Sinop
Juiz nega pedido para suspender concurso público da prefeitura de Sinop
Publicado
28 de novembro de 2020, 00:42
O juiz da 6ª Vara Cível, Mirko Vincenzo Gianotte, não autorizou a suspensão do concurso público da prefeitura de Sinop. A ação popular, movida por um advogado, questionava o critério de julgamento escolhido pela administração municipal para definir a empresa que organizou o concurso.
A alegação é de que o convite de preços, modalidade de procedimento definida pela prefeitura, não era a mais correta, já que os serviços eram de “natureza intelectual, requerendo a elaboração peculiar e particularizada da atividade a ser desempenhada, em especial, na confecção e correção das provas aplicadas aos candidatos”. Por esse motivo, segundo ele, a prefeitura deveria ter optado por uma licitação do tipo “melhor técnica“ ou “técnica e preço“.
Como a ação envolvia interesse social, o Ministério Público do Estado (MPE) também opinou e concordou com o pedido de suspensão do concurso. Em parecer, a Promotoria destacou que, em caso de compras ou prestações de serviço que não tratem de engenharia, “o valor orçado pela prefeitura Sinop se encaixa nas modalidades licitatórias tomada de preços ou concorrência”.
Ao negar o pedido liminar, Mirko lembrou que o município, por vários anos, fez contratações temporárias, o que, inclusive, resultou na condenação do ex-prefeito Juarez Costa (MDB). “Nesse cenário, a realização de concurso público para provimento de cargos no município de Sinop é de extrema necessidade, situação que vem se postergando por anos, sendo suprimida mediante contratações temporárias irregulares”.
O magistrado também entendeu que não houve irregularidades no procedimento licitatório escolhido pela prefeitura. “Não há norma que determine a escolha do tipo ‘melhor técnica’ ou ‘técnica e preço’ para a licitação cujo objeto seja a contratação de empresa para realização de concurso público, de modo que, aparentemente, não existe qualquer ilegalidade do tipo ‘menor preço’ optado pela administração. Desse modo, o edital de licitação do tipo menor preço poderá prever requisitos técnicos mínimos para a admissão das propostas”.
As provas do concurso da prefeitura foram realizadas no último domingo (22). Mais de 6 mil pessoas se inscreveram para disputar uma das 39 vagas imediatadas para diversos cargos. O concurso será homologado em janeiro do ano que vem e terá validade de dois anos.
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só

Sinop
Secretário de Saúde prevê chegada das vacinas contra Covid em Sinop em 20 dias
Publicado
8 de janeiro de 2021, 17:08
O secretário municipal de Saúde, Valério Gobbato disse, em entrevista, ao Só Notícias, que a previsão é que as vacinas contra a Covid-19 cheguem nos próximos 20 dias. “Ainda não há data oficial, só uma projeção de estarmos recebendo isso na virada de mês, final de janeiro inicio de fevereiro. Essas vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, vem para a secretaria de Estado e posteriormente é distribuída aos municípios”.
Ainda de acordo com Gobbato, a secretaria já está em busca de todas as informações necessárias e também não há projeção de quantas doses devem ser recebidas. “Depende muito do grupo de risco, o que o ministério vai entender. Nós estamos acompanhando as notícias e entendemos que prioritariamente vão ser vacinados todos os profissionais da saúde, idosos, pessoas que tem alguma comorbidade e posteriormente crianças, mas quem vai definir a classificação é o próprio ministério e o município só vai executar”.
O secretário ainda afirmou que, no momento, o município tem estoque de seringas e agulhas, e esta ainda não é uma preocupação. “Seria hipocrisia dizer que temos estoque para vacinar 100% da população, mas nós temos suficiente para começar fazer a vacinação e conforme o ministério vai definindo os grupos de risco a gente vai se organizando, não vejo problema nesse momento. Quando o ministério começar, de fato, a definir esses grupos nós vamos ter que adquirir mais, ai sim, pode ser que no futuro tenhamos problemas”, pontuou.
Por outro lado, Gobbato não projetou o tamanho do estoque em questão. “Não temos exatamente o número, até porque vai ter que verificar que tipo de vacinas vêm para ter noção exata do tamanho da seringa e agulha, mas o nosso almoxarifado central sempre trabalha com estoque de todos esses materiais com estimativa de gasto de aproximadamente 4 a 6 meses, então não vejo dificuldade nesse momento”.
Ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou, em pronunciamento, que considerando o estoque de Estados e municípios, cerca de 60 milhões de seringas e agulhas estão disponíveis. Anteriormente, o governo Federal enfrentou problemas na aquisição dos materiais, e em pregão que previa a compra de 331 milhões de unidades, adquiriu cerca de 7,9 milhões, menos de 3% do projetado. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que suspenderia a compra de até que os preços baixassem novamente.
Por fim, Gobbato voltou a lembrar a importância das medidas de prevenção continuarem sendo seguidas. “É questão de consciência de toda população e empresariado. Já tivemos reunião com representantes dos empresários, e todos estão muitos prontos para colaborar, mas nós precisamos da colaboração da população, continua com o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social, não podemos baixar essa guarda. A administração não quer tomar nenhuma medida punitiva, mas nós precisamos que a população realmente colabore, evitar eventos onde se acumulam muita gente, empresas precisam tomar cuidado com esse distanciamento social também”, completou.
Sinop
Ventos fortes derrubam árvores em avenidas de Sinop e bombeiros são acionados
Publicado
6 de janeiro de 2021, 17:11
A rápida chuva acompanhada com ventos fortes que caiu, há pouco, em Sinop foi suficiente para derrubar algumas árvores, danificar outdoors e destelhar residência em alguns bairros. De acordo com o Corpo de Bombeiros não há relatos de feridos.
Na avenida dos Ingás e Itaúbas, por exemplo, algumas árvores do canteiro central foram parar sobre a pista com o forte vento. De acordo os bombeiros, até agora, há cinco chamadas para desbloqueio de pista. Os militares estão nas ruas com Caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), fazendo análise e corte dos troncos.
Em uma empresa revendedora de carros na avenida André Maggi, o vento por muito pouco não arrancou um outdoor. O Instituto Climatempo aponta chuva rápida em Sinop durante o dia e à noite. A probabilidade de mais chuva é de 90% com 12 milímetros e ventos de até 7 quilômetros por hora.

Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Seminário Novos Gestores terá continuidade nesta sexta-feira

Pandemia e divergências adiaram reforma tributária para 2021

ImunizaSUS capacitará profissionais de saúde para vacinação

FNDE promove encontro virtual para apoiar novos gestores educacionais
Política MT


Lúdio Cabral recomenda ao governador quarentena obrigatória em todo o estado
Deputado Lúdio Cabral requereu medidas de restrição de circulação de pessoas Foto: Ronaldo Mazza O deputado estadual e médico sanitarista...


Comissão de Segurança da ALMT garante reforma da Delegacia de Nortelândia
Deputado Delegado Claudinei garantiu a reforma do prédio da Delegacia de Nortelândia Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS O deputado estadual...


Peixoto de Azevedo terá uma nova escola no bairro Nova Esperança
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) e a prefeitura de Peixoto...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...


Força Tática descobre casa usada como depósito de droga em Sinop
Equipe do Pelotão de Força Tática em Sinop (a 500 km de Cuiabá) prendeu um homem e uma mulher por...
Policial


Polícia Civil checa novas informações sobre possível paradeiro do garoto Samuel
Assessoria | Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá)...


Homem investigado por roubo é preso em flagrante por tráfico de drogas
Assessoria | Polícia Civil-MT Um homem investigado por roubo a uma casa comercial em Primavera do Leste (231 km ao...


Marido que ameaça mulher em Paranatinga é preso por porte ilegal de arma de fogo
Assessoria | Polícia Civil-MT Um homem foi preso pela Polícia Civil do município de Paranatinga (373 km ao sul de...
Mais Lidas da Semana
-
INTERIOR18 de janeiro de 2021, 22:18
Prefeito de Rondolandia sai da UTI e agradece a Deus
-
Esportes16 de janeiro de 2021, 14:47
Figueirense derrota Brasil de Pelotas por 3 a 0
-
Esportes16 de janeiro de 2021, 14:47
Paraná é derrotado para o Sampaio e fica em situação complicada na tabela
-
Esportes16 de janeiro de 2021, 14:47
Fora de casa, Grêmio empata em 1 a 1 com o Palmeiras
-
Esportes16 de janeiro de 2021, 14:47
No Independência, América empata com o Botafogo-SP
-
Mato Grosso19 de janeiro de 2021, 18:55
Comissão de secretários define critérios de distribuição das vacinas aos 141 municípios
-
Cidades19 de janeiro de 2021, 11:47
Mato Grosso inicia vacinação contra a Covid-19 e imuniza 10 trabalhadores da Saúde
-
Esportes17 de janeiro de 2021, 11:16
CSA e Avaí empatam em jogo com arbitragem polêmica