conecte-se conosco


Cuiabá

Estratégia de Cuiabá no combate ao Aedes aegypti é destaque

Publicado

MidiaNews

O trabalho para reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti em Cuiabá recebeu um destaque nacional pela segunda vez em 2019.

Na edição desta segunda-feira (10) do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, o país conheceu os investimentos que são feitos e ações inovadoras que vão desde a criação do Comitê de Ações Preventivas ao mapeamento georreferenciado por drone – uma tecnologia capaz de identificar em tempo real onde estão os focos e quais materiais estão sendo usados como criadouros deste mosquito, que é o vetor de doenças como dengue, zika vírus e as febres chikungunya e amarela.

As novas táticas, utilizadas pela gestão para levar informações sobre este grave transmissor às residências cuiabanas, também foram pontuadas na reportagem nacional.

É o caso das campanhas televisivas e das ações do setor de Educação em Saúde da Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses que tem alcançado este público ensinando para crianças, por meio de palestras integrativas em escolas e projetos sociais, de como levar conscientização aos pais sobre os danos e combate a este vetor.

“Nem sempre nossos agentes de combate às endemias conseguem ter acesso a algumas residências por não coincidir com horários de trabalho dos moradores. Dessa forma, levamos as orientações para as escolas, projetos sociais e assim, vamos formando pequenos agentes mirins que nos auxiliam com supremacia na orientação de seus familiares. Com isso, Cuiabá avança nas barreiras contra este grave vetor”, enfatizou o biólogo, agente de combate às endemias e Responsável Técnico das ações de Educação em Saúde, Hélio Simião.

Ações coordenadas entre secretarias como os Mutirões de Limpezas e Cata-Trecos realizados especialmente nos bairros com maior Índice de Infestação Predial (IIP), aliadas às orientações dos agentes de combate às endemias para a aplicação do ‘Projeto 10 Minutos contra o Aedes’ também foram pontuadas como diferencial de Cuiabá.

Confira a reportagem exibida nessa segunda-feira (10):

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Simininas exploram o universo agro em experiência educativa na Expoagro

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, uma experiência educativa e divertida para 32 meninas atendidas pelo Programa Siminina, da unidade Tijucal.

Elas realizaram um tour pela Expoagro, onde aprenderam sobre a vida rural. Elas tiveram a oportunidade de visitar o projeto da ConectZooAgro, com atividades na Casa Nelore, interações na mini fazenda, visita à vitrine tecnológica e às plantações de frutas e verduras.

A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, relatou que o passeio proporcionou conhecimento, interatividade e muita diversão. As meninas receberam brindes, ganharam mudas de alface e desfrutaram de um lanche especial.

“Além das plantações, as Simininas conheceram a mini fazenda, onde encontraram animais e interagiram com cavalos, vacas e carneiros. Aprenderam sobre a importância da criação de animais para a produção de alimentos e sobre a responsabilidade de cuidar deles”, destacou Ivete.

O Programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, registrou um expressivo crescimento no número de meninas atendidas em 2025. Em abril deste ano, o programa contabilizava 973 matrículas. Atualmente, o número subiu para 1.149 meninas ativas nas unidades, o que representa um aumento de 18% no atendimento.

Atualmente, o programa está presente em 16 unidades, com políticas públicas voltadas à proteção, educação e desenvolvimento de meninas de 6 a 14 anos na capital. As unidades estão distribuídas em diversos bairros de Cuiabá, com previsão de inauguração da 17ª unidade no bairro Pedra 90. As meninas participam de atividades como balé, fanfarra, reforço escolar e ações socioeducativas, promovendo o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de habilidades.

#PraCegoVer

A foto mostra as alunas e a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, reunidas durante a visita à feira agropecuária.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Aquário Municipal é sucesso de visitação no período de férias escolares

Publicado

Com uma média de 964 visitantes por dia, o Aquário Municipal Justino Malheiros e o Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff”, localizados lado a lado no bairro Porto, se transformaram em verdadeiros pontos de encontro para famílias, turistas e moradores da capital, especialmente durante o período de férias escolares. Com entrada gratuita, o público encontra no mesmo ambiente lazer, conhecimento ambiental e entretenimento, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Segundo o turismólogo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Filipe Campos, muitas famílias estão aproveitando as férias para levar os filhos ao atrativo, que disponibiliza aos visitantes mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizadas em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Além de se encantarem com o Pirarucu, Tambaqui, Pirarara, Dourado, Cachara, Jaú, Jundiá, entre outras espécies, os visitantes também podem aproveitar para conhecer a Feira Viva Mulher, uma iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino e promove a economia criativa, se consolidando como um espaço para toda a família.

“O espaço encanta todas as idades. Aqui é um programa não só para as crianças, mas também para quem já foi criança um dia. Os avós, os pais, todos estão convidados a conhecer o espaço”, convidou Filipe.

A moradora do bairro Coxipó, Karina Saldanha, levou a filha Maria Júlia e as amiguinhas Alice e Marina, que estavam acompanhadas de suas mães, e compartilhou a experiência das pequenas: “Uma vizinha sugeriu o passeio e topei na hora. Está todo mundo de férias, então chamei as outras mães. As meninas ficam encantadas, é cultura pura. Adoram ver os peixinhos, as cores, os tamanhos. É um passeio que diverte e ensina.”

A Feira Viva Mulher, montada no Museu do Rio, é outro atrativo à parte. Com produtos artesanais, alimentos caseiros e brinquedos, o espaço é uma vitrine do talento das empreendedoras cuiabanas. Para a expositora Soraya Suniga, o ambiente, que valoriza o empreendedorismo feminino, tem sido bem recebido pelos turistas:

“Hoje, 80% das minhas vendas são para pessoas de fora. Já atendi visitantes do Peru, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Essa feira abriu portas para nós e ajuda na renda extra. Eu vendo pães artesanais feitos sem leite, sem conservantes. Uso uma receita da minha avó, que aprendi aos nove anos. Cada pão é feito com muito amor. Produzo em quantidades limitadas, então quem quiser precisa garantir logo”, afirmou.

Visitação no primeiro semestre

Entre janeiro e junho deste ano, o Aquário Municipal recebeu 300.988 visitantes, com um fluxo turístico surpreendente. De acordo com levantamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Fernando Medeiros, 38,48% dos visitantes são de Cuiabá e 8,30% de Várzea Grande. Outros municípios mato-grossenses, como Rondonópolis, Sinop, Nova Mutum e Tangará da Serra, também figuram entre os mais frequentes.

O público internacional também foi destaque, com Bolívia e Portugal registrando 14,71% dos visitantes cada. Estados Unidos e Venezuela contabilizaram 11,76% cada. A Espanha registrou 8,82%, enquanto França, Itália, Paraguai e Peru marcaram 5,88% cada. Já Argentina, China, Japão, Suíça e Uruguai tiveram 2,94% cada.

#PraCegoVer

A foto mostra o momento da visita de Maria Júlia e suas amiguinhas Alice e Marina no Aquário Municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana