conecte-se conosco


Cuiabá e VG

Fantástico denuncia três faculdades de MT por fraudar exame nacional

Publicado

Da Redação FolhaMax com Fantástico

O Fantástico mostrou um lugar onde aluno bom não tem moleza. Quem vai mal é que ganha logo um diploma. A inversão de valores seria usada para fraudar o Enade, a prova que avalia as universidades brasileiras. Pelo menos três faculdades particulares de Mato Grosso são suspeitas de participarem do esquema de fraude ao Enade: a Fausb (Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão) localizada em Várzea Grande, a Fauc (Faculdade Cuiabá) e Cândido Rondon, ambas em Cuiabá.

A maior parte dessa nota, 55% dela, sai de uma prova feita por estudantes veteranos que já tenham cumprido 80% do curso. A direção dessas faculdades deu um jeito de garantir que só os bons alunos fizessem o Enade: apressou a formatura dos alunos mais fracos, que poderiam abaixar a nota média.

O Fantástico teve acesso à gravação de reunião liderada por Maria Aparecida Enis Andrade, diretora das três faculdades. No áudio, ela fala com professores e repassa orientações de como proceder. “Tem que parar tudo e só intensificar Enade”, diz ela em um trecho do diálogo exibido na reportagem.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O objetivo é avaliar as próprias instituições de ensino tanto públicas quanto particulares.

“Do jeito que nós estamos a gente nunca vai sair do protocolo de risco”, diz a diretora na reunião se referindo a um conjunto de protocolo de sanções aplicadas pelo MEC às faculdades que se saem mal no Enade. Conforme a reportagem, em 2015 as três faculdades tiveram notas baixas: um ou dois quando o máximo é cinco. Na edição de 2018 do Enade se houve uma repetição do mal resultado as instituições poderiam ser punidas com a primeira sanção: diminuir o número de alunos nas faculdades.

A reunião que foi gravada e teve trechos exibidos pela emissora foi realizada um mês antes do exame. “Nós vamos ter que colocar de goela abaixo porque senão no Enade vai ser zero”, diz a diretora em outra parte da reunião.

Para evitar isso, a direção da universidade deu um jeito para que só os “bons alunos fizessem o Enade e apressou a formatura dos estudantes considerados “mais fracos” que poderiam derrubar a nota média da turma.

Um dos entrevistados pelo Fantástico, um professor que trabalhava em uma das faculdades em 2018, confirmou a fraude por determinação da diretoria. “A ordem que foi dada era a seguinte: para os alunos que são ruins se antecipa a formatura deles fazendo com que eles ganhem notas. Mesmo que não tivesse cumprido toda a carga do curso”, afirma o professor.

Conforme a reportagem até o questionário os estudantes preenchem como parte da avaliação do Enade com uma série de questionamentos, era manipulado. Isso porque os professores obrigavam os universitários a preencherem o formulário nos computadores da própria falculdade para controlar as respostas dadas por eles. “Antes do aluno enviar tem que ter um auditor olhando as respostas e chancelando pro aluno ir embora. Essa coisa de liberdade não existe. Ela é entre aspas”, diz a diretora na reunião.

A reportagem do Fantástico falou com estudantes que confirmaram a fraude.

Diante da situação,uUm estudante de administração fez uma denúncia anônima na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enade.

Segundo a denúncia, a faculdade ameaçou reprovar alunos que se negassem a participar da fraude. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que a autarquia federal já iniciou processo de verificação da denúncia e enviou questionários às instituições de ensino. “Já recebemos, estamos fazendo agora a apuração interna e assim que nós concluirmos enviaremos ao Ministério da Educação”, disse ele.

Ainda de acordo com a reportagem, até a vistoria técnica dos profissionais do Inep realizada nas instituições para avaliar a estrutura como laboratórios e bibliotecas, também era fraudada. Isso porque antes das visitas, a diretoria montava salas interativas, com móveis novos como frigobar, sofás e ampliava o acervo de livros. Porém, recolhia tudo após as visitas dos profissionais do Inep.

A gravação indica também que as faculdades interromperam as aulas da graduação para dar curso preparatório para o Enade.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá e VG

Barranco chama Abilio de ‘descerebrado’ e diz que Lúdio tem ‘conduta ilibada’

Publicado

por

Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco classificou o candidato a prefeito de Cuiabá Abilio Brunini de “descerebrado” ao defender a candidatura de Lúdio Cabral.

Em entrevista à imprensa na quarta-feira (16), o dirigente disse que o petista tem um histórico “ilibado” na política e faz uma “defesa consistente” do funcionalismo público. “O Lúdio é uma pessoa que está na vida pública há 20 anos, com uma história conhecida, conduta ilibada, trabalho consistente na Assembleia. E tem equilíbrio emocional”, afirmou.

A declaração ocorreu quando o parlamentar comentava sobre a aderência de servidores do funcionamento público à campanha do petista, no segundo turno das eleições municipais.

Barranco ainda rebateu críticas do liberal, que afirma que a vitória de Lúdio representaria a continuidade da gestão Emanuel Pinheiro (MDB) na Capital. Em ataques recentes, Abilio chegou a citar a esposa de Barranco, Roseli Barranco, que ocupou o cargo de secretária-adjunta de Atenção Primária de Cuiabá até março de 2023.

“Eu acredito que o Abílio é um descerebrado, uma pessoa despreparada. Eu não sei qual remédio ele tem tomando, que tem ficado mais equilibrado. No entanto, ele não perde a oportunidade de perder esse equilíbrio vez ou outra”, disse.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá e VG

Vereador Antônio “Vitamina” Destaca Importância do BRT em Reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Publicado

por

O Vereador Antônio “Vitamina” marcou presença de destaque em uma significativa reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em que o foco principal foi discutir melhorias no transporte público entre Cuiabá e Várzea Grande. O vereador, conhecido por sua atuação dedicada em prol da população, tem se destacado como um defensor incansável da qualidade nos serviços de transporte.

A reunião, que aconteceu na última [data da reunião], contou com a participação de renomados deputados estaduais, incluindo Júlio Campos, Eduardo Botelho, Juca do Guaraná, Valmir Moreto e Fábio Tardim. A presença desses legisladores demonstra a relevância do tema e o comprometimento dos representantes políticos com as necessidades da população.

Além dos parlamentares, a reunião contou com a participação de empresários da Avenida da FEB, importante via que interliga Cuiabá e Várzea Grande. A presença de líderes do setor empresarial demonstra o interesse e engajamento da iniciativa privada na melhoria do transporte público da região.

O destaque da reunião foi o Vereador Antônio “Vitamina”, que tem se destacado por sua incansável defesa em prol da qualidade no transporte público e, em especial, pela implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na região. Vitamina acredita que o BRT será um componente fundamental para o município de Várzea Grande, representando um diferencial crucial para o sistema de transporte nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Nos últimos meses, o Vereador Vitamina tem desempenhado um papel fundamental na representação do município. Ele demonstrou sua dedicação ao buscar melhorias para a população, incluindo a recente visita à sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília, onde cobrou a duplicação da rodovia dos Imigrantes. Além disso, ele também se reuniu com o Senador Jaime Campos, buscando emendas parlamentares destinadas à pavimentação de bairros em Várzea Grande.

A atuação incansável e dedicada do Vereador Antônio “Vitamina” tem chamado a atenção da população e de seus colegas políticos, consolidando-o como um representante comprometido com o progresso e o bem-estar da região. Sua presença e participação ativa na reunião da Assembleia Legislativa de Mato Grosso reforçam seu papel como voz incisiva em prol de melhorias no transporte público, consolidando-o como um líder que trabalha incansavelmente pelo avanço de sua comunidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana