conecte-se conosco


Mato Grosso

Governador descarta reduzir ICMS sob a conta de energia

Publicado

O governador Mauro Mendes (DEM) disse que, neste momento, não há como reduzir os percentuais de ICMS cobrado nas contas de energia em Mato Grosso. Segundo o governador, a atual situação financeira do Estado impede que se faça renúncia de receita.

 

A população se assustou as contas de energia de setembro e outubro e até uma CPI foi aberta na Assembleia Legislativa para investigar os altos preços. A “CPI da Energisa” teve sua primeira reunião na quarta-feira (24).

“Se o que o Estado arrecada no mês não dá para pagar as despesas, como é que vamos diminuir a arrecação?”, questionou Mendes.

O governador comentou que numa hipótese disso ocorrer teria que ser reduzido salário do servidor, por exemplo.

 

“Será que a Assembleia está disposta a diminuir seu duodécimo? Será que a população está disposta a ter menos policiais nas ruas? Diposta a ter menos carros de polícia na rua? Pra gente dimunir receita é preciso diminuir despesa primeiro, não tem dinheiro para pagar conta, é preciso que apontem onde podemos cortar além daquilo que já fizemos”, destacou.

 

Em Mato Grosso, o ICMS não é cobrado para quem consome até 100 kWh, de 101 a 150 kWh é de 10%, 151 a 200 kWh é de 15%, de 201 a 250 kWh é de 17%, de 251 a 500 kWh é de 25% e acima de 500 kWh é de 27%.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Parques Estaduais serão reabertos na segunda-feira (19.04); uso obrigatório de máscara

Publicado


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) reabre na próxima nesta segunda-feira (19.04) os Parques Estaduais urbanos para utilização do público. Será possível acessar as tradicionais trilhas dos Parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, localizados em Cuiabá. 

Estão mantidas as medidas de prevenção à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no local, inclusive durante as atividades físicas. A fiscalização é feita pelos vigilantes dos parques e pela Polícia Militar para que as medidas de segurança sejam cumpridas.

Os parque estavam fechados desde o dia 1º de abril seguindo o decreto municipal que suspendia as atividades coletivas nos parques públicos.

Funcionamento

Os Parques estaduais localizados em Cuiabá abrem aos sábados e domingos das 5h às 12h, e de segunda a sexta-feira das 6h às 17h. 

Além de áreas de lazer que atendem à sociedade cuiabana, os Parques Estaduais Massairo Okamura, Mãe Bonifácia e Zé Bolo Flô, representam, juntos, cerca de 197 hectares de área verde preservada do Bioma Cerrado em plena área urbana, geridos pela Sema-MT. 

Em tempos normais, o Parque Mãe Bonifácia recebe uma média de 600 pessoas ao dia, chegando a 3 mil visitantes nos finais de semana para desfrutas dos 9 km de trilha. A atração está localizada na Av. Miguel Sutil, nas proximidades do Bairro Santa Helena.

O parque possui trilhas onde se observa espécies do cerrado, e durante caminhada, é possível se deparar com macacos, capivaras e répteis. A unidade conta com trilhas, postos com equipamentos de ginástica para a prática de exercícios físicos de alongamento, sanitários, bebedouros, estacionamento e espaço para lazer. 

Situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA, o Parque Massairo Okamura possui uma das poucas nascentes preservadas em área urbana na Capital: a nascente do Córrego do Barbado. Além de trilhas e infraestrutura com sanitários, o local abriga a Praça Nações Indígenas, que faz referência à memória dos povos indígenas de Mato Grosso. 

O Zé Bolo Flô também atua como um respiro para os moradores da Região do Coxipó, com seus 3,1 km de trilha em meio à vegetação.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Doses das vacinas já estão disponíveis para retirada por Cuiabá e VG; Estado concluiu envio de remessas para o interior

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) já disponibilizou, na manhã deste sábado (17.04), as doses da última remessa de vacinas contra a Covid-19 para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Os quantitativos foram definidos pela Resolução nº 27 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada na sexta-feira (16.04). 

Neste sábado, também foi iniciada e concluída a logística de distribuição aérea das vacinas para os 14 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso, de onde os municípios poderão agendar a retirada.

Até o momento, Cuiabá e Várzea Grande não agendaram a retirada das 17.670 e 6.350 doses, respectivamente, destinadas exclusivamente para estes municípios.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana