conecte-se conosco


Cuiabá

Horta e espaço especial podem ser visitados em shopping de Cuiabá

Publicado

MidiaNews

Com objetivo de envolver a comunidade em projetos de sustentabilidade, o Shopping Pantanal, em Cuiabá, iniciou nesta semana o “Sustentabiidade Transforma”. Interessados poderão participar de um tour pelas dependências do centro de compras para ter acesso às iniciativias sustentáveis desenvolvidas no local.

As visitas ocorrerão duas vezes na semana, com grupo máximo de 30 pessoas. Para agendar basta acessar o site

O tour começa na praça de alimentação, onde os participantes poderão ver como é feita a separação do lixo e a coleta de óleo de cozinha dos restaurantes.

Em seguida, andarão pelo shopping e verão os coletores de lâmpadas, pilhas e baterias, além do recém instalado tapume sustentável – ponto de descarte de latas, papelão, plástico, pilhas e baterias, óleo de cozinha e capsula de café – voltado para clientes e lojistas.

Os visitantes também conhecerão como o centro de compras reutiliza cerca de 600 mil m³ de água todo mês água. Hoje, o equipamento aproveita a água do sistema de ar-condicionado para uso em descargas, lavar calçadas, além de regar os jardins do paisagismo.

Reprodução/Assessoria

HORTA

Espaço Sustentável, um projeto volante de 64 m2, que foi setorizado para conscientizar o público de forma lúdica

Depois, os participantes irão até a área de reciclagem e conhecerão como é segregado os resíduos orgânicos dos recicláveis.

O Pantanal Shopping é o centro de compras do grupo Ancar Ivanhoe, que mais recicla lixo no país. Ao todo, são 60 toneladas de lixo por mês reutilizados. O lixo recolhido é coletado por um caminhão e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.

O passeio continua com a ida as duas hortas que o empreendimento mantém. Elas estão localizadas no telhado e na doca e juntas possuem mais de 250m² e produzem cerca de 1.200 verduras e hortaliças por mês. Entre elas estão: cebolinha, coentro, salsa, berinjela, pimenta de cheiro, tomate cereja, tomate, pimentão, hortelã, alface, alface roxo, rúcula e couve.

Todos os itens colhidos são destinados aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio.

Carbono Zero

Além das visitas guiadas, o centro de compras também é pioneiro aos ser o primeiro shopping do Brasil a aderir ao Programa Forest Friend de Sustentabilidade. A parceria permite a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – também chamados de CO2 – de equipamentos, veículos utilizados pelo shopping, lixo, colaboradores, energia, gás, entre outros, por meio da compra de créditos de floresta do Programa Brasil Mata Viva (BMA).

Outro ambiente diferenciado é o Espaço Sustentável, um projeto volante de 64 m2, que foi setorizado para conscientizar o público de forma lúdica e divertida.

Segundo as arquitetas responsáveis pela loja, Ane Elise Caixeta Mateus e Yasmin Vanessa Dantas, a loja foi projetado com materiais reciclados ou de reuso, o que traz o contraste entre o estilo industrial e elementos artesanais, a fim de transmitir uma atmosfera criativa e sustentável.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Sociedade Brasileira de Cardiologia atende 170 pessoas em ação no Museu do Rio

Publicado

Com 170 atendimentos gratuitos em saúde cardíaca, o Museu do Rio virou referência de cidadania e promoção da saúde durante ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no sábado (26), a iniciativa ofereceu consultas médicas e orientação ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças silenciosas.

Além dos atendimentos médicos, o Museu do Rio, que é o local onde está instalado o Aquário Municipal, que tem entrada gratuita desde a gestão do prefeito Abilio Brunini, registrou a visita de 2.251 pessoas, entre moradores de diversos municípios de Mato Grosso e turistas da Argentina.

Presente no evento, o prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de aproximar a saúde da população, inclusive participando da aferição de sua própria pressão arterial, já que é hipertenso.
“Estamos democratizando o acesso à saúde preventiva, trazendo ações gratuitas e de qualidade para a população. A hipertensão é uma doença silenciosa e cuidar da prevenção é salvar vidas. Vamos ampliar essas parcerias para levar ainda mais saúde a quem precisa”, afirmou o prefeito.

O evento contou com a atuação de dez médicos cardiologistas, entre eles Danilo O. Arruda Junior, Marcos Vinicius, Jose Silveira Lage, Angelica Moya, Nathalia Camarão, Cristina Gama, Ana Luisa Guerra, Kamilla Morbeck, Michelle Birtche e Pedro Alexandre. A iniciativa também recebeu apoio da Sonicardio e do Hospital Geral.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, novas ações de promoção à saúde já estão sendo planejadas para acontecer em espaços públicos da capital, em alinhamento com a proposta de governo de Abilio Brunini.
“Projetos como este mostram que o turismo e a saúde podem caminhar juntos, valorizando nossos espaços culturais e levando serviços essenciais à população”, pontuou.

O secretário adjunto de Turismo, Gustavo Vandoni, destacou a receptividade do público e a importância da ação.
“A população participou de forma ativa, buscando orientações, tirando dúvidas e realizando seus exames. Tivemos uma equipe médica altamente qualificada que garantiu o atendimento de excelência do começo ao fim”, disse.

Participaram do evento moradores de Cuiabá, Várzea Grande e de cidades como Tangará da Serra, Rondonópolis, Jangada, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Campo Verde e Sorriso, além de visitantes do estado de São Paulo.

#PraCegoVer

A imagem que ilustra o texto mostra as pessoas recebendo o atendimento dos médicos cardiologistas. O atendimento é individual, e são 10 profissionais na ação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito prestigia VI Sarau Prosa, Poesia e Justiça e declama versão atualizada de poema

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou na noite de sexta-feira (25) do VI Sarau Prosa, Poesia e Justiça, realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em Cuiabá. O evento homenageou os 140 anos de nascimento de Dom Aquino Corrêa, celebrando sua contribuição para a arte, a literatura e a cultura, além de enaltecer o aniversário de 306 anos da capital mato-grossense, comemorado em 8 de abril.

Voltado para magistrados, juízes, advogados, amigos da Esmagis e convidados, o sarau contou com apresentações de poemas do homenageado. Entre os participantes, o prefeito Abilio Brunini surpreendeu ao apresentar uma versão atualizada do poema lírico “As Lavras do Sutil”, utilizando palavras mais simples para aproximar a obra do público contemporâneo.

Antes da apresentação, Abilio pediu licença para propor essa releitura, ressaltando que a intenção era manter viva a essência da obra, mas adaptá-la aos dias atuais. A inovação foi bem recebida, gerando aplausos, sorrisos e comentários positivos entre os presentes.

Em seguida, o prefeito declamou a versão original do poema, destacando a maestria de Dom Aquino Corrêa na escrita. “Ele o fez melhor”, afirmou Abilio, reconhecendo o talento do autor.

“Homenagear Dom Aquino Corrêa é preservar a nossa memória e história. Cuiabá tem uma dívida de gratidão a ele, que ajudou a construir a narrativa da nossa cidade. Fico feliz de ter participado deste momento tão importante. Sei que minha declamação não esteve no mesmo nível dos demais, mas deixei minha singela contribuição e agradeço pela oportunidade”, declarou o prefeito.

Entre as personalidades que se apresentaram esteve Maria Ligya de Borges Garcia, considerada a “manaura mais cuiabana do Brasil”, que, aos 94 anos — “beirando 95”, como ela mesma brincou —, emocionou o público ao recitar o poema “Madrugadas Cuiabanas”.

“Que honra estar aqui para esta homenagem. Deus me deu o privilégio de conviver com Dom Aquino e agora mais esta alegria”, afirmou.

Diversos poemas de Dom Aquino Corrêa também foram apresentados, como “Alavanca de Ouro”, “Os Sinos”, “Poesia Genetlíaca”, “Cidade Verde” e “Terra Natal”, interpretados por Amini Haddad, Ester Belém Nunes, Sebastião Carvalho, Breno Miranda e Antônio Horácio da Silva Neto, todos ligados à área jurídica.

A programação também contou com a irreverência e a performance da poetisa Luciene Carvalho, que apresentou obras autorais. A Banda Musical do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso abrilhantou o evento com apresentações musicais.

Francisco de Aquino Corrêa, conhecido como Dom Aquino Corrêa, foi sacerdote, arcebispo de Cuiabá, poeta, orador sacro e político. Nascido em 2 de abril de 1885, em Cuiabá (MT), faleceu em 22 de março de 1956, em São Paulo (SP).

O evento foi coordenado pela vice-diretora-geral da Esmagis, desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, e seguiu o propósito das edições anteriores: promover a integração cultural e artística entre magistrados e magistradas mato-grossenses, incentivando a literatura, música, poesia e artes plásticas, além de divulgar obras literárias de autores ligados à instituição.

#PraCegoVer

A foto mostra o espaço do Sarau, bem iluminado, com o prefeito Abilio Brunini no momento em que declama o poema, na frente dos convidados. Os demais participantes do evento estão sentados nas mesas e de frente para o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana