Cuiabá
Limpurb instala containers em praças e parques para melhor acondicionamento de lixo
Publicado
8 de junho de 2022, 10:35
Mais de 90 containers para acondicionamento de lixo serão instalados em grandes praças públicas situadas em Cuiabá. A iniciativa é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, já está em andamento desde a última semana, e segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro visando melhorar os serviços de limpeza da cidade.
A previsão é de que em até 30 dias os equipamentos sejam distribuídos em diversas praças e parques. Neste momento, os containers já estão presentes nos seguintes locais: Praça Ipiranga, Praça Alencastro, Praça da Mandioca, Praça Santos Dumont, Praça 8 de Abril, Praça do Jardim Cuiabá, Praça do CPA IV, Praça do CAIC, Praça do Três Barras.
“Estamos mapeando os locais onde o fluxo de pessoas é elevado, locais que recebem eventos, que possuem comércios instalados, para disponibilizar os containers. Estamos buscando alternativas que ajudem a preservar esses espaços de lazer e dando opção para que o cidadão também faça sua parte”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Os containers são equipamentos apropriados para acondicionamento de grande quantidade de lixo, tendo cada um a capacidade de receber até 450 litros. Dessa forma, além de ajudar a manter os espaços limpos, também colaboram para a otimização da coleta de resíduos sólidos que, neste caso, é programada para ser realizada duas vezes por semana.
O diretor de Resíduos Sólidos da Limpurb, José Advair “Bolo”, explica que os compartimentos serão colocados, prioritariamente, nas praças que recebem feiras, eventos culturais, entre outros. Ele relata ainda que os containers são voltados para utilização dos comerciantes que atuam nos espaços de lazer.
“O cidadão comum pode continuar depositando seu lixo nas lixeiras de suas residências que, conforme a programação já existente, o caminhão da coleta de lixo passará em sua rua para coletar o resíduo. Os containers vão ajudar a manter nossas praças e parques sempre limpos e bem cuidados”, completa Bolo.
LIXEIRAS DE CONCRETO
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) também iniciou nesta semana um programa de instalação de lixeiras de concreto em praças, avenidas, pontos de ônibus e outros locais de grande circulação de pessoas. Os primeiros exemplares foram colocados nas praças Santos Dumont e 8 de Abril, na região central.
Em parceria com a iniciativa privada, a Limpurb prevê a instalação de aproximadamente 150 equipamentos em diferentes pontos da cidade. As lixeiras são feitas de concreto armado, com acabamento de primeira qualidade, e cada uma delas possui capacidade de armazenamento de até 200 litros.


Cuiabá
Réplica da Brazuca é entregue revitalizada e com acesso facilitado à população
Publicado
19 de agosto de 2022, 17:40
A Brazuca foi entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro nesta sexta-feira (19) completamente restaurada e em um novo ponto da cidade. O monumento, que antes ficava na Avenida Miguel Sutil, agora faz parte das atrações do Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha). Segundo o chefe do Executivo, além de embelezar ainda mais o maior patrimônio esportivo de Cuiabá, a iniciativa também facilita o acesso do público à réplica.
No Dutrinha, ela ficará no mesmo espaço em que hoje se encontram as esculturas dos eternos craques Fulepa, (Goleiro do Mixto), Avião (zagueiro do Dom Bosco), e Bife (centroavante do Operário de Várzea Grande). De acordo com Emanuel, o estádio é o local ideal para abrigar o monumento, já que trata-se de uma estrutura que simboliza a época de ouro do futebol mato-grossense.
“Não esquecemos dos patrimônios culturais, material e imaterial, do nosso município, que fazem a nossa história. O Dutra é o templo do futebol cuiabano e mato-grossense. Por décadas, ajudou a sustentar a paixão do cuiabano pelo futebol, recebendo craques imortalizados que desfilaram em seu gramado. A Brazuca deve ficar em um ponto que simbolize essa época. Por isso, trouxemos ela para o Dutrinha”, disse o prefeito.
A réplica da Brazuca foi construída pela própria Prefeitura de Cuiabá, como símbolo da Copa do Mundo no Brasil, que teve a capital mato-grossense como uma de suas subsedes. A ação foi coordenada pela antiga Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que, na época, era comandada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa. A bola foi feita de fibra, possui cerca de dois metros de diâmetro e nunca havia recebido um trabalho de revitalização.
“Esse é um ato de resgate da nossa história. É um monumento que fizemos em virtude da Copa do Mundo e que passou a ser um símbolo, um ponto turístico. Agora, ela está no lugar perfeito, que é o Dutra. Temos mais um ponto de atração, que vai servir para as pessoas visitarem, tirar fotos, possibilitando que a gente nunca esqueça este momento único que nossa cidade viveu, que foi receber uma Copa do Mundo”, comentou Stopa.
O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Junior Leite, foi o responsável por coordenar o trabalho de restauração da Brazuca, mantendo todas suas características originais. Para isso, contratou os artistas plásticos regionais Regis Gomes e Sued J. Ferreira, que realizaram os serviços de lixamento, recuperação das partes danificadas com massa de revestimento, e pintura.
“É um monumento extremamente importante para nossa cidade. O prefeito, de forma assertiva, nos pediu que tivesse um olhar mais cirúrgico em relação à bola da Copa do Mundo. Um monumento feito há 10 anos e que precisava de uma revitalização em virtude do tempo. Ele estava deteriorado, mas em virtude do tempo, o que é normal. Fizemos a revitalização e escolhemos o Dutrinha por determinação do prefeito”, pontuou.
Também participaram da solenidade de entrega os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Samaniego. A Câmara Municipal de Cuiabá foi representada pelos vereadores Chico 2000 e Paulo Henrique.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
Cuiabá
Morador do Acre parabeniza Cuiabá por atuação no combate à violência contra a mulher
Publicado
19 de agosto de 2022, 16:10
A Secretaria Municipal da Mulher realizou nesta quinta-feira (18) uma ação de abordagem e panfletagem, visando conscientizar a população e potencializar o combate à violência contra a mulher. A atividade aconteceu no Terminal Rodoviário de Cuiabá e, entre as centenas de pessoas alcançadas, estava Willian Leandro dos Santos, morador do Acre.
Conforme contado por ele, a vinda para Rondonópolis foi para velar o corpo da irmã que, após ser vítima de estupro e espancamento, faleceu no início desta semana. Willian está entre os milhares de passageiros que passam pelo terminal diariamente e que vêm a Cuiabá para passeios, negócios, trabalho, entre tantas outras causas.
O motivo do acreano, todavia, é triste e reforça a necessidade de intensificar ações como as que são feitas pela Secretaria, na luta pela consolidação de políticas públicas de proteção à mulher. Na avaliação dele, Cuiabá está de parabéns por ter uma secretaria que trabalha em prol da causa feminina.
“Infelizmente, as mulheres ainda são as maiores vítimas de violência e morte. Então, é necessário que o poder público trabalhe para cuidar das mulheres. Parabenizo a Prefeitura, por essa ação. As pessoas precisam saber que existe uma secretaria que luta e ajuda as mulheres que estão vulneráveis a tanta violência”, disse.
Willian relatou ainda que a coincidência de ter sido abordado pela ação de conscientização no mesmo dia em que voltava de um velório da irmã causou um misto de emoções. “É muito triste estar em MAto Grosso para enterrar minha irmã. Ao mesmo tempo, fico contente em ver outras mulheres informando, orientando, e oferecendo ajuda a esse público”, pontuou.
Para a secretária Da mulher, Cely Almeida, se deparar com histórias como essa, impulsiona para que o trabalho seja ainda mais intensificado e que ações que informem a população ocorram ainda mais vezes e em todas as regiões da cidade. Segundo ela, o planejamento da gestão Emanuel Pinheiro é continuar avançando no combate à violência contra a mulher.
“Deparar com essa história me fez refletir que podemos ajudar ainda mulheres vulneráveis e que estão em um ciclo da violência. A Secretaria tem que ser modelo para todos os municípios. Quantas mulheres estão sofrendo? Quantas estão morrendo? Vamos intensificar ainda mais nossas ações. Temos que dizer a todas que elas não estão sozinhas”, finalizou Cely.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

TSE pede manifestação de Marçal e do PROS sobre candidatura

Bolsa cai mais de 2% com cenário externo desfavorável

Entes debatem regularização fundiária em Cuiabá

Motorista que matou engenheira no trânsito é condenado a 16 anos

RJ e ES têm maiores altas na receita até o 3º bimestre
Política MT


Lei orçamentária exerce o controle externo sobre as finanças governamentais
É a LOA quem exerce o controle externo sobre as finanças governamentais. Assim, o texto da lei, do ano seguinte,...


LDO é instrumento que orienta à elaboração fiscal do governo
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) é o primeiro instrumento que define o ciclo orçamentário que...


As metas da administração pública são organizadas no PPA
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT As etapas à elaboração orçamentária se iniciam a cada quatro anos, com o planejamento de médio...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Mais de 100 kg de maconha são apreendidos em Barra do Garças
Na manhã de hoje (19), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 100 kg de maconha. A ocorrência aconteceu no...


Força-Tarefa cumpre 61 mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes de facções criminosas em MT
(FTSP/MT), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, deflagrou a Operação Dissidência para cumprimento de...


Veículo produto de roubo/furto é recuperado em Barra do Garças-MT
Na tarde de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal deteve um homem por receptação, uso de documento falso e adulteração...
Mais Lidas da Semana
-
Rondonópolis16 de agosto de 2022, 17:10
Alunos da rede municipal de ensino participam do projeto ‘Movimenta’
-
Esportes13 de agosto de 2022, 13:10
Vasco vence o Tombense e se consolida no G4 da série B do Brasileirão
-
Mato Grosso17 de agosto de 2022, 12:10
Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário visita unidade prisional de Barra do Garças
-
Esportes13 de agosto de 2022, 11:40
Timão faz último treino antes de Derby contra o Palmeiras
-
Rondonópolis16 de agosto de 2022, 15:40
Unidades do residencial Maria Amélia começam a receber padrões de energia
-
Esportes13 de agosto de 2022, 13:10
Flamengo lançam Manto 3 inspirado no movimento das arquibancadas
-
Esportes17 de agosto de 2022, 09:40
Flamengo desembarca em Curitiba e está pronto para jogo com Athletico-PR, pela Copa do Brasil
-
Economia15 de agosto de 2022, 19:10
Dólar sobe para R$ 5,09 com preocupações sobre China