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Educação

Estudantes de Sinop vencem desafio da indústria com projeto de concreto à base de vidro

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Uma equipe de estudantes de Sinop que apresentou projento propondo usar embalagens de vidros para fazer concreto, dando uma solução ao resíduo e evitar que os cacos sejam jogados em locais indevidos é a campeã do Grand Prix Senai de Inovação Etapa Estadual, realizado durante a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCTI).  Eles expuseram que se torna tão resistente quanto outros materiais e de baixo custo e o vidro pode substituir a brita em até 25%.

O administrador Marco Aurélio Martins, 46 anos, estudante de eletrotécnica, foi o líder da equipe vencedora. Ele voltou a estudar depois que começou a trabalhar em uma empresa de eletricidade para conseguir desempenhar melhor as funções na empresa. Já no Senai, encantou-se pelas propostas de inovação e quis participar do Grand Prix – etapa escolar.

“A oportunidade surgiu e a gente abraçou. Como eu venho de uma empresa que atua neste ramo da indústria e já havia participado de testes com outros materiais para a produção do concreto, sabia que poderia dar certo. Então, começamos a pesquisar e vimos que já existiam relatórios provando a resistência do vidro. No trabalho em equipe fomos aprimorando o projeto até chegar nesse resultado”, explicou. Eles tiveram todo o suporte da interlocutora de inovação do Senai Sinop, Sheila Katie Santos.

O segundo lugar do GP foi para a equipe de Sorriso que desenvolveu uma fracionadora de grãos para cervejarias artesanais. A empresa que propôs o desafio relatou ter dificuldade de garantir a qualidade do grão, já que o produto ficava exposto ao contato humano e fatores externos. “Pensamos em uma fracionadora totalmente envelopada. Todo o projeto é automatizado por meio de um sistema eletropneumático que reduz bastante o custo da implantação no mercado de vendas. Os maiores desafios foram a montagem, elaboração do sistema e a transmissão da ideia de forma eficiente para os jurados”, afirmou o estudante de Eletrotécnica Matheus Vinícius Souza Furtado, 22 anos, integrante da equipe. O grupo foi acompanhado do instrutor e interlocutor de inovação Elder Pimpão.

Já o terceiro lugar foi para a equipe de estudantes do Ensino Médio Técnico do Sesi e Senai de Cuiabá que desenvolveu a solução para a seleção de tilápias em criações usando tanques. Hoje, o trabalho é feito de forma manual, desde pegar o peixe, pesar e dar a destinação devida: o abate ou o retorno ao tanque para peixes menores. Entre as reclamações da empresa estão as lesões nos trabalhadores, hematomas e estresse nas tilápias e demora no processo de seleção.

A informação é da assessoria do Senai.

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Educação

Inscrições para Prêmio Gestão Escolar vão até dia 15 de agosto

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Redação

As escolas públicas – estaduais e municipais – de Mato Grosso têm até o dia 15 de agosto para se inscreverem no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. A premiação contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na educação básica da rede pública de todo o país.

Podem se inscrever no Prêmio gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. A equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com

Em 2020, a iniciativa vai reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, estão se empenhando para encontrar soluções de forma criativa e inovadora para garantir a continuidade da aprendizagem dos alunos.

Segundo a coordenadora estadual do prêmio, Kerlla Quinteiro Amorim, o número de escolas inscritos é expressivo, mas deve ser maior até a data final do registro das escolas. “Mesmo com a pandemia, vamos ter um grande número de escolas inscritas”, ressalta.

Livramento

A Escola Estadual de Campo José de Lima Barros, localizada no Distrito de Faval no município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 quilômetros ao sul da Capital) é uma das participantes. A expectativa de diretora Ana Cláudia de Campos, para o prêmio é a melhor possível.

A gestora destaca que a maneira de pertencer ao campo remete ao universo de trabalho, de devoção religiosa, de festa e confraternização das famílias. O fato de todos se conhecerem entre si também é um fator que incide sobre os métodos de ensino-aprendizagem.

No entendimento de Ana Claudia, fazer gestão em escola do campo em tempos de pandemia é desafiador, pois a escola está situada a 70 quilômetros da sede do município. A localização geográfica não facilita para a gestora fazer compras de materiais escolares necessários, bem como, para questões burocráticas, reuniões, entre outros.

“Acreditamos que a participação é uma oportunidade de mostrar as dificuldades e sobretudo os resultados positivos da educação do campo que já enfrentava muitos desafios antes da pandemia. E agora, toda a escola não tem medido esforços em buscar soluções para assegurar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem em meio a esta pandemia”, salienta.

Equipe

Em 2020, o Prêmio Gestão Escolar vai contemplar também o professor e a equipe escolar. A iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem.

Serão premiadas as equipes escolares (cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador e quatro professores) que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras de forma colaborativa e conjunta para manter o clima educacional apesar do afastamento social.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em três etapas, Estadual, Regional e Nacional. A escola selecionada como “Referência Nacional” receberá premiação em dinheiro de R$ 30.000, além das vagas no curso de especialização.

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Educação

Seduc contrata mais de 3,5 mil professores

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está concluindo a contratação de professores para as unidades que começarão o segundo calendário escolar, devido à greve de 2019. Até o momento, já foram contratados 3,5 mil profissionais, que vão atuar em escolas de vários municípios do Estado.

A expectativa é que esses profissionais sejam incluídos ainda na folha de julho, cujos salários serão pagos no dia 10 de agosto.

Esses profissionais, bem como os demais da rede estadual, já estão recebendo formação para trabalhar com os alunos durante as aulas não presenciais (online e Off-line), que iniciam na próxima segunda-feira (03.08).

A rede estadual conta com 759 unidades educacionais, que atendem cerca de 368 mil alunos

A rede estadual conta com 759 unidades educacionais, que atendem cerca de 368 mil alunos, matriculados nos ensinos médio e fundamental.

Em 2020, a rede estadual ficou com dois calendários letivos. O primeiro calendário teve início no dia 10 de fevereiro e nessas escolas o processo de atribuição para contratação de professores foi realizado no início do ano.

Nas demais escolas, que são do segundo calendário e iniciariam o ano letivo em 23 de março, o processo de atribuição não havia sido realizado por conta da suspensão das aulas.

Conforme explica a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a Seduc não possuía amparo legal para a realização de contratação temporária de professores por ausência de fato gerador, que consiste no exercício imediato das atividades laborais em sala de aula.

“Agora, com o início das aulas em três de agosto, iniciamos o processo de contratação, pois já temos o fato gerador que são as aulas para serem ministradas pelo professor”, explica a secretária.

Formação

A Seduc está realizando a formação continuada para a implantação do Plano Pedagógico Estratégico de Volta às Aulas Online e Off-line. São cerca de 16 mil professores participando, tanto efetivos como contratados.

A formação é realizada pelos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e ofertada em duas etapas, a primeira de 20 a 31 de julho e a segunda de 17 de agosto a 11 de setembro, totalizando uma carga horária de 60 horas.

A metodologia adotada é a perspectiva da aula invertida. O material de apoio está disponibilizado na plataforma Aprendizagem Conectada, no ícone “Orientações”, “Orientações aos Professores”, “Formação” e “Vídeos”.

Aulas não presenciais

As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.

Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.

As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido.

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