conecte-se conosco


Cuiabá

Gestores recebem certificado de conclusão de curso de atualização profissional

Publicado

Gestores das 170 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino receberam na sexta-feira (10), os certificados de conclusão do curso de atualização profissional do Programa Escola de Gestores 2021-2022. Os 486 gestores, entre diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares concluíram o curso em dezembro do ano passado. Foram, no total sete módulos, com 100 horas-aulas ministradas no formato on-line, abordando temas relacionados às necessidades formativas prioritárias para o desenvolvimento das ações essenciais das rotinas de funcionamento das unidades educacionais.

Durante a cerimônia, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado parabenizou a equipe pelo sucesso do curso que mobilizou 100% dos gestores. Falou sobre os objetivos do Programa e homenageou a Profª. Ms. Mabel Strobel Moreira da Silva, patronesse da terceira turma da Escola de Gestores.

“A sociedade exige uma educação de qualidade. Por isso qualificamos constantemente os gestores dentro dos princípios de uma gestão humanizada, conforme a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Nesse processo, cada um construiu um saber especifico, mas o que temos como resultado maior é uma construção coletiva de saberes, que fortalece a gestão democrática e nos coloca em condições de enfrentar os desafios da Educação. Nós somos responsáveis e estamos comprometidos em levar adiante uma Educação de qualidade, equânime e inclusiva”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

A Prof. Ms. Mabel Estrobel agradeceu a homenagem e emocionada se disse orgulhosa de fazer parte da rede pública municipal de Educação. Falou sobre a importância do Programa Escola de Gestores, para a formação continuada dos profissionais e o papel da escola para o  futuro da sociedade. “Cada um dos gestores tem a grande tarefa de mobilizar pessoas em torno de um projeto pedagógico e, vestir de conhecimento os estudantes. A escola é uma produtora de conhecimento e os gestores empreendedores do futuro”, disse a madrinha da turma.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Batista da Cruz, Simone de Oliveira Souza foi uma das cursistas. “A formação continuada é imprescindível. Em relação ao curso de atualização profissional, foi um grande aprendizado. O curso foi ministrado por formadores da própria Secretaria, que conhecem a nossa realidade. Este é um grande legado da gestão, a possibilidade de aprimorarmos os nossos conhecimentos, para podermos acompanhar a modernização e o crescimento da Educação de Cuiabá”, destacou a diretora escolar.

A diretora da EMEB Celina Fialho Bezerra, Yaskara Seziane Marques, destacou a importância da formação para a gestão da unidade educacional. “A formação da Escola de Gestores me fez refletir sobre o papel da escola como órgão responsável pela educação, perceber entender que somos agentes que unem todas as esferas na instituição e por isso, somos responsáveis por criar um ambiente que torne os cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres apesar dos obstáculos que se apresentam. É preciso um trabalho de parceria entre professores, coordenação pedagógica, pais e alunos tanto na esfera pedagógica quanto na administrativa”, disse ela.

Participaram da cerimônia, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, a diretora de Gestão Educacional, Zileide Lucinda dos Santos, o presidente da Câmara da Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação, Hildeberto França de Paula, o presidente do Colegiado de Diretores da Rede Pública Municipal, Ednilson Albino de Carvalho, Helena Bortoloto, representante do Sintep-Cuiabá e o vereador Adevair Cabral, líder do Prefeito na Câmara Municipal.

Escola de Gestores

O Programa Escola de Gestores foi criado em 2019, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, para subsidiar a prática das equipes gestoras, criando um referencial de Gestão Democrática que auxilie a gestão escolar.

Nesta edição, o curso foi realizado totalmente online, com aulas em vídeos, disponibilizados numa plataforma dedicada à formação a distância (EAD). 

Em agosto tem início a segunda etapa do curso com a realização de 32 horas-aula divididas em módulos específicos, direcionados aos gestores das unidades educacionais que atendem estudantes da segunda e terceira infância, com temas voltados para a melhoria dos processos de alfabetização e letramento, em interface com o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou neste sábado (02), a solenidade de abertura oficial da programação da 54ª Expoagro, que começa na próxima segunda-feira (04) e vai até o dia 10 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro – ACRIMAT.

O evento começou com uma cavalgada que reuniu as comitivas com cerca de 70 cavaleiros e amazonas, com participação da cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso. Os cavaleiros saíram do parque de exposições e passaram pela Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha). O controle do tráfego foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Por fim, as comitivas chegaram ao Palácio Alencastro, onde foram recebidos pelo prefeito e demais autoridades, com um café da manhã ao som do Corpo Musical da Polícia Militar.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal também assinou o Decreto que transfere simbolicamente o seu gabinete, entre os dias 4 e 8 de julho, para o local onde será realizada a feira agropecuária. “Após o período em que ficou suspensa a Expoagro, especialmente nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, recebemos de braços abertos esse grande evento festivo, de negócios e de oportunidades, que coloca Cuiabá na vitrine da economia do setor agropecuário, marcando a tradição de um Estado e uma capital do agronegócio que fomenta o seu desenvolvimento e demonstra a importância do fortalecimento do setor agropecuário. Por isso, celebramos a retomada da 54ª Expoagro e, em homenagem a essa importância, estamos transferindo simbolicamente o nosso gabinete para o Parque de Exposições Jonas Pinheiro e daremos expediente lá também, para mostrar não apenas o envolvimento, mas também o comprometimento da Prefeitura de Cuiabá com o setor agropecuário da nossa capital”, destaca o prefeito.

Após cinco anos desde o último evento, a Expoagro que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna ao público reunindo diversas atividades como exposições de ovinos e pequenos animais, fóruns das Cadeias Produtivas, debates, palestras e oficinas gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. “Esse ano será muito diferente, porque sempre a programação é realizada em dois finais de semana. Mas, devido ao tempo hábil para organização, decidimos fazer seis dias de evento com três dias de shows gratuitos, isso nunca havia ocorrido. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá entra com um apoio muito amplo, que vai nos ajudar a realizar um belíssimo evento, tenho certeza que vai ser um sucesso”, disse o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, está montando um estande com mais de 3 mil m², que apresenta os pilares do programa Pra Frente Cuiabá, são eles: Agro da Gente, Sine da Gente, Cuiabanco, Imex e Qualifica Cuiabá. A estrutura abrigará ainda o gabinete do prefeito, que será transferido para o local durante os dias do evento.Também estará disponível uma exposição com os tratores e equipamentos que atuam na agricultura familiar, uma área de sustentabilidade com placas solares, um container com amostras sobre a ferrovia e, mais uma novidade, um painel de led com transmissão ao vivo dos rodeios e shows para o público. A ação conta ainda com participação efetiva das secretarias municipais de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer.

“Sem dúvida, a 54ª Expoagro representa história, o maior evento ligado ao setor do agronegócio e, por isso, a Prefeitura não poderia, neste período pós-pandemia, ficar ausente desse evento e de forma muito nobre estamos promovendo a abertura de forma oficial. Além disso, preparamos o nosso estande que é uma integração de esforços de várias secretarias para fomentar o desenvolvimento da economia da nossa região, com o programa Pra Frente Cuiabá, integrando o Turismo e a Cultura. Teremos ainda a participação da Prefeitura no fórum de palestra, onde estaremos discutindo a logística de Cuiabá, o empreendedorismo e o projeto do programa de agronegócio de Cuiabá.  Então, nossa expectativa é muito positiva”, pontua o secretário Francisco Vuolo.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, mencionou ainda o investimento na realização das obras de requalificação do parque de exposições. “A Prefeitura de Cuiabá foi e sempre será parceira de um evento tão importante como esse para nossa economia, nossa cultura e para a população. Acrescento também que a gestão, em parceria com o Sindicato Rural, está fazendo a maior obra da história do parque de exposição, que é o Centro de Eventos Jonas Pinheiro. Através de uma emenda federal e uma contrapartida da Prefeitura de Cuiabá, estamos transformando aquele espaço no maior centro de eventos do Centro-Oeste”, reforça Stopa.

Também estiveram presentes o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, o diretor do Sindicato Rural, Allan Paulino, o deputado estadual, Carlos Avallone, entre outras autoridades.

Confira a programação completa:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Programa Melhor em Casa promove festas juninas aos pacientes

Publicado

Músicas tradicionais, danças, grande animação, decoração especial e vestimentas juninas. Assim é possível descrever a ação realizada pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD), vinculada ao Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de  Saúde de Cuiabá, que transformou a sexta-feira (1), de diversos pacientes assistidos pela rede, em um dia muito divertido e especial, em comemoração ao mês junino. 

Implantado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2020, a iniciativa oferece assistência médica especial a pessoas acamadas, domiciliadas ou que possuem algum tipo de elegibilidade – dificuldades de locomoção até as unidades de saúde, possibilitando a garantia de seus respectivos tratamentos clínicos. 

Com a finalidade de incrementar e trazer leveza à rotina de acompanhamentos, os profissionais tiveram a ideia de promover 18 festas durante as visitas de rotina, levando um pouco de descontração e mimos aos pacientes. A coordenadora da EMAD, Joelma Toledo, explicou que a iniciativa, além de estreitar os vínculos com os pacientes, traz para perto também seus cuidadores.

“Levamos hoje algo diferente para eles, mas principalmente aos seus zeladores também. Precisamos ter uma visão além das enfermidades, o que inclui o contexto social, psicológico, financeiro e demográfico, envolvendo as famílias e dando condições seguras de continuidade dos cuidados recomendados quando não estamos presentes, promovendo assim, uma educação permanente, para que possam entender e desenvolver as atividades necessárias que garantam o bem-estar dos pacientes”, disse. 

O coordenador da Atenção Primária de Saúde, Wilson Cutas, afirmou que o projeto Melhor em Casa visa a desospitalização, ofertando os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma segura e humanizada, premissa da gestão Emanuel Pinheiro. “Disponibilizamos condições que em um hospital, por exemplo, eles não teriam. Com o Melhor em Casa, eles continuam todo auxílio e o mais importante, ao lado de seus familiares”, acrescentou. 

Reconhecido nacionalmente, o município foi um dos escolhidos recentemente para do Projeto Piloto – Instrumento de Elegibilidade, que será implantado pelo Ministério da Saúde, com o intuito de reorganizar os critérios para a elegibilidade dos pacientes, visando a padronização em todo o território brasileiro. 

Jozi Soares, filha de dona Guilhermina, de 80 anos, uma das pacientes visitadas, afirmou que o apoio da Prefeitura de Cuiabá tem sido fundamental para a evolução do quadro de saúde de sua mãe, diagnosticada com Alzheimer. “Eles nos ajudam tanto. Toda semana estão aqui com ela, sempre muito atenciosos e, graças a Deus, está melhorando dia após dia”, frisou. 

Na capital, atualmente 170 pessoas são assistidas pelo Programa Melhor em Casa, que é realizado pela EMAD, formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista e a Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP), que consiste em farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana