conecte-se conosco


Sorriso

Executivo reforma estrutura administrativa

Publicado

Criação de novas pastas e remodelação de outras secretarias foi aprovada pelo Legislativo

A Lei Complementar n.º 455, que moderniza a estrutura administrativa da Prefeitura de Sorriso, foi sancionada nesta quinta-feira (30) e publicada na edição desta sexta (31 de janeiro) no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso (AMM).

O documento altera a Lei Complementar 133, de 2011, ao criar a Secretaria Municipal da Mulher e da Família (Semfa), a Secretaria Municipal de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan), e a subprefeitura do Distrito de Primavera.

A mesma lei também transforma a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a antiga Semosp, na agora Secretaria de Municipal de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), extinguindo assim a Secretaria de Transportes (Semtra).

Outras pastas foram também remodeladas, como a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), que devolve o Turismo para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e passa a Juventude para a pasta de Esporte e Lazer. A Controladoria Geral do Município (CGM), e outras pastas também foram reestruturadas, com a seguinte definição:

– Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) volta a ser Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama);

– Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) passa a ser somente Secretaria Municipal de Cultura (Semct)

– Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semel);

– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdet)

– Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já que o Saneamento foi para a Sintra;

O prefeito Alei Fernandes agradece a compreensão e a aprovação da mudança na Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (29 de janeiro). “É uma mudança necessária para modernizarmos a Administração Municipal, avançarmos em uma série de ações que darão mais agilidade ao desenvolvimento do Município e isso tudo cuidando de cada cidadão, permitindo que o cuidado com a economia pujante esteja sempre lado a lado do cuidado com cada sorrisense e esse cuidado vai ser reforçado junto à família”, declarou o prefeito, contextualizado que, de modo gradativo, as equipes estarão sendo organizadas para que as novas pastas entrem em efetivo funcionamento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Prefeitura repassa mais de R$ 3,5 milhões às APMs

Publicado

O investimento atenderá 37 Associações de Pais e Mestres

Foi formalizado na tarde desta segunda-feira (10), os termos de parceria com as 37 Associações de Pais e Mestres (APMs) da rede municipal de ensino. Neste ano, a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), destinará mais de R$ 3,5 milhões para que as unidades escolares, via APMs, possam realizar pequenas manutenções e garantir melhores condições de aprendizagem através da aquisição de material de expediente, brinquedos educativos e outros itens pedagógicos.

O recurso beneficiará diretamente estudantes, professores e a comunidade escolar. Ao todo, serão disponibilizados R$ 3.556,394,00, em duas parcelas. Cada APM receberá o recurso de acordo com o número de alunos nela matriculados. Há variação também no valor repassado para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para cada aluno da Educação Infantil, o repasse é de R$ 198,00 e para cada aluno do Ensino Fundamental, R$ 148,00.

A iniciativa foi celebrada como um avanço para a educação municipal, que marca o início de uma nova etapa de colaboração entre o poder público e as comunidades escolares, proporcionando soluções de forma menos burocrática.

“Esse valor destinado é bem significativo para que as escolas consigam manter a infraestrutura em dia, adquirir materiais essenciais e realizar reparos necessários sem depender tanto de solicitações diretas à prefeitura”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Vila Bela, Edilamar Nava.

O prefeito Alei Fernandes, pontuou que a descentralização da administração escolar é uma conduta muito inteligente, pois permite que quem está diretamente envolvido no dia a dia da escola tenha mais autonomia e capacidade de resposta às necessidades imediatas, melhorando não só a eficiência, mas também, fortalecendo o vínculo entre a gestão e a comunidade escolar.

“Com os recursos repassados, espera-se que as escolas possam oferecer um ambiente mais adequado e estimulante para o aprendizado, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa abordagem ajuda a criar um ambiente escolar mais dinâmico e responsivo às necessidades dos alunos e professores, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais eficaz”.

Alei destacou ainda que um dos compromissos da sua gestão é otimizar o desenvolvimento da educação e dos serviços prestados à população.

“Através da inclusão da tecnologia nas redes educacionais, principalmente do setor de matrículas, daremos um passo importante na modernização dos serviços prestados. A ideia de um aplicativo que permita aos cidadãos interagir diretamente com a administração para solicitar serviços e reportar problemas é uma excelente maneira de aumentar a transparência da gestão e resolver questões de forma célere e competente”, pontua.

Das 38 unidades escolares que integram a Semed, somente a escola Maria Teresa Paloschi, da Linha Santo Antônio do Morocó, que é uma escola rural, com menos alunos e turmas mistas, não conta com APM.

Para que cada associação possa receber os recursos, é necessário estar com todos os documentos em dia, bem como o planejamento para utilização deste dinheiro. A prestação de contas acerca da utilização de cada parcela também é indispensável para a liberação da parcela seguinte. Caso os integrantes das APMs tenham dúvidas sobre todo este processo, basta entrar em contato com o Departamento de Convênios, que fica na Secretaria de Fazenda, pelo 3545 8389, das 7h às 13 horas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Secretário de Agricultura Familiar participa de Dia de Campo sobre pecuária leiteira

Publicado

O secretário municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso (Semasa), Lucas de Oliveira, participou da 2ª edição do Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira em Sistemas Integrados de Produção (ILPF), realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril e pela Cooperativa Coopernova, em Sinop.

Acompanhado da produtora rural Rita de Cássia Hachya, do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), o secretário integrou o evento promovido por meio de uma parceria de cooperação técnica entre as instituições. A iniciativa teve como objetivo capacitar produtores de leite, profissionais de assistência técnica e estudantes, fornecendo informações estratégicas para aprimorar a produção leiteira em Mato Grosso.

“Viemos reforçar o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira em Sorriso”, ressaltou o secretário.

Durante a programação, os participantes foram divididos em três grupos e percorreram um circuito com diferentes estações temáticas. Em uma delas, o analista da Embrapa, Orlando Oliveira Júnior, demonstrou técnicas de manejo dos capins Panicum maximum, cultivares BRS Quênia e BRS Tamani.

Outra estação abordou o cenário da pecuária leiteira no estado, apresentando um diagnóstico da atividade e os principais resultados da produção de leite a pasto em sistemas ILPF. Já na terceira, o médico veterinário Jeferson Cristian Machado, da Coopernova, destacou a importância da qualidade do leite e os projetos de incentivo à produção.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana