem dos bairros mais altos, como Jardim Tropical, Santa Marta, Liberdade e São José foi tamanho que a estrutura não suportou. Até então, as galerias levavam a enxurrada da Avenida Goiânia e imediações para um córrego.
No momento em que houve o rompimento, a rede de água também foi rompida, mas foi restabelecido o abastecimento com a construção de um desvio pelo Sanear.
O prefeito lamentou o que ele chamou de sinistro devido ao grande volume de água das chuvas. “Infelizmente houve um sinistro nessas galerias e fez um buraco enorme. Faremos todo o esforço para a recuperação de tudo, para voltar a normalidade com fluidez no trânsito. Para que as pessoas fiquem em segurança a área foi isolada”, destacou.
Como as máquinas já devem começar a trabalhar no local neste final de semana, como também a possibilidade de chuvas nos próximos dias, é indicado aos motoristas e ciclistas que optem por novas rotas até a conclusão dos trabalhos.
O baile da terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padre Lothar (o antigo CSU), na Vila Sumaré, em Rondonópolis, retomou as suas atividades neste ano de 2025. A iniciativa contou com a presença da secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira Cróco de Souza, que foi dar as boas-vindas aos participantes e parceiros.
Realizado todas as sextas-feiras, a partir das 13h30, o baile da terceira idade do Serviço de Convivência reúne dezenas de idosos, chegando a reunir até 120 participantes. A Secretaria de Promoção e Assistência Social disponibiliza o transporte, passando pelos CRAS da região, para que os idosos possam participar dessa atividade. Além da música, cada baile é encerrado com uma refeição.
A gestora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Elienai Laurindo, externou que o baile da terceira idade é uma atividade que traz um relacionamento e fortalecimento dos vínculos entre os idosos, assim como com seus familiares e a sociedade, proporcionando a eles descontração, alegria e muita diversão, especialmente neste mês de janeiro, quando se celebra o Janeiro Branco – campanha de prevenção à depressão.
A secretária Alessandra Ferreira destacou aos presentes que fica muito feliz com esse projeto e por constatar tanta alegria dos idosos. Ela colocou a Secretaria de Promoção e Assistência Social à disposição de todos, solicitando que os coordenadores dos CRAS e do Serviço de Convivência possam ouvir e repassar a ela as demandas e sugestões da terceira idade.
“Nós vamos levar esse projeto durante toda a gestão, pois traz ânimo, alegria e faz com que os idosos se exercitem, sem falar que eles gostam. Espero que a gente possa conseguir promover vários projetos, não só para eles, como para crianças, para envolver toda a comunidade, fazendo com que eles saíam de casa e fortaleçam a amizade”, avaliou a secretária.
Alessandra adiantou que pretende usar toda estrutura disponível no município para fornecer atividades e fortalecer vínculos, beneficiando crianças, adolescentes, adultos e também a terceira idade. “Precisamos fazer algumas melhorias não só aqui, como também na Vila Olímpica e no CEU. Aqui é bem visível a necessidade de limpeza do mato e manutenção; e o prefeito Cláudio já adiantou que é preciso providenciar a cobertura da piscina o mais rápido possível”, concluiu.
No Servuço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padre Lothar, os idosos também contam com hidroginástica todas as terças e quintas-feiras e com ginástica funcional, às sextas-feiras. “Temos a intenção de promover, em paralelo ao baile, atividades para aqueles que não dançam, como jogos e trabalhos manuais”, anunciou Elienai.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade