conecte-se conosco


Cuiabá

Estratégia de Cuiabá no combate ao Aedes aegypti é destaque

Publicado

MidiaNews

O trabalho para reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti em Cuiabá recebeu um destaque nacional pela segunda vez em 2019.

Na edição desta segunda-feira (10) do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, o país conheceu os investimentos que são feitos e ações inovadoras que vão desde a criação do Comitê de Ações Preventivas ao mapeamento georreferenciado por drone – uma tecnologia capaz de identificar em tempo real onde estão os focos e quais materiais estão sendo usados como criadouros deste mosquito, que é o vetor de doenças como dengue, zika vírus e as febres chikungunya e amarela.

As novas táticas, utilizadas pela gestão para levar informações sobre este grave transmissor às residências cuiabanas, também foram pontuadas na reportagem nacional.

É o caso das campanhas televisivas e das ações do setor de Educação em Saúde da Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses que tem alcançado este público ensinando para crianças, por meio de palestras integrativas em escolas e projetos sociais, de como levar conscientização aos pais sobre os danos e combate a este vetor.

“Nem sempre nossos agentes de combate às endemias conseguem ter acesso a algumas residências por não coincidir com horários de trabalho dos moradores. Dessa forma, levamos as orientações para as escolas, projetos sociais e assim, vamos formando pequenos agentes mirins que nos auxiliam com supremacia na orientação de seus familiares. Com isso, Cuiabá avança nas barreiras contra este grave vetor”, enfatizou o biólogo, agente de combate às endemias e Responsável Técnico das ações de Educação em Saúde, Hélio Simião.

Ações coordenadas entre secretarias como os Mutirões de Limpezas e Cata-Trecos realizados especialmente nos bairros com maior Índice de Infestação Predial (IIP), aliadas às orientações dos agentes de combate às endemias para a aplicação do ‘Projeto 10 Minutos contra o Aedes’ também foram pontuadas como diferencial de Cuiabá.

Confira a reportagem exibida nessa segunda-feira (10):

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Expediente na Controladoria Geral e Ouvidoria Geral do Município é suspenso na tarde desta quarta-feira (29)

Publicado

O expediente presencial na Controladoria Geral (CGM) e Ouvidoria Geral do Município (OGM) foi suspenso na tarde desta quarta-feira (29), em razão do processo de desinfecção do prédio onde funcionam as esferas municipais, localizado na Avenida Mato Grosso, nº 453, Centro Norte. 

A medida de prevenção contra à Covid-19, tem como objetivo assegurar a saúde e bem-estar dos servidores que atuam na prestação direta dos serviços públicos, bem como da população. 

Todas as dependências do local, como recepção, salas, gabinetes e auditórios, entre outras, passaram pela sanitização, evitando assim, os casos de contágios no âmbito do Executivo Municipal. 

Desta forma, os atendimentos remotos seguem operando normalmente, sendo eles, e-mail: [email protected], WhatsApp: (65) 9.9263-9779 e o portal oficial da Prefeitura de Cuiabá (clique aqui). 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeitura lança programa de combate à fome via restaurantes privados

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, junto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, lança na quinta-feira (30), às 14h30, o programa “Prato Cheio”, de combate à fome, em parceria com restaurantes da rede privada por toda Cuiabá.

O Chamamento Público será publicado na Gazeta Municipal, que circulará nos próximos dias, e abrirá credenciamento para 20 restaurantes, em 14 regiões por Cuiabá, para oferecer alimentação popular, com subsídio da Prefeitura, com preços simbólicos à população em vulnerabilidade social.

“É a maior ação de combate à fome da história de Cuiabá. Nós temos grandes campanhas como o Natal Sem Fome e o Fundo Solidário Social, mas essas são ações temporárias e o programa Prato Cheio será uma proposta efetiva porque ela  descentraliza a política de segurança alimentar dos restaurantes populares e leva, à toda Cuiabá, por meio desses parceiros, a alimentação social de forma mais ampla e igualitária às regiões que realmente tem a maior necessidade”, explicou a primeira-dama Márcia Pinheiro, pioneira do projeto.

SERVIÇO:

O QUÊ: LANÇAMENTO DO PROGRAMA PRATO CHEIO

ONDE: AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

DATA: 30/6 

HORÁRIO: 14h30

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana