conecte-se conosco


Geral

Lutando pelas palavras: Nazismo é de direita

Publicado

Depois dos brutais episódios de ódio e racismo em Charlottesville, as redes começaram a se saturar de mensagens questionando se nazismo seria ou não de direta. A resposta inicial e compreensível de muitos de nós diante deste horror cognitivo foi de estupor, de raiva, de impaciência infinita por ter de discutir conceitos que são “óbvios”.

Óbvios? É nesta percepção que radica nosso erro, um erro, aliás, nada trivial.  Acreditem, o que para nós é indiscutível, evidente, para uma grande parte da população fora de nossas bolhas, não é. Essas nossas obviedades são por muitos desconhecidas, ignoradas, questionadas ou negadas.

Nossa luta se dá, principalmente, no campo dos conceitos, dos significados, das palavras.

“Genocídio dos jovens das periferias”, “feminicidio”, “cultura do estupro”, “esquerda”, “política”, “racismo”…. Nossa luta pelas palavras é diária. A linguagem está em eterna disputa. Se nos furtarmos a esta batalha pela linguagem em nome do óbvio, estamos derrotados.

Por tanto, sim, vamos recuperar a paciência intelectual que todos nós acreditamos ter perdido e vamos a explicar que o nazismo não é uma ideologia de esquerda. Vamos debater ideias, conceitos, até as que nos parecem óbvios, porque é dentro do campo da linguagem onde importantes guerras podem ser perdidas.

A linguagem é política.  A linguagem pertence ao poder e dele temos que recuperá-la, dele temos que ressignifica-la.

A linguagem não é neutra, inocente, casta, virtuosa, limpinha. A linguagem está carregada de política. A linguagem tem as mãos sujas. As palavras não são “belas, recatadas e do lar”, embaixo delas se esconde toda uma interpretação do mundo. Se quisermos resistir por uma interpretação mais justa, mais igualitária, mas inclusiva, temos de começar a pleitear as palavras.

Não, o que parece óbvio não o é.

Lutemos pelas palavras.

Esther Solano é Doutora em Ciências Sociais e professora da Universidade Federal de São Paulo. 

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Avião ultrapassa a pista de aeroporto, cai no mar e explode

Publicado

por

Acidente aconteceu na manhã desta quinta (09)

Quatro pessoas foram socorridas com vida; piloto está preso entre as ferragens

Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças, foram socorridas com vida. O piloto está preso entre as ferragens e não há informação sobre o estado de saúde dele.

Segundo a prefeitura, o acidente ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate.

O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation. A aeronave tem capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante. De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o jato tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo.

Segundo informações do site Flightradar24, o avião saiu por volta das 9h do estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Não há informação exata sobre o local da decolagem.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Homem encontrado morto em porta-malas de viatura tinha passagens pela polícia

Publicado

por

Corpo foi encontrado em carro da polícia, em frente à Prefeitura de Cuiabá;

O homem foi filmado entrando sozinho dentro da viatura no sábado (04) por câmera de monitoramento do programa Vigia Mais MT.

 

O homem que se prendeu dentro de uma viatura da Polícia Militar e foi encontrado morto, nessa segunda-feira (06), tinha uma longa ficha criminal.

Joel Kelson de Oliveira, de 42 anos, já havia respondido por lesão corporal em contexto de violência doméstica, ameaça, conduzir veículo sob a influência de álcool, desobediência, desacato, resistência e embriaguez no serviço.

O homem foi filmado entrando sozinho dentro da viatura no sábado (04) por câmera de monitoramento do programa Vigia Mais MT. A viatura estava estacionada na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura da Capital

A viatura em questão fica no local, de forma fixa, todo o fim de semana. Apesar de o veículo estar com as portas travadas, o porta-malas só é travado por chave. Como não há acesso do porta-malas ao interior do veículo, ele permanece aberto durante o período do rodízio na praça.

A Polícia Civil investiga o caso e deverá apontar a causa da morte.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana