Com objetivo de envolver a comunidade em projetos de sustentabilidade, o Shopping Pantanal, em Cuiabá, iniciou nesta semana o “Sustentabiidade Transforma”. Interessados poderão participar de um tour pelas dependências do centro de compras para ter acesso às iniciativias sustentáveis desenvolvidas no local.
As visitas ocorrerão duas vezes na semana, com grupo máximo de 30 pessoas. Para agendar basta acessar o site.
O tour começa na praça de alimentação, onde os participantes poderão ver como é feita a separação do lixo e a coleta de óleo de cozinha dos restaurantes.
Em seguida, andarão pelo shopping e verão os coletores de lâmpadas, pilhas e baterias, além do recém instalado tapume sustentável – ponto de descarte de latas, papelão, plástico, pilhas e baterias, óleo de cozinha e capsula de café – voltado para clientes e lojistas.
Os visitantes também conhecerão como o centro de compras reutiliza cerca de 600 mil m³ de água todo mês água. Hoje, o equipamento aproveita a água do sistema de ar-condicionado para uso em descargas, lavar calçadas, além de regar os jardins do paisagismo.
Reprodução/Assessoria
Espaço Sustentável, um projeto volante de 64 m2, que foi setorizado para conscientizar o público de forma lúdica
Depois, os participantes irão até a área de reciclagem e conhecerão como é segregado os resíduos orgânicos dos recicláveis.
O Pantanal Shopping é o centro de compras do grupo Ancar Ivanhoe, que mais recicla lixo no país. Ao todo, são 60 toneladas de lixo por mês reutilizados. O lixo recolhido é coletado por um caminhão e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.
O passeio continua com a ida as duas hortas que o empreendimento mantém. Elas estão localizadas no telhado e na doca e juntas possuem mais de 250m² e produzem cerca de 1.200 verduras e hortaliças por mês. Entre elas estão: cebolinha, coentro, salsa, berinjela, pimenta de cheiro, tomate cereja, tomate, pimentão, hortelã, alface, alface roxo, rúcula e couve.
Todos os itens colhidos são destinados aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio.
Carbono Zero
Além das visitas guiadas, o centro de compras também é pioneiro aos ser o primeiro shopping do Brasil a aderir ao Programa Forest Friend de Sustentabilidade. A parceria permite a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – também chamados de CO2 – de equipamentos, veículos utilizados pelo shopping, lixo, colaboradores, energia, gás, entre outros, por meio da compra de créditos de floresta do Programa Brasil Mata Viva (BMA).
Outro ambiente diferenciado é o Espaço Sustentável, um projeto volante de 64 m2, que foi setorizado para conscientizar o público de forma lúdica e divertida.
Segundo as arquitetas responsáveis pela loja, Ane Elise Caixeta Mateus e Yasmin Vanessa Dantas, a loja foi projetado com materiais reciclados ou de reuso, o que traz o contraste entre o estilo industrial e elementos artesanais, a fim de transmitir uma atmosfera criativa e sustentável.