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Mato Grosso

Mais de 2 mil motoristas já têm CNH digital que pode acessada via celular

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Quando o assunto é Carteira Nacional de Habilitação o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) tem investido em tecnologia e inovação. Em fevereiro deste ano, o presidente do Detran-MT, Thiago França, colocou em vigor o serviço de CNH digital, gratuitamente. Por meio dela, o condutor pode ter acesso a sua carteira de habilitação através do seu celular, substituindo assim a CNH impressa.

“A partir da Portaria 184 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), publicada em 2017, a Carteira Nacional de Habilitação Digital foi lançada como um projeto que revolucionaria por permitir que a CNH fosse por meio eletrônico. Em fevereiro deste ano, colocamos em prática e o resultado tem sido surpreendente, já contabilizamos até o momento 2.370 condutores portando a CNH digital. Uma adesão que nos motiva e mostra como a tecnologia aliada aos serviços é uma realidade e necessidade hoje em dia”, afirma Thiago França.

A CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. O novo documento propicia maior mobilidade, praticidade e comodidade. Para ter acesso ao documento na versão eletrônica, o motorista deverá possuir habilitação impressa com QR Code.

O usuário interessado deverá se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. Em seguida, presencialmente o usuário deverá atualizar seus dados em qualquer unidade do Detran no Estado, caso não tenha uma assinatura digital. Na sequência, deve baixar gratuitamente no celular em lojas oficiais (Apple e Google) o aplicativo da CNH Digital.

Retornar ao portal de serviços do Denatran e solicitar o código de ativação e, para finalizar, entrar no aplicativo novamente para cadastrar uma senha simples de quatro dígitos. Essa senha será utilizada toda vez que precisar acessar sua CNH pelo celular.

 

Fonte: Gazeta Digital

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Mato Grosso

Com placas solares, Terminal Rodoviário de Cuiabá passa a gerar 100% da energia que consome

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A instalação do sistema de energia solar no estacionamento do Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá, foi concluída e marca uma das últimas etapas da reforma em andamento no local. Com a nova estrutura, o terminal passa a gerar 100% da energia que consome nas áreas operacionais e administrativas, tornando-se energeticamente autossuficiente e alinhado às práticas de sustentabilidade urbana.

A produção atenderá áreas como iluminação, climatização, sonorização e sistemas de monitoramento. Locações não serão contempladas.

Ao todo, foram instaladas 285 placas solares, em uma área de aproximadamente 800 metros quadrados, com capacidade de geração de até 158 kWp (quilowatt-pico). As placas foram fixadas sobre estruturas metálicas que cobrem as vagas de estacionamento, proporcionando também mais conforto e sombra para os usuários que transitam pelo terminal.

Crédito imagem: Sinart.

As melhorias fazem parte de um conjunto de investimentos em modernização da rodoviária e são acompanhadas pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), responsável pela fiscalização e regulação do contrato de concessão do terminal.

“A modernização do terminal, com a implantação do sistema de geração de energia por meio de placas solares, está alinhada às boas práticas de ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). A iniciativa contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente no que se refere à promoção de energia limpa e acessível e à redução de impactos ambientais. Além de garantir mais conforto e segurança aos usuários, o projeto reforça o compromisso com uma gestão responsável e ambientalmente alinhada aos desafios modernos”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias, José Ricardo Elias.

Além da instalação do sistema solar, o terminal também recebeu melhorias em acessibilidade, com adequações como rampas de acesso, piso tátil, banheiros adaptados, elevador com acessibilidade, vagas exclusivas e melhorias nos acessos internos e externos. As intervenções garantem mais dignidade, segurança e autonomia às pessoas com mobilidade reduzida.

Crédito imagem: Sinart.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Corpo de Bombeiros socorre vítimas após colisão de carro em poste em Cuiabá

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na manhã deste domingo (20.7), três vítimas de um acidente de trânsito na Avenida Miguel Sutil, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá. As vítimas estavam em um veículo que colidiu com um poste de energia.

As equipes de resgate do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) e do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para reforçar o atendimento realizado inicialmente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Três viaturas do CBMMT, sendo duas unidades de resgate, foram enviadas para prestar apoio.

Ao chegarem no local, os bombeiros encontraram três vítimas, sendo dois homens e uma mulher. Todos estavam conscientes e orientados. A mulher relatava fortes dores abdominais, enquanto um dos homens apresentava um corte na cabeça.

As vítimas foram socorridas conforme os protocolos de atendimento pré-hospitalar e estabilizadas. Em seguida, foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá para avaliação médica.

A Polícia Militar também esteve no local para prestar apoio à ocorrência. Não há informações sobre as circunstâncias que causaram o acidente.

Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar

O Corpo de Bombeiros Militar tem atuado nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar na Baixada Cuiabana desde a implementação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, no início deste mês. A iniciativa é fruto de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Essa parceria viabilizou a instalação da Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), neste mês de julho. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar e o Samu passaram a atuar de forma integrada e coordenada, mantendo a operacionalidade do número 192 e otimizando a regulação das ocorrências nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.

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Fonte: Governo MT – MT

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