conecte-se conosco


Mundo

Israel dá 4 horas para saída de civis em Gaza

Publicado

As Forças de Defesa de Israel (FDI) avanças sobre Gaza
Reprodução: Flipar

As Forças de Defesa de Israel (FDI) avanças sobre Gaza

O Exército de Israel afirmou que os residentes de Gaza poderão ser evacuados ao longo de estradas específicas neste domingo (5).

Segundo a Defesa, a permissão foi dada apesar de as tropas terem sido alvo ataques no dia anterior enquanto tentavam estabelecer um corredor para civis.

O exército israelense alega que o Hamas está se escondendo em uma rede intricada de túneis enquanto impede os civis de se refugiarem no sul de Gaza.

Eles afirmam ter descoberto vários pontos de acesso aos túneis durante as operações no norte de Gaza.

A principal rota de evacuação será a rua Salah Al-Deen, com janela entre 10h e 14h, horário local (entre 5h e 9h de Brasília), segundo Avichay Adraee, porta-voz das FDI para a mídia árabe.

“Se você se preocupa consigo mesmo e com seus entes queridos, siga para o sul de acordo com nossas instruções. Tenha certeza de que os líderes do Hamas já estão tomando cuidado para se protegerem”, disse Adraee no X, antigo Twitter, sábado à noite.

De acordo com Adraee, o Hamas enviou morteiros e projéteis antitanque contra as forças israelenses “que estavam ansiosas para abrir a estrada do norte da Faixa de Gaza em direção ao sul”.

“Os membros do Hamas fizeram isto porque queriam manter escudos humanos para si e para os seus líderes”, disse. “Para sua segurança, aproveite a próxima vez para se deslocar para o sul, além de Wadi Gaza.”

Fonte: Internacional

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Autoridade palestina quer paz e solução política duradoura

Publicado

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta sexta-feira (8) que é necessário haver uma conferência para a paz internacional a fim de terminar a guerra com Israel e encontrar uma solução política duradoura, após o estabelecimento do estado da Palestina. 

Em entrevista à Reuters, Abbas afirmou que o conflito entre Israel e o Hamas alcançou um ponto alarmante e que são necessárias garantias internacionais para terminar a guerra. Abbas acrescentou que continua favorável a negociações para terminar a ocupação.

“Estou com a resistência pacífica. Sou a favor de negociações baseadas numa conferência de paz internacional, que levaria a uma solução protegida por nações poderosas, e a estabelecer um Estado palestino soberano na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental”.

Fonte: EBC Internacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Mundo

Palestina não descarta papel do Hamas no futuro de Gaza; Israel rebate

Publicado

Destruição na Faixa de Gaza
Marwan Sawwaf/Alef MultiMedia/Oxfam – 10/10/2023

Destruição na Faixa de Gaza

O primeiro-ministro palestino, Mohammed Shtayyeh, disse que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) poderia participar de um “novo mecanismo, em conjunto com a comunidade internacional” em prol do futuro de Gaza, mas não excluiu a participação do grupo fundamentalista islâmico Hamas.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pela agência Bloomberg, citando um alto funcionário palestino, após o premiê conversar com a administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a crise no Oriente Médio.

“Antes do 7 de outubro, o Hamas era uma coisa, agora é outra. Se estiverem dispostos a chegar a um acordo e a aceitar a plataforma política da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), será possível falar sobre isso. Os palestinos não devem estar divididos”, afirmou ele.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rebateu a declaração. “Não haverá Hamas, vamos eliminá-lo. O simples fato de a Autoridade Nacional Palestina o propor apenas reforça a minha visão política: não é a solução”, escreveu ele nas redes sociais.

Situação em Gaza

Nesta sexta-feira, em publicação nas redes sociais, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) alertou que a situação no território palestino está “à beira do colapso”.

“Em Gaza estamos chegando a um ponto sem retorno, onde o flagrante desprezo pelo direito humanitário internacional fere a nossa consciência coletiva”, diz o texto.

De acordo com a Unrwa, “o fim dos combates é imperativo se quisermos evitar a dizimação de Gaza e conter as consequências desta crise”.

O diretor da agência da ONU, Thomas White, falou de uma “ordem civil que está em colapso – as ruas parecem um caos, especialmente depois de escurecer -, alguns comboios humanitários foram saqueados e veículos da ONU apedrejados”. “A sociedade está à beira do colapso total”, concluiu.

Fonte: Internacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana