conecte-se conosco


Cuiabá

Idosos do CCI Padre Firmo recebem atendimento médico e atividades de bem-estar

Publicado

Os idosos atendidos no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo foram os primeiros a participar da ação de saúde promovida nesta terça-feira (26) pela Prefeitura de Cuiabá. A iniciativa, realizada por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Saúde, integra o programa “Viva a Vida na Melhor Idade”. Idealizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o programa busca aproximar serviços essenciais da população idosa, promovendo qualidade de vida e atendimento integral.

Durante o evento, foram ofertados atendimentos médicos em diversas especialidades, como clínica geral, geriatria e dermatologia, além de práticas integrativas. Enquanto aguardavam as consultas, os idosos participaram de atividades de alongamento, promovendo bem-estar físico.

Sempre animada, dona Maria Madalena dos Reis, de 84 anos, frequentadora assídua do CCI há mais de 20 anos, aproveitou a oportunidade para realizar um check-up. “Eventos como esse são muito bons porque encontramos diferentes serviços no mesmo lugar. Já pedi exames de rotina, medicamentos e outras coisas. Tudo que o médico orientou vou fazer para continuar firme”, agradeceu.

Dona Aurelina de Barros, de 82 anos, que tem problemas cardíacos e pressão alta, também participou. “Faço esse acompanhamento para me manter bem. A idade não permite descuidos. Muito bom, mesmo!”, elogiou.

Além das consultas, foram realizados serviços como aferição de pressão arterial, exames de glicemia e vacinação, incluindo a vacina contra a gripe. A técnica de enfermagem da Secretaria de Saúde, Lucinei Rodrigues, reforçou a importância de levar o cartão de vacinação. “Com o cartão, conseguimos identificar quais vacinas precisam ser atualizadas. Por exemplo, a antitetânica, que tem validade de 10 anos, mas para idosos é recomendada uma dose a cada cinco anos”, explicou.

A programação do “Viva a Vida na Melhor Idade” continuará nos próximos dias em outras unidades do CCI. Na quinta-feira (28), será a vez do CCI João Guerreiro, na região do Coxipó. Na semana seguinte, as ações acontecerão nos dias 3 e 5 de dezembro, nos CCIs Aidee Pereira e Maria Ignes França Auad, respectivamente. O horário das atividades será sempre das 8h30 às 16h.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Cuiabá tem articulado ações entre diferentes secretarias para atender às principais demandas dos idosos, especialmente relacionadas à saúde. “O programa ‘Viva a Vida na Melhor Idade’ vem para consolidar esse esforço, trazendo médicos de diversas especialidades e atividades complementares, tudo para garantir o bem-estar dos idosos. Essa transversalidade facilita o acesso ao atendimento e melhora a qualidade de vida daqueles que frequentam os CCIs”, declarou Jenail Almeida, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), responsável pelas ações nos centros de convivência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá apoia campanha de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está apoiando uma importante iniciativa da Justiça do Trabalho em Mato Grosso para conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A campanha educativa, intitulada “Juntos para evitar acidentes e doenças. Cada vida vale todo o cuidado!”, será divulgada ao longo de dezembro com mensagens estampadas nas traseiras dos ônibus. A ação faz parte do Programa Trabalho Seguro.

“Estamos muito felizes em colaborar com uma campanha que aborda um tema tão relevante. Tenho certeza de que essas mensagens impactarão as pessoas, incentivando-as a refletir sobre a importância da prevenção,” afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e coordenador do Programa Trabalho Seguro em Mato Grosso, Ediandro Martins, a campanha busca despertar a consciência de que o trabalho vai além de ser uma fonte de renda. “O trabalho representa pertencimento, identidade e suporte social. A campanha convida à reflexão sobre a importância de protegermos essas dimensões da vida,” destacou.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho apontam que, entre 2012 e 2021, os gastos com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ultrapassaram R$ 120 bilhões no Brasil.

Sobre o Programa Trabalho Seguro

Criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa que reúne os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) do país para implementar ações e projetos voltados à prevenção de acidentes e à promoção da saúde e segurança no ambiente laboral.

O principal objetivo do programa é reduzir o número de acidentes de trabalho no Brasil. Para isso, realiza continuamente campanhas e projetos educativos que alertam para os riscos e reforçam a importância de medidas preventivas.

A secretária Luciana Zamproni reforçou o compromisso de Cuiabá com a promoção de ambientes laborais mais seguros: “Investir em prevenção é cuidar das pessoas, reduzir riscos e construir uma cultura de segurança no trabalho. A campanha é um passo importante nesse sentido.”

Com informações da Assessoria TRT/MT

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Corpo de piloto que morreu após avião cair no Nortão é levado ao IML em Cuiabá para identificação

Publicado

por

Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: reprodução)

O corpo do piloto Cláudio de Souza Braga, que morreu após o avião agrícola de pequeno porte cair, ontem, na área de fazenda em Nova Monte Verde (486 km de Sinop), foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Cuiabá para exames de identificação oficial. Só Notícias apurou que, devido ao incêndio na aeronave, a vítima ficou carbonizada e, portanto, não é possível realizar o exame de necropapiloscopia (impressões digitais).

Para identificação oficial, será realizada a tentativa pela odontologia legal, através da arcada dentária, método de identificação humana que se baseia na comparação de dados ante-mortem (antes da morte) com dados post-mortem (após a morte). Se não for possível, será realizado um exame de DNA. Após a confirmação da identificação oficial, o corpo será liberado para os procedimentos fúnebres.

Conforme Só Notícias já informou, a aeronave caiu em área de plantio de uma fazenda em Nova Monte Verde, próximo ao trevo com a cidade de Apiacás. Com o impacto, o avião pegou fogo e ficou destruído.

A Aeronáutica, através do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), também foi comunicada para as investigações técnicas relativas às circunstâncias e possíveis causas do acidente.

Segundo o registro da Polícia Militar, testemunhas relataram que o piloto chegou à cidade há uma semana, ainda estava em treinamento e esse foi seu primeiro voo com a empresa. Nas redes sociais, familiares e colegas de profissão de Cláudio lamentaram a morte.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana