Mato Grosso
Galeria Lava Pés recebe exposição com obras que homenageiam Frida Kahlo
Publicado
22 de junho de 2022, 14:50
Com obras que homenageiam e contam um pouco da história da icônica artista Frida Kahlo, a Galeria de Artes Lava Pés recebe nesta sexta-feira (24.06), às 19h, a exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’. A mostra reúne obras plásticas e uma instalação da artista plástica mato-grossense Meg Marinho, uma admiradora apaixonada pela representação artística e trajetória de vida da pintora mexicana.
A exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’ apresenta 50 pinturas feitas nos últimos cinco anos pela artista Meg Marinho, que se inspira na história e obra de Frida Kahlo para criar versões da mexicana. Entre as obras, o público poderá encontrar diferentes interpretações de Fridas, retratadas como Mariele, Maria Taquara, uma gueixa, uma cigana, no Cerrado e outras inspirações.
A mostra também traz trajes que mostram o estilo único de vestir da pintora, um filme biográfico e fotografias de Frida Kahlo cedidas de outra exposição que circulou no Brasil. Também conta com uma instalação que reproduz o sentimento da artista no período em que ficou acamada após um trágico acidente.
“Me sinto realizada com essa exposição. Sinto que tenho uma ligação de alma com a Frida. As obras trazem a Frida que carrego comigo e todas as possíveis versões que a vejo. Frida Kahlo para mim é um exemplo de força e determinação, e este é um convite para todos que queiram conhecer um pouco da história e o trabalho dessa artista sensível e genial”, comenta Meg Marinho.
Meg Marinho é natural de Mato Grosso do Sul, mas mora em Cuiabá desde os sete anos de idade. Começou a pintar aos 12 anos, foi aluna de Dalva de Barros e já participou de várias exposições. Ela é pós graduada em Arte e Cultura, e hoje dedica seu tempo ao ateliê Casa de Arteira, localizado em Chapada dos Guimarães.
Serviço
Exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’
Local: Galeria de Artes Lava Pés, localizada no prédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Endereço: Rua José Monteiro Figueiredo, 510, Duque de Caxias, Cuiabá.
Abertura: Sexta-feira (24.06), às 19h
Visitação: 27 a 29 de julho, de segunda a sexta-feira. Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Entrada: Gratuita
Mais informações: (65) 99266-3699 – Meg Marinho


Mato Grosso
Estado inicia tratativas para implementar sistema de gestão completo para combate aos incêndios
Publicado
29 de junho de 2022, 15:40
Com o objetivo de conhecer novidades sobre práticas e tecnologia de combate aos incêndios, uma comitiva de Mato Grosso participou da Feira Internacional de Combate a Incêndio, Proteção Civil, Resgate e Segurança, a Interschutz. O evento aconteceu entre os dias 20 e 25 de junho, em Hannover, na Alemanha.
“As agendas técnicas que participamos já possibilitaram que iniciássemos as tratativas para que Mato Grosso seja o pioneiro em um sistema completo de gestão do combate aos incêndios florestais”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. O modelo de gestão que seria implementado como um projeto piloto, possibilita monitorar desde os insumos utilizados, até o dimensionamento das áreas que tiveram o combate aos incêndios, focos de calor, e as cicatrizes de queimadas.
Entre os equipamentos apresentados, alguns podem facilitar o combate aos focos de calor e facilitar esta tarefa aos bombeiros militares, como por exemplo, um caminhão de combate aos incêndios, totalmente elétrico, que é preparado para terrenos de difícil acesso.
“Por ser uma tecnologia alemã, e por termos o financiamento do Programa REM, que tem o apoio do governo Alemão, mostrando o compromisso do Governo de Mato Grosso e como essas inovações podem nos auxiliar, vamos pleitear receber agumas dessas ferramentas. Queremos continuar sendo um estado que se destaca pelo uso da tecnologia em favor do meio ambiente”, explica a gestora.
Também foi apresentado um sistema de monitoramento de satélite que mostra quase em tempo real os focos de calor. Esse sistema é chamado de plataforma de predição de incêndios florestais, e poder conhecer a ferramenta de perto demonstrou a importância para um combate mais efetivo do fogo, destaca a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-Coronel BM Jusciery Rodrigues Marques.
“Conhecemos nesta visita as tecnologias, equipamentos e materiais de vários países, e pudemos selecionar quais seriam mais adequadas para serem implementadas aqui em Mato Grosso”, explica.
Também participaram da agenda no exterior o secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges, e o diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Aluísio Metelo Junior.
Interschutz
O evento reúne autoridades e especialistas como a maior feira do mundo sobre serviços de incêndio, salvamento, defesa civil e segurança. Foram apresentados durante cinco dias inovações sobre a proteção civil, combate a incêndios, soluções de comunicações e centro de controle, serviços de resgate, equipamentos de proteção e prevenção de incêndios.
Fonte: GOV MT
Mato Grosso
Moradores de Alta Floresta destacam a importância do Hospital Regional para a população
Publicado
29 de junho de 2022, 15:35
A construção do novo Hospital Regional de Alta Floresta foi iniciada nesta terça-feira (28.06), após assinatura da ordem de serviço emitida pelo governador Mauro Mendes e pela a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.
A região de saúde do Alto Tapajós, que conta com seis municípios, receberá um novo hospital de média e alta complexidade. O investimento será de R$ R$ 112,3 milhões.
Funcionário de uma farmácia em Alta Floresta, Flávio Domingos comemorou o início da construção. “É uma alegria enorme ver que a população não vai precisar mais fazer o sacrifício de depender de ambulância para deslocamento para Sinop ou Cuiabá. Correndo o risco de muitas vezes nem conseguir o tratamento. Teremos a saúde de forma eficaz bem perto da gente”, disse.
Outra moradora bastante satisfeita com a notícia é a Cleci Simione, que é gerente de uma loja em Alta Floresta. Ela reforça que a cidade é muito carente de assistência em saúde e está geograficamente distante dos polos assistenciais.
A moradora ainda conta que o esposo precisou ficar 30 dias internado em Cuiabá, na tentativa de conseguir uma vaga hospitalar. “Quando precisa de UTI, tem que ir para fora. O hospital vai melhorar muito [o atual cenário], porque temos muitas pessoas carentes. Não será mais necessário sair para fora para fazer o tratamento, podendo tratar na nossa própria cidade. Isso traz uma tranquilidade para toda a população”, avaliou.
Projetado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o Hospital Regional de Alta Floresta contará com 151 leitos, sendo 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI, entre adulto, pediátrico, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimentos de média e alta complexidade.
A unidade também terá 10 consultórios médicos, dois consultórios para atendimento às gestantes, seis salas de centro cirúrgico e espaços para banco de sangue, banco de leite materno e para a realização de exames como tomografia e colonoscopia.
A dona Gislaine Cristina Garcia veio de São José do Rio Preto para Alta Floresta e mora no município há quase dois anos. Atualmente, ela faz doces para vender e está bastante animada com a notícia da construção do hospital em seu município de residência.
“A cidade vai ser muito beneficiada em ter um hospital aqui. O que nos preocupa hoje é a falta de atendimento devido à logística, porque Alta Floresta fica um pouco longe do polo de Sinop, então fico temerosa. Mas agora, com a construção do Hospital Regional, com toda certeza, a população vai ganhar muito com isso”, pontuou.
Além de Alta Floresta, o Hospital Regional será referência para os municípios Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.
Novos Hospitais
Além do início das obras do Hospital Regional de Alta Floresta, o Governo de Mato Grosso também iniciou neste ano a construção dos Hospitais Regionais de Tangará da Serra, de Juína e do Araguaia, em Confresa.
Em Cuiabá, o Estado executa as obras do Hospital Central, que ficou paralisado por mais de 30 anos, e do novo Hospital Júlio Muller.
Fonte: GOV MT

Polícia Civil desarticula esquema criminoso e prende funcionário de empresa em Lucas do Rio Verde

Estado inicia tratativas para implementar sistema de gestão completo para combate aos incêndios

ALMT aprova projeto de lei que determina contratação mínima de artistas locais com recursos destinados à cultura

Delegado Claudinei é o deputado que mais destina recursos para a Polícia Civil, aponta relatório da Sesp

Prefeito Emanuel Pinheiro faz alerta à população para doses de reforço da Covid-19
Política MT


ALMT aprova projeto de lei que determina contratação mínima de artistas locais com recursos destinados à cultura
A autora do projeto de lei é a deputada Janaina Riva (MDB). Foto: Marcos Lopes A Assembleia Legislativa aprovou, nesta...


Delegado Claudinei é o deputado que mais destina recursos para a Polícia Civil, aponta relatório da Sesp
Foto: Marcos Lopes A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou, na semana passada, um informe detalhado sobre os...


Projeto institui ensino gratuito da língua inglesa a profissionais de turismo de MT
Foto: Helder Faria O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na última quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Polícia Civil desarticula esquema criminoso e prende funcionário de empresa em Lucas do Rio Verde
Um esquema criminoso articulado por funcionários de uma empresa de materiais de construção em Lucas do Rio Verde, região norte...


Suspeito de abuso sexual contra enteada é preso em Sorriso pela Polícia Civil
Um suspeito de cometer estupro contra a enteada teve a prisão cumprida pela Polícia Civil, nesta terça-feira (28), em Sorriso,...


Foragido de SP é localizado pela Polícia Civil em Primavera do Leste
A equipe da Delegacia de Roubos e Furtos de Primavera do leste prendeu nesta terça-feira (28) um foragido da Justiça...
Mais Lidas da Semana
-
Política Nacional22 de junho de 2022, 22:05
Senado aprova PDL que libera gasto com pessoal de organizações sociais
-
Esportes23 de junho de 2022, 08:30
Goiás e Atlético empatam sem gols
-
Mato Grosso28 de junho de 2022, 12:37
Nova Santa Helena é o município com melhor classificação de qualidade da informação contábil e fiscal em Mato Grosso
-
Policial23 de junho de 2022, 15:35
Polícia Civil recupera em VG camionete furtada no bairro Santa Cruz em Cuiabá
-
Política Nacional23 de junho de 2022, 14:50
Senado quer ampliar programas sociais em troca da desoneração do ICMS
-
Política MT23 de junho de 2022, 11:36
Deputado cobra resposta do governo sobre retorno de servidores da Empaer
-
Policial25 de junho de 2022, 15:35
Agressor é preso novamente depois de sair da prisão, descumprir medida protetiva e ameaçar vítima
-
Policial27 de junho de 2022, 10:20
Polícia Civil participa da 4ª edição do Curso de Inteligência de Fiscalização Ambiental 2022