Várzea Grande
Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande abre processo seletivo para 3ª turma em residência médica e se torna referência
Publicado
21 de novembro de 2023, 16:45
Processo seletivo é para preencher quatro vagas em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica/Ministério da Educação, oferecendo bolsas providas pelo Ministério da Saúde. Contemplam duas vagas em Clínica Médica, com duração de dois anos, e duas vagas em Cirurgia Geral, com duração de três anos
O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) alcançou um marco significativo ao se tornar referência em Residência Médica, destacando-se como um centro de formação de profissionais de excelência em saúde. Esse avanço é resultado do comprometimento da gestão liderada pelo prefeito Kalil Baracat em melhorar os serviços de saúde, especialmente no pronto-socorro.
A Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação credenciou o HPSMVG em novembro de 2021 para programas de residência em Clínica Médica e Cirurgia Geral. Desde então, o hospital tem realizado anualmente o processo seletivo, e agora anuncia a abertura das inscrições para a terceira turma, com início em 2024.
O Secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, destaca a importância desse marco para a cidade. “O processo seletivo para a Residência Médica é uma oportunidade valiosa para aprimoramento profissional. Estamos comprometidos em formar profissionais qualificados para contribuir significativamente para a melhoria da saúde em nosso município”.
O prefeito Kalil Baracat comemora os resultados dos investimentos realizados em sua gestão. “Já em 2024 entregaremos à sociedade dois médicos especialistas clínicos gerais e em 2025 dois médicos cirurgiões, com certeza brilhantes profissionais. Quem ganha com isso é o munícipe várzea-grandense e toda a população de Mato Grosso que procura os serviços do pronto-socorro”.
O processo seletivo busca preencher quatro vagas em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica/Ministério da Educação (CNRM/SESU/MEC), oferecendo bolsas providas pelo Ministério da Saúde. Os programas contemplam duas vagas em Clínica Médica, com duração de dois anos, e duas vagas em Cirurgia Geral, com duração de três anos.
Compromisso com a formação e qualidade no atendimento – O médico Glen Arruda, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HPSMVG, ressalta a importância da residência médica como programa de treinamento aos médicos generalistas. “Os médicos residentes são bolsistas, pagos pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles não são servidores municipais, mas atuam não apenas no hospital, mas também têm acesso à rede primária, secundária e terciária do município”.
O processo seletivo, dividido em Prova Teórica e Análise Curricular, visa selecionar os candidatos mais qualificados para integrar a terceira turma de residência médica. A prova teórica está agendada para o dia 15 de dezembro deste ano, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).
O prefeito Kalil Baracat destaca que a residência médica faz parte do plano de governo, projetado em etapas de investimentos na saúde do município. “Estamos ampliando e reestruturando a unidade por completo. Todas as áreas, as clínicas, a sala vermelha e de estabilização, as alas de trauma e de pediatria, hoje possuem entradas independentes, com corredores liberados. Além disso, a entrega e início de funcionamento de dois laboratórios de última geração em setembro de 2023 representam um passo crucial na reestruturação e requalificação do HPSMVG. O investimento de R$ 2,2 milhões em recursos próprios evidencia o compromisso da gestão em oferecer serviços de saúde de alta qualidade”, detalha.
O Edital e seus anexos podem ser acessados no site da prefeitura no endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br/arquivos/4817 ou diretamente no setor da Comissão de Residência Médica – COREME/HPSMVG.
Inscrições e documentação – As inscrições serão realizadas na sala da COREME/HPSMVG, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de 27 de novembro de 2023 a 01 de dezembro de 2023. Os candidatos devem apresentar diversos documentos, como diploma do curso de Medicina, registro no CRM, CPF, entre outros, conforme especificado no edital.
Confira o cronograma:
Inscrições: 27/11/2023 a 01/12/2023.
Prova Teórica: 15/12/2023.
Divulgação do Gabarito: 18/12/2023.
Resultado da Prova Teórica: 22/12/2023.
Análise Curricular: 27/12/2023.
Resultado Final: 03/01/2024.


Várzea Grande
“Casa de Sarita” completa seis meses e leva até as mulheres do Mapim, serviços e políticas publicas
Publicado
8 de dezembro de 2023, 16:15
SEXTA-FEIRA, 08 DE DEZEMBRO, DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, A “CASA DE SARITA” CELEBRA SEU SEXTO MÊS DE IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO E O ATENDIMENTO A MAIS DE 1,5 MIL MULHERES
O Grande Mapim e região foram palcos da segunda edição do projeto “Casa de Sarita no Seu Bairro”, iniciativa que visa difundir e divulgar os serviços oferecidos pela Casa de Sarita nos diversos bairros da cidade de Várzea Grande, invertendo a lógica, de as pessoas irem ao encontro do Poder Público Municipal, e indo ao encontro dos anseios populares para facilitar a vida dos mesmo e oferecer novas perspectivas.
“A Casa de Sarita, apesar de nova em sua atuação já demonstrou resultados impressionantes, então decidimos levar os serviços a população e não esperar que ela venha até nós enquanto Poder Público Municipal”, disse o prefeito Kalil Baracat enaltecendo a inovadora ideia da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat que concebeu a Casa de Sarita e agora inova para levar a mesma aos bairros e a sua gente.
O evento, que contou com a presença da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, destacou o compromisso da gestão do prefeito Kalil Baracat, como um todo, pois todas as Secretarias Municipais e Órgãos Públicos participam, em promover políticas públicas especialmente voltadas para a mulher várzea-grandense.
“Além de aproximar as políticas públicas da gestão do prefeito Kalil Baracat da população feminina, é fundamental ressaltar que nesta sexta-feira, 08 de dezembro, no Dia de Nossa Senhora da Conceição, a “Casa de Sarita” celebra seu sexto mês de implantação no município. Nesses seis meses, o projeto já impactou positivamente a vida de mais de 1,5 mil mulheres, oferecendo ações nos pilares da saúde mental e física, educação, profissionalização, social e no combate e prevenção da violência feminina”, disse a primeira-dama, lembrando que para cada mulher auxiliada, a Administração Municipal acaba atendendo indiretamente até 10 pessoas dependendo da família e do envolvimento de outras pessoas.
Na abertura do evento, Kika Dorilêo Baracat compartilhou a inspiração por trás da Casa de Sarita, um projeto nascido de sua visão e do prefeito Kalil Baracat. Ela enfatizou o sucesso dos primeiros seis meses do projeto, ressaltando a demanda crescente por políticas públicas direcionadas às mulheres. Anunciando uma expansão significativa, Kika revelou que a partir de janeiro, a Casa de Sarita, planejará e executará um calendário anual para atender diversos bairros, incluindo a realização das ações aos sábados, atendendo a uma demanda expressiva pelas mulheres, meninas entre outros.
“Sempre temos que ter em mente que quando ajudamos uma mulher, seja ela chefe de família ou não indiretamente ajudamos, filhos e demais familiares”, explicou Kika Dorilêo Baracat lembrando que nos seus afazeres profissionais, enquanto promotora de Justiça, passou a compreender as repercussões existentes quando se tem uma pessoa, principalmente mulher, afetada por problemas e suas consequências para outros familiares.
O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis, destacou a importância das parcerias, especialmente com as escolas municipais, que fornecem a infraestrutura necessária para os atendimentos. Ele ressaltou a participação ativa das diretoras, coordenadoras e professoras, que conhecem a realidade dos bairros e garantem que os serviços alcancem quem realmente precisa.
A secretária-adjunta de Assistência Social, Daniela Barone, sublinhou a necessidade de manter atualizado o CadÚnico, enfatizando sua importância como ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social. Ela explicou que a Casa de Sarita exige o NIS, tornando o Cadastro Único um mecanismo fundamental para integrar iniciativas de diversas áreas.
“As famílias e pessoas para acionarem diretamente os programas sociais da Prefeitura de Várzea Grande que se comunicam com os Programas Sociais do Governo Federal e do Governo do Estado, precisam estar sempre com o CadÚnico atualizado”, disse Daniela Barone lembrando que para o processo seletivo das 1.000 casas do Colinas Douradas que ainda se encontra em fase de execução para definir os futuros proprietários, um dos requisitos essenciais, foi ser cadastrado no CadÚnico de Várzea Grande a mais de cinco anos.
A vereadora Professora Eucaris Arruda, presente no evento, reforçou a parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo, elogiando a administração por oferecer tratamentos, incluindo terapias caras, de forma gratuita. Ela ressaltou o apoio ao projeto e a importância de dar o devido reconhecimento.
Mulheres participantes do evento – Euni Monteiro, diretora da “EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, expressou sua aprovação ao levar a Casa de Sarita para os bairros, facilitando o acesso das mulheres aos serviços, especialmente em casos de violência.
Moradora há 20 anos no Mapim, Eliana Brandão, ficou maravilhada com os serviços, destacando sua inscrição na acupuntura e participação no Espaço da Beleza, enquanto sua filha assistia a uma peça de teatro infantil.
Clarice Marques, buscando se qualificar, se inscreveu no programa “Elas Empreendem” e expressou ansiedade para começar visando alcançar independência financeira. Ela elogiou a oportunidade de cuidar de si mesma.
Amanda Cristine, em busca de alívio para dores lombares e de cabeça, optou pela auriculoterapia, expressando confiança após a primeira sessão e ansiedade para as próximas. A terapeuta Célia Coutinho detalhou sobre a auriculoterapia, uma prática milenar chinesa que promove alívio sem efeitos colaterais.
O evento, além de aproximar as políticas públicas da gestão Kalil Baracat da população feminina, revelou o impacto positivo da Casa de Sarita em seis meses, atendendo mais de 1,5 mil mulheres nas áreas de saúde mental e física, educação, profissionalização, social e no combate e prevenção à violência feminina.
O prefeito Kalil Baracat sinalizou que a Administração Municipal cuida de 300.078 habitantes, independente de todos acionarem ou não os serviços públicos, e lembrou que a atuação conjunta reforça a perspectiva das pessoas que necessitam do apoio do Poder Público Municipal. “Agimos em todas as áreas e nossa demanda é sempre maior que nossa capacidade de atendimento, por isto, procuramos de forma criativa encontrar meios e maneiras para que toda a população seja contemplada pelas Políticas Públicas de Saúde, Educação, Segurança, Social, Obras e medidas que valorizem Várzea Grande como um todo”, assinalou o prefeito enaltecendo os esforços dos servidores para que o Executivo Municipal possa atender a todas as demandas.
Várzea Grande
Centro Pop de Várzea Grande participa do “1º Mutirão Pop Rua” promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso
Publicado
7 de dezembro de 2023, 17:46
A convite do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, a equipe do Centro Pop (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua), de Várzea Grande, participou na manhã desta quinta-feira (07) em Cuiabá, do “1º Mutirão Pop Rua”. A ação, voltada à inclusão social de pessoas em situação de rua, foi realizada na Praça Ipiranga, região central com atuação de diversos parceiros. O mutirão é uma estratégia de acesso à justiça que surgiu com a Resolução n. 425/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A juíza federal Juliana Paixão, uma das organizadoras do evento, destacou a importância da ação para esse público em especial. “ Durante todo o dia oferecemos vários serviços que foram disponibilizados para esse grupo em especial, como emissão de documentos, corte de cabelo, manicure, varal solidário, e também apresentação cultural. Essa ação, inicialmente, está concenttada na capital, mas futuramente, iremos levar para outros municípios, a exemplo de Rondonópolis que é o segundo polo que apresenta um número expressivo de pessoas em situação de rua”.
O coordenador do Centro Pop, Fábio Reveles explica que o órgão municipal foi convidado para participar do evento e para levar pessoas que vivem em situação de rua, para também participar das atividades realizadas na praça. Fizemos o convite as pessoas que diariamente frequentam o Centro Pop, onde fazem a primeira refeição, para nos acompanhar e, para a nossa surpresa, 15 pessoas aceitaram o convite e foram prestigiar a ação Praça Ipiranga. Ao viver nas ruas muitos acabam perdendo a documentação pessoal, daí resolveram aproveitar a ação e fazer o documento, que foi disponibilizado na hora”.
Ele destacou ainda que o município de Várzea Grande realiza um trabalho voltado para esse público em especial, desde as primeiras horas do dia, com café da manhã e outros atendimentos socioassistencial. “Ouvimos as suas demandas e nos colocamos à disposição, porém a maioria resiste ao atendimento social”.
Reveles lembrou que em Várzea Grande existe uma casa de acolhimento com capacidade para 30 homens em situação de vulnerabilidade social. “O local foi inaugurado em maio do ano passado pelo prefeito Kalil Baracat com objetivo de ampliar as ações intersetoriais na promoção da qualidade de vida, em especial a esse público. As pessoas são convidadas a conhecer as estruturas da casa, mas muitos insistem em viver na rua”, comentou.
Fábio Reveles disse ainda que em Várzea Grande cerca de 150 pessoas estão hoje em situação de rua, mas muitos desses estão de passagem para outras regiões ou Estado. “No Centro Pop temos cadastrados 30 usuários. Conhecemos cada uma das pessoas que estão nesta condição de rua, seus problemas e angústias. Grande parte possui vícios com álcool e drogas, então buscamos levar a eles solidariedade, humanidade e carinho, embora muitos ainda tenham resistência a essa ajuda”, completou.
A coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Katlin Kalmom, presente também na ação, disse que a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, vem desenvolvendo diversas ações na garantia de direitos a esse público. “Aos que aceitam ir para a Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda, a equipe oferece alimentação completa, atendimento psicossocial, odontológico, documentação e também a oferta de cursos de capacitação profissional, para que futuramente possam se inserir ao mercado de trabalho. Atuamos em rede e todos os serviços são ofertados aqueles que buscam e queiram uma mudança de vida”, completou.

Bolsonaro deve receber tratamento de chefe de Estado na posse de Milei

Javier Milei assume hoje a presidência da Argentina; veja detalhes

Produtos típicos de Minas Gerais agora estão disponíveis para compra online

Turismo Pet Friendly é uma realidade no Estado do Rio e uma tendência para todo o país

V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar : setor turístico precisa se adaptar às pessoas com restrições alimentares
Política MT


Caminhada, neste domingo (10), pede fim da violência contra as mulheres
Dez de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o último da campanha nacional “21 Dias de Ativismo”,...


ALMT debate em audiência pública a Proposta de Lei Orçamentaria de 2024
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizou audiência pública, nesta quinta-feira...


Projeto que altera o Código Estadual do Meio Ambiente é discutido em audiência pública
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizou audiência pública...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Operação Família Quebrada cumpre 19 mandados contra traficantes em Paranaíta
Deflagrada pela Delegacia da Polícia Civil de Paranaíta, neste sábado (09.12), a Operação Família Quebrada cumpriu 19 ordens judiciais contra...


Criminoso procurado no Pará é localizado pela Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
Uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia...


Homem se passa por policial e rouba vítima, mas é preso em flagrante pela Polícia Civil
A Delegacia de Nova Xavantina prendeu na manhã de quinta-feira (07.12) um homem que se passou por policial e roubou...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso5 de dezembro de 2023, 20:15
Mais uma vez o jornalista Otávio Alves tem reconhecimento pelos serviços prestados ao Mato Grosso
-
Policial6 de dezembro de 2023, 18:45
Polícia Civil prende mais um criminoso envolvido em homicídio ocorrido no fim de semana em Cáceres
-
Política Nacional4 de dezembro de 2023, 19:15
Alckmin projeta crescimento de 12% com reforma tributária
-
Policial7 de dezembro de 2023, 17:46
Policiais civis prendem em flagrante homem que abusou sexualmente de adolescente em Tangará da Serra
-
Policial7 de dezembro de 2023, 18:15
Operação Contrafluxo. FICCO-MT Desmantela Grupo que Tentou Enviar uma Tonelada de Cocaína ao Sudeste
-
Policial7 de dezembro de 2023, 18:15
Polícia Civil prende em flagrante autor de tentativa de homicídio no norte de MT
-
Policial7 de dezembro de 2023, 07:15
Operação Contrafluxo cumpre 26 mandados contra grupo criminoso que tentou enviar uma tonelada de cocaína ao Sudeste
-
Política Nacional4 de dezembro de 2023, 15:45
Brasil e Alemanha assinam acordos em áreas como energia e inovação