conecte-se conosco


Cuiabá

Estado vai qualificar 7 mil carentes

Publicado

FolhaMax

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa ‘Bom Começo’ irá ofertar 7 mil vagas na área da Tecnologia da Informação. A assinatura da parceria foi realizada na tarde desta quarta-feira (19.09) no gabinete da Setasc.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e implementar cursos para formação de competências transversais em operação básica de computadores, com pacote office. A ação visa potencializar as ferramentas para inserção deste público no mercado de trabalho.

A primeira-dama Virginia Mendes destacou que este é apenas o início do amplo programa de qualificação profissional que irá desenvolver em Mato Grosso. “Além destes cursos também estamos em busca de mais vagas em áreas diversas e de acordo com o que o mercado de trabalho tem nos indicado como demanda. Já temos em vista cursos voltados para o comércio, construção civil, indústria e prestação de serviço. E o público prioritário será o de pessoas fora do mercado de trabalho, com ênfase nos jovens e mulheres chefes de família”, disse Virginia.

A secretaria da Setasc, Rosamaria de Carvalho, reforçou a importância do trabalho desenvolvido para a população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com esta parceria, viabilizada pela primeira-dama Virginia Mendes. A qualificação profissional é uma das prioridades da nossa gestão para que possamos retirar os cidadãos em situação de vulnerabilidade e permitir a inserção deles no mercado de trabalho”.

Para a diretora regional do Senai, Lélia Abadio Brum, a parceria com o Governo do Estado contribuirá para a geração de emprego, renda e redução da curva de aprendizado sobre a indústria 4.0. “Essa parceria é muito positiva e tem um objetivo maior, não apenas disponibilizar o curso de qualificação profissional, mas fazer com que as pessoas desmistifiquem o conceito da Indústria 4.0” destacou.

Entre os municípios que receberão os cursos estão: Cuiabá, Barra do Bugres, Cáceres, Juína, Barra do Garças, Sorriso, Sinop ,Várzea Grande, Rondonópolis, Nova mutum.  O curso terá 160 horas/aulas e será aplicado durante dois meses e meio. Poderão participar pessoas com mais de 14 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Assuntos Comunitários irá indicar as localidades para a distribuição das vagas. Já a Secretaria Adjunta de Cidadania, que é responsável pela Superintendência de Qualificação, organizará o processo de de seleção e preenchimento dessas vagas.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura realiza pagamento de rescisão de contratados da Educação

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá informa que cumpriu o compromisso assumido com os profissionais da Educação e realizou, nesta segunda-feira (13), o pagamento das rescisões dos professores contratados, referente aos 14 dias trabalhados no mês de dezembro de 2024.

O compromisso, inicialmente previsto para ser cumprido na última sexta-feira, foi impactado por um sequestro judicial no valor de R$ 2,9 milhões, determinado pelo INSS, que bloqueou valores nas contas municipais e impossibilitou o pagamento naquela data.

Após solucionar a questão, a gestão municipal assegurou o pagamento integral aos profissionais, reforçando seu compromisso com a valorização da categoria e o cumprimento de suas obrigações financeiras.

Os profissionais que não possuem conta no Banco do Brasil e optaram pela portabilidade bancária, deve receber os valores nesta terça-feira (14), devido a trâmites bancários.

O pagamento reforça o compromisso da gestão municipal liderada pelo prefeito Abilio Brunini, com a valorização dos profissionais da Educação e demais servidores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Vacina contra Bronquiolite disponível no Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá

Publicado

por

Para prevenir esses públicos vulneráveis, acaba de chegar ao Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá a vacina Abrysvo, que é uma das primeiras aprovadas no Brasil para idosos e gestantes.

Doença é apontada como razão de parte dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o vírus sincicial respiratório (VSR), seja responsável, anualmente, por 66 mil a 199 mil mortes de crianças menores de 5 anos. A doença é apontada, ainda, como razão de parte dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos.

Para prevenir esses públicos vulneráveis, acaba de chegar ao Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá a vacina Abrysvo, que é uma das primeiras aprovadas no Brasil para idosos e gestantes. A vacina protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de doenças como bronquiolite e pneumonia.

O médico pediatra e infectologista Sandoval Carneiro explica que como ainda não há um imunizante específico para o público infantil, a vacinação das gestantes promove a proteção necessárias nos primeiros meses de vida do recém-nascido. “Uma vez imunizada a gestante produz anticorpos que são transferidos para o bebê, por meio da placenta, protegem o recém-nascido durante seus primeiros meses de vida. Neste momento, esta é a forma mais eficaz que dispomos para prevenir formas graves de bronquiolite em bebês”, afirma.

SERVIÇO
O que: A vacina Abrysvo para gestantes e idosos
Onde: Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá
Endereço: Endereço: Rua Barão de Melgaço, 2050, Centro (em frente ao Pronto Atendimento – Unimed Cuiabá)
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 12h. (fechado aos domingos e feriados)
Telefone: (65) 3612 8741 / WhatsApp: (65) 98170-0114.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana