conecte-se conosco


Mato Grosso

Jovens do Centro Socioeducativo de Cuiabá recebem capacitação profissional de informática

Publicado


Promover a ressocialização de jovens em conflitos com a lei por meio da qualificação profissional, é o objetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que promove uma capacitação com dez jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina (Case) – popularmente conhecido como Complexo Pomeri, no bairro Planalto, em Cuiabá.

O curso de informática teve início na noite desta segunda-feira (13.09). A aula inaugural contou com a presença do secretário Estadual de Segurança, Alexandre Bustamante, além do secretário municipal de Cuiabá, Francisco Vuolo, e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiros neste projeto.

“Estamos oportunizando aos menores em conflito com a lei uma capacitação de informática para que eles tenham no momento da saída um conhecimento, uma chance de ingresso no mercado de trabalho.  Este projeto é muito importante, pois quanto mais capacitação, treinamento e conhecimento eles tiverem, mais chances temos de mudar essa realidade e evitar o retorno para o caminho dos atos ilícitos”, declarou o secretário Alexandre Bustamante.

O curso possui carga horária total 160/h aulas, ministrado presencialmente no período noturno, dentro de uma sala de estudos montada no Case.  Após a conclusão da capacitação, em 20 dias corridos, os alunos receberão certificados.

A estrutura; mesas, cadeiras, computadores e professor para ministrar o curso foi montada pelo Senai. Além disso, demais tratativas para ofertar este projeto aos jovens foram desenvolvidas pela união da Sesp-MT, Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá e Associação Dai-me Almas, parceiros nesta ação.

O secretário municipal Francisco Vuolo, destacou que o projeto é extremamente relevante, pois “o trabalho socioeducativo é fundamental, um instrumento que vai oportunizar através do conhecimento”.

O gestor destacou ainda que a oferta deste curso oportuniza a redução nos índices de criminalidade no município de Cuiabá, melhorando a qualidade de vida do jovem cidadão.

A coordenadora da Associação Dai-me Almas, Cassyra Vuolo, articuladora de ações de qualificação para os jovens no Centro Socioeducativo destacou que este curso vai abrir portas aos jovens e contribuir para construção de uma sociedade humana, além de redução nos índices de criminalidade.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seduc realiza formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança, a partir da próxima quarta-feira (29.09), mais uma etapa da formação continuada de 2021 para os profissionais da educação. Em formato online, o curso atenderá os profissionais que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades: EJA Urbana, Educação para Migrantes, Educação em Prisões, Educação Socioeducativa, Exames Certificadores e Programa Mais MT Muxirum.

Atualmente, o Estado oferece a Educação de Jovens e Adultos em 182 unidades escolares urbanas, com mais de 39 mil estudantes matriculados. Por ser um Estado de longa extensão territorial, diverso em realidades e identidades regionais, o ensino dos jovens e adultos também se desdobra nas suas especificidades como escolas de campo, especiais, quilombola e indígenas.

Com uma carga horária de 40 horas, a formação será realizada no período de 29 de setembro a 18 de dezembro. O objetivo é orientar os docentes em relação à articulação prático-teórica, que auxiliará no cotidiano do ensino.

Dividido em 12 módulos, o curso permitirá ainda que cada especificidade aprofunde em questões interdisciplinares que promovem a interação e troca de experiências entre os profissionais da educação pertinentes à realidade mato-grossense.  Os vídeos apresentarão vivências aplicadas em sala de aula como o uso de metodologias ativas e também os relatos de estudantes egressos.

Disponíveis em formato de vídeoaula, o primeiro tema “Elementos fundamentais da história da EJA no Brasil e em Mato Grosso: lutas, conquistas, institucionalização – enfrentamentos e avanços” já está liberado pela plataforma. Os interessados devem acessar a plataforma COS – SEDUC/MT.

Passo a passo para cadastrar na plataforma moodle da COS – SEDUC/MT

1ª  Etapa – Acessar o link:  http://ead.seduc.mt.gov.br/login/index.php      

2ª  Etapa – Clicar na opção criar uma conta (preencher todos os campos e conferir as informações antes de confirmar) 

Caso tenha dificuldade de acessar:  http://cos.seduc.mt.gov.br/-/16932359-confira-um-passo-a-passo-do-primeiro-acesso-na-plataforma-de-cursos-da-cos   

3ª  Etapa – Verificar a caixa de entrada, lixeira e spam do e-mail cadastrado, confirmando o cadastro.  

4ª Etapa – Clicar na imagem referente a Formação “A Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso, Desafios e Concepções para o sucesso das práticas pedagógicas”.  

5ª Etapa –  Inserir a chave de inscrição EJA    

6ª  Etapa – Preencher o formulário contendo os dados pessoais (dentro da Plataforma). 

OBS:  Atenção nas letras maiúsculas contidas na chave de inscrição.

Para outras informações, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]    

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil apreende quase cinco toneladas de maconha transportadas em meio a uma carga de tutano

Publicado


A Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). apreendeu na manhã desta terça-feira (28.09), aproximadamente cinco toneladas de maconha que eram transportadas na câmara fria de uma carreta, junto a uma carga de tutano. A ação contou com apoio Delegacia Regional de Rondonópolis, Delegacia de Alto Taquari e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O motorista que fazia o transporte da carga foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.

As diligências iniciaram após a equipe da GCCO receber informações de que um grupo criminoso estava se organizando para transportar grande quantidade de produtos ilícitos, entre entorpecentes e armas de fogo, oriundos do estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo investigações, os criminosos utilizariam rotas alternativas para tentar escapar da fiscalização policial. Com base nos levantamentos preliminares, os policiais passaram a monitorar um veículo (cavalo e carreta) utilizado pelo grupo criminoso e conseguiram fazer a abordagem na chegada à cidade de Alto Taquari.

Em buscas no semirreboque foi encontrada a carga de aproximadamente cinco toneladas de maconha, que estava escondida em meio a uma carga de 10 toneladas de tutano (avaliada em R$ 30 mil). Questionado, o motorista confessou que buscou a carga de tutano em Cuiabá, com a intenção de esconder os entorpecentes na câmara fria, colocando lacre e tendo nota fiscal em caso de possível abordagem. 

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Alto Taquari, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa.

Segundo o delegado titular da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a droga seria distribuída para diversas cidades do estado. “Foi necessária uma abordagem rápida, antes que o entorpecente fosse distribuído. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos no crime”, disse o delegado.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana