conecte-se conosco


Esportes

Estudo de preparador físico tricolor é reconhecido por revista científica

Publicado


Um artigo científico escrito por Paolo Sirieiro, preparador físico do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense, será publicado na conceituada revista americana “International Journal of Exercise Science”. O estudo, que avaliou um método de treinamento capaz de melhorar o desempenho dos nadadores do Tricolor, foi feito em parceria com o Laboratório de Desempenho, Treinamento e Exercício Físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ainda contou com a participação de pesquisadores americanos da Universidade de Wisconsin-La Crosse e da Universidade do Estado de Montana, além de Igor Nasser e Humberto Miranda, orientador de Sirieiro no curso de doutorado da UFRJ.

Entitulado “O efeito da configuração da série e da carga na potencialização pós-ativação do salto vertical em atletas”, o estudo verificou que o salto dos nadadores melhora após exercícios de agachamento realizados com alta intensidade.

“Dividimos os 16 nadadores e observamos que os atletas mais fortes eram mais beneficiados por essa estratégia. Esse é um método que pode ser utilizado em dias de competição, incorporado ao aquecimento, para melhorar o desempenho dos nadadores”, explicou Paolo Sirieiro.

Inicialmente, o estudo foi realizado apenas com nadadores do Fluminense e nas próximas experiências deve contar também com atletas do vôlei, basquete e nado artístico.

“A publicação desse estudo é muito importante. É um reconhecimento do trabalho e mostra que o estudo tem relevância. É também uma forma de contribuir para a literatura científica. É muito gratificante como treinador e pesquisador ver um trabalho do dia a dia se consolidar em um material que pode ajudar outras pessoas. O apoio do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense também foi muito importante e motiva ainda mais o trabalho com os atletas e o trabalho de pesquisa”, finalizou o preparador físico tricolor.

COMENTE ABAIXO:

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Pirani vibra com ‘sonho realizado’ e quer Santos vivo no Paulista: “Vamos lutar até o fim”

Publicado


Com a goleada por 5 a 0 sobre o The Strongest na última terça-feira (4), na Vila Belmiro, pela 3ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, o Santos FC voltou a vencer após cinco jogos de jejum na temporada. E o resultado diante dos bolivianos contou com a ótima colaboração da Gabriel Pirani.

O meia, de apenas 19 anos, foi o autor da assistência para Marinho abrir o placar antes do primeiro minuto e também anotou o segundo tento do Peixe na goleada. Empolgado com a boa apresentação no torneio continental, o camisa 20 vibrou com o sonho realizado.

“Foi um momento especial demais. Não só meu, mas também de toda a minha família. É uma luta diária que a gente tem para chegar no objetivo. Marcar um gol com essa camisa numa Libertadores é um sonho realizado. Tudo isso é fruto de muito trabalho. Agora é trabalhar mais ainda para que novos sonhos se realizem”, afirmou Pirani.

Com a esperança reavivada na Conmebol Libertadores, o Santos FC agora muda seu foco no Campeonato Paulista. O Alvinegro Praiano encara o Palmeiras nesta quinta-feira (6), às 21h, no Allianz Parque, pela 11ª rodada, e precisa da vitória para seguir sonhando com a classificação para as quartas de final do torneio.

Antes disso, porém, os santistas precisam dar uma ‘secada’ no Guarani. Na segunda colocação do grupo D, com 14 pontos, a equipe de Campinas faz clássico com a Ponte nesta quarta (5), às 21h, no Moisés Lucarelli. Caso consiga a vitória diante da Macaca, o Bugre consegue a vaga e elimina matematicamente o Santos FC do Paulistão.

“Vamos secar um pouco o Guarani contra a Ponte, sim. Mas temos que fazer a nossa parte também contra o Palmeiras. Vamos lutar até o fim e dar o máximo para vencer o clássico também. Sabemos que a situação no Paulista é difícil, mas vamos seguir lutando”, concluiu Pirani.

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Luccas Claro comenta expectativa de completar 50 jogos pelo Fluminense

Publicado


Um dos grandes destaques da campanha do Fluminense no último Campeonato Brasileiro, Luccas Claro está prestes a atingir uma marca importante no clube. Ao entrar em campo na partida contra o Junior Barranquilla, nesta quinta-feira (6), na Colômbia, pela CONMEBOL Libertadores, o zagueiro irá completar 50 jogos com a camisa tricolor.

Identificado com o clube e a torcida, o camisa 4 celebrou a marca que atingirá e já projeta fincar raízes nas Laranjeiras.

“Será muito importante completar 50 jogos em um clube como o Fluminense. Não é fácil, independentemente da quantidade de jogos que nós temos. É uma marca importante para mim e estou muito feliz. Espero atingir marcas ainda maiores, sempre ajudando o Fluminense a buscar títulos e conquistar coisas grandes. Pela grandeza do clube, o Fluminense merece estar nos lugares mais altos. E espero ajudar com mais 50, mais 100 jogos, o máximo possível e fazendo sempre o meu melhor dentro de campo”, declarou o zagueiro.

Com uma vitória e um empate na CONMEBOL Libertadores, o Fluminense soma seis pontos e lidera o Grupo D da competição. E agora quer manter sua invencibilidade novamente fora de casa. Para isso, Luccas Claro pede muita dedicação ao time de guerreiros.

“Em clube grande é assim, sempre disputando jogos importantes. E poder voltar à Libertadores é sempre bom, ainda mais agora, mais adaptado, com mais confiança e vindo de bons resultados. Vai ser um jogo muito importante e espero fazer meu melhor para conquistarmos mais uma vitória”, comentou.

Luccas Claro chegou ao Tricolor no fim de 2019 e fez sua estreia no empate em 1 a 1 com o Avaí, em 1 de dezembro daquele ano. Desde então, nas 49 oportunidades em que defendeu o clube, o camisa 4 marcou seis gols (todos de cabeça), teve 28 vitórias, dez empates e 11 derrotas, além de ter conquistado o título da Taça Rio de 2020.

Na semana passada, na vitória por 2 a 1 diante do Santa Fe, na Colômbia, pela Libertadores, Nino, companheiro de zaga de Luccas Claro, alcançou a marca de 100 partidas pelo Fluminense.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana