conecte-se conosco


Cuiabá

Estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental conhecem o Cine Teatro e assistem a filme

Publicado

Estudantes dos 1º, 2º e 3º Anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Henrique da Silva Prado, localizada no bairro Areão, e Deputado Ulisses Silveira Guimaraes, do bairro Ouro Fino,  participaram na terça-feira (7), do projeto ‘A Escola vai ao Cine Teatro’. A iniciativa promovida pelo Cine Teatro e a Associação Cultural Cena Onze já levou cerca de 360 estudantes de três escolas da rede pública municipal ao teatro.

Na sessão desta terça-feira às 15 h, será exibido o filme ‘PETS: A vida secreta dos bichos 2’. O filme conta a vida dos cachorros Max e Duke a partir do momento que seus donos, têm um filho.  No início, os animais não gostam nem um pouco do pequeno ser que rouba a atenção de todos na casa, mas, aos poucos, o bebê vai conquistando Max e Duke.  Não demora muito para que Max se torne superprotetor em relação à criança, o que acaba lhe causando uma coceira constante.  Quando toda a família decide passar uns dias em uma fazenda, os cachorros enfrentam uma realidade totalmente diferente da que estão acostumados.

A ideia é abordar em momentos lúdicos de aprendizagem temas relevantes para o público escolar como trabalho em equipe, habilidade em lidar com responsabilidades e perdas, respeito à diversidade, convivência social, relação com tecnologias, enfrentamento ao bullying, coragem, determinação, desigualdades, controle emocional, convivência familiar e outros.

A iniciativa começou em maio e deve acontecer até o mes de outubro. Em sessões ja realizadas foram exibidos filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso; Dois Irmãos: Uma jornada fantástica; Extraordinário!  Viva, a vida é uma festa; Aladdin; O Rei Leão e, o Touro Ferdinando.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins falou sobre a iniciativa. “Além de participar das sessões de cinema, estudantes e professores fazem uma visita guiada ao Cine Teatro, patrimônio arquitetônico e cultural do nosso estado, conhecendo assim um pouco mais desse importante prédio, que abriga muito da história cultural da nossa capital”, destacou a coordenadora.

As sessões de cinema são realizadas sempre às terças-feiras, em dois horários, às 9h e às 15h. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino.  Outras informações pelo telefone (65) 2129-3848.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Réplica da Brazuca é entregue revitalizada e com acesso facilitado à população

Publicado

A Brazuca foi entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro nesta sexta-feira (19) completamente restaurada e em um novo ponto da cidade. O monumento, que antes ficava na Avenida Miguel Sutil, agora faz parte das atrações do Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha). Segundo o chefe do Executivo, além de embelezar ainda mais o maior patrimônio esportivo de Cuiabá, a iniciativa também facilita o acesso do público à réplica.

No Dutrinha, ela ficará no mesmo espaço em que hoje se encontram as esculturas dos eternos craques Fulepa, (Goleiro do Mixto), Avião (zagueiro do Dom Bosco), e Bife (centroavante do Operário de Várzea Grande). De acordo com Emanuel, o estádio é o local ideal para abrigar o monumento, já que trata-se de uma estrutura que simboliza a época de ouro do futebol mato-grossense.

“Não esquecemos dos patrimônios culturais, material e imaterial, do nosso município, que fazem a nossa história. O Dutra é o templo do futebol cuiabano e mato-grossense. Por décadas, ajudou a sustentar a paixão do cuiabano pelo futebol, recebendo craques imortalizados que desfilaram em seu gramado. A Brazuca deve ficar em um ponto que simbolize essa época. Por isso, trouxemos ela para o Dutrinha”, disse o prefeito.

A réplica da Brazuca foi construída pela própria Prefeitura de Cuiabá, como símbolo da Copa do Mundo no Brasil, que teve a capital mato-grossense como uma de suas subsedes. A ação foi coordenada pela antiga Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que, na época, era comandada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa. A bola foi feita de fibra, possui cerca de dois metros de diâmetro e nunca havia recebido um trabalho de revitalização.

“Esse é um ato de resgate da nossa história. É um monumento que fizemos em virtude da Copa do Mundo e que passou a ser um símbolo, um ponto turístico. Agora, ela está no lugar perfeito, que é o Dutra. Temos mais um ponto de atração, que vai servir para as pessoas visitarem, tirar fotos, possibilitando que a gente nunca esqueça este momento único que nossa cidade viveu, que foi receber uma Copa do Mundo”, comentou Stopa.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Junior Leite, foi o responsável por coordenar o trabalho de restauração da Brazuca, mantendo todas suas características originais. Para isso, contratou os artistas plásticos regionais Regis Gomes e Sued J. Ferreira, que realizaram os serviços de lixamento, recuperação das partes danificadas com massa de revestimento, e pintura.

“É um monumento extremamente importante para nossa cidade. O prefeito, de forma assertiva, nos pediu que tivesse um olhar mais cirúrgico em relação à bola da Copa do Mundo. Um monumento feito há 10 anos e que precisava de uma revitalização em virtude do tempo. Ele estava deteriorado, mas em virtude do tempo, o que é normal. Fizemos a revitalização e escolhemos o Dutrinha por determinação do prefeito”, pontuou.

Também participaram da solenidade de entrega os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Samaniego. A Câmara Municipal de Cuiabá foi representada pelos vereadores Chico 2000 e Paulo Henrique. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Morador do Acre parabeniza Cuiabá por atuação no combate à violência contra a mulher

Publicado

A Secretaria Municipal da Mulher realizou nesta quinta-feira (18) uma ação de abordagem e panfletagem, visando conscientizar a população e potencializar o combate à violência contra a mulher. A atividade aconteceu no Terminal Rodoviário de Cuiabá e, entre as centenas de pessoas alcançadas, estava Willian Leandro dos Santos, morador do Acre.

Conforme contado por ele, a vinda para Rondonópolis foi para velar o corpo da irmã que, após ser vítima de estupro e espancamento, faleceu no início desta semana. Willian está entre os milhares de passageiros que passam pelo terminal diariamente e que vêm a Cuiabá para passeios, negócios, trabalho, entre tantas outras causas.

O motivo do acreano, todavia, é triste e reforça a necessidade de intensificar ações como as que são feitas pela Secretaria, na luta pela consolidação de políticas públicas de proteção à mulher. Na avaliação dele, Cuiabá está de parabéns por ter uma secretaria que trabalha em prol da causa feminina.

“Infelizmente, as mulheres ainda são as maiores vítimas de violência e morte. Então, é necessário que o poder público trabalhe para cuidar das mulheres. Parabenizo a Prefeitura, por essa ação. As pessoas precisam saber que existe uma secretaria que luta e ajuda as mulheres que estão vulneráveis a tanta violência”, disse.

Willian relatou ainda que a coincidência de ter sido abordado pela ação de conscientização no mesmo dia em que voltava de um velório da irmã causou um misto de emoções. “É muito triste estar em MAto Grosso para enterrar minha irmã. Ao mesmo tempo, fico contente em ver outras mulheres informando, orientando, e oferecendo ajuda a esse público”, pontuou.

Para a secretária Da mulher, Cely Almeida, se deparar com histórias como essa, impulsiona para que o trabalho seja ainda mais intensificado e que ações que informem a população ocorram ainda mais vezes e em todas as regiões da cidade. Segundo ela, o planejamento da gestão Emanuel Pinheiro é continuar avançando no combate à violência contra a mulher.

“Deparar com essa história me fez refletir que podemos ajudar ainda mulheres vulneráveis e que estão em um ciclo da violência. A Secretaria tem que ser modelo para todos os municípios. Quantas mulheres estão sofrendo? Quantas estão morrendo? Vamos intensificar ainda mais nossas ações. Temos que dizer a todas que elas não estão sozinhas”, finalizou Cely.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana