conecte-se conosco


Entretenimento

Livro traz imagens que mostram marginalização dos povos da Amazônia

Publicado

source
Livro mostra registro da experiência de vida indígena de 1865 a 1908
Reprodução/Montagem 20.06.2022

Livro mostra registro da experiência de vida indígena de 1865 a 1908

A Amazônia do fim do século XIX era lugar de todas as gentes, de todas as cores, de todas as caras a falar um mundo de lingas. Mas nem tudo é verde esperança na floresta amazônica. “A Ideia de Civilização nas Imagens da Amazônia 1865-1908”, conduz, quem ler o livro, a se enveredar pela experiência de vida de quem produziu e de quem foi o foco das imagens.

Lançado pela Editora Telha, a obra desperta a curiosidade de quem está na Amazônia ou longe dela. Daqueles que desejam entender a exploração humana dissimulada na bem-aventurança do progresso.

Grandes palacetes, modernos bondes elétricos, tratamento de água, óperas famosas. Assim era a Amazônia nos tempos da borracha. A “Paris dos trópicos”, título disputado entre Manaus do Amazonas e Belém do Pará. Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais…tiveram a chance.

Como afirma o autor, nas imagens fotográficas da Amazônia brasileira era mostrada “a pobreza na condição de ser civilizado e o exótico na condição de ser explorado”. Será que ainda somos assim? Reféns dos nossos preconceitos? 

Esta obra, repleta de iconografias da época, tem por objetivo a compreensão das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, transformadas em expressões visuais, que nos mostrem a luta local pela preservação do tradicional e do “progresso a qualquer custo”.

A magia que impera no coração da maior floresta do planeta vem sucumbindo, pouco a pouco, às ações de degradação do homem, seja através das mãos dos escravos do passado, seja através da mineração ilegal do presente.

Em “A Ideia de Civilização nas Imagens da Amazônia 1865-1908”, somos capazes de refletir juntos sobre esses conceitos de arqueologia e genealogia, em que escavamos o passado com o olhar do presente. Através da tríade “Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos”, é possível contemplar investigações que deem conta do intenso trânsito étnico e cultural da região.

A partir deste ponto, o que temos é uma reflexão do autor sobre a seguinte pergunta: Como se constitui historicamente a ideia de civilização nas imagens fotográficas da Amazônia brasileira?

Para pautas e demais sugestões:  [email protected]

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
publicidade

Entretenimento

Fernanda Souza cita rotina com namorada: ‘Transformações amorosas’

Publicado

Fernanda Souza e Eduarda Porto
Reprodução

Fernanda Souza e Eduarda Porto


Mesmo com mais de 21 milhões de seguidores no Instagram, Fernanda Souza tem dado pistas que anda mais interessada no mundo real do que no virtual. Em seu perfil, foram apenas três postagens desde que revelou por lá o namoro com Eduarda Porto, sua amiga de infância, no fim de abril. A última foi feita na terça-feira, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, com um vídeo chamando atenção pelo combate ao preconceito.

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Pouco presente nas redes, Fernanda Souza tem dedicado seu tempo a outras prioridades, como os cuidados com o corpo, a mente e as gravações do reality de gastronomia que vai apresentar numa plataforma de streaming.


“Acordo todos os dias às 6h. Sou muito matinal, gosto de acordar cedo. Tem vezes que levanto às 5h30 para ver o sol nascer, mas não é rotina. Geralmente, desperto por volta das 7h. Não porque sou animadona, mas porque durmo cedo. Agradeço a noite de sono agradável e pelo dia que vai ser incrível”, disse ela em entrevista à “Harper’s Bazaar Brasil”.

+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

A nova rotina e a busca pelo autoconhecimento são consequências do ano sabático que se deu em 2019 e, posteriormente, da pandemia: “Estudar me faz compreender que o que aprendo sobre mim e me ajuda muito a entender como agir em relação à cada coisa, em todas as esferas da minha vida”.

Hoje, seu dia a dia inclui, claro, a namorada. Se a agenda está mais tranquila, ela corre para a casa de Eduarda na Barra, mesmo bairro da Zona Oeste do Rio onde mora Fernanda, que não se priva de falar do namoro:

“Quando meu dia seguinte está menos cheio, vou dormir na casa da Duda. Foi por causa do autoconhecimento que eu entendi o quanto falar sobre esse assunto me faz bem, iluminou completamente a minha relação com a minha família e até me ajudou a acolher a descoberta de um novo amor. O tempo investido em olhar pra dentro traz transformações amorosas e potentes. Quando você se conhece e se ama, você banca quem você é”.

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Continue lendo

Entretenimento

Marcelo Tchakabum e Elaine comentam ‘Power Couple’ em live do iG

Publicado

Marcelo Tchakabum e Elaine
Record TV – 28/06/2022

Marcelo Tchakabum e Elaine

Nesta quarta-feira (29), às 12h, acontece mais uma live no YouTube e Facebook do Portal iG sobre a semana do “Power Couple 6”. Desta vez, o casal Marcelo Tchakabum e Elaine, que esteve na quarta edição do reality, participará do debate.

Marcelo e Elaine continuam juntos após o “Power Couple Brasil 4”. Eles, que não iam muito bens nas provas, saíram na segunda DR da edição com  35,53% dos votos.

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Além deles, a live conta com a apresentação de Thiago Calil, editor-chefe do iG, Kadu Brandão, editor do iG Gente, e Bruno Laurato, repórter do iG Gente. Todas as quartas-feiras o iG Gente faz transmissões comentando o mundo dos famosos e realities pelo YouTube e Facebook do Portal iG. Confira:


Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana