conecte-se conosco


Mato Grosso

Mato Grosso participa da 3° Semana Nacional de Arquivos

Publicado

MidiaNews

O Arquivo Público de Mato Grosso, Superintendência vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), participa da 3° Semana Nacional de Arquivos com a mostra virtual “As memórias do interior: Mato Grosso em documentos”.

A mostra retrata as cidades de Cáceres, Juína, Sinop, Tangará da Serra e Rondonópolis em diversos momentos das suas histórias, por meio de mapas, documentos, imagens e reportagens, e disponibiliza também um acervo particular sobre o escritor e advogado mato-grossense Silva Freire, doado pela sua família para o Arquivo Público.

Clique aqui e confira a exposição completa.

Segundo a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva, a realização do evento nacional tem como intuito fomentar as instituições e debater questões importantes a respeito da preservação da memória.

“Esta é a segunda vez que o Arquivo Público de Mato Grosso participa desse evento. O objetivo da nossa exposição é mostrar um pouco da memória do interior de Mato Grosso que guardamos aqui no Arquivo”, comentou.

Para Flávio Conche, historiador do Arquivo Público, a exposição de Mato Grosso promove uma regionalização de memórias.

“Ao invés de fazermos uma abordagem a partir da capital Cuiabá para o interior, a gente tentou regionalizar essas memórias, buscando despertar o interesse e vínculo com esse público também”, disse.

A 3° Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outros centros de memórias, que mobiliza 211 instituições arquivísticas de todo o país a oferecer ao público uma programação especial durante a semana em que se celebra o Dia Internacional de Arquivos (9 de junho). Já a mostra virtual “As memórias do interior: Mato Grosso em documentos” continuará disponível mesmo após o fim das comemorações que marcam a Semana Nacional dos Arquivos.

Acompanhe a programação completa no Brasil aqui.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Civil prende integrantes de associação criminosa e apreendem armas de fogo, drogas e munições

Publicado

Quatro integrantes de uma associação criminosa foram presos pela Polícia Civil, na sexta-feira (01.07), na zona rural de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), durante investigações continuadas para apurar o duplo homicídio ocorrido no município. 

A ação resultou na apreensão de duas armas de fogo, várias munições e porções de maconha. Os envolvidos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e para o tráfico de drogas.

Nas diligências, os policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia, por meio da Divisão de Homicídios, identificaram uma propriedade rural usada pelos suspeitos para planejar os crimes e para se esconderem.

Diante das informações, a equipe foi até o local e, ao se aproximarem, perceberam a presença de alguns indivíduos, que fugiram para dentro de uma área de mata. No interior do imóvel, foram encontradas as armas de fogo, munições, uma tornozeleira eletrônica e porções de maconha.

Na casa também havia uma mulher e uma criança. Um dos presos possui passagem pelos crimes de sequestro, cárcere privado, furto, roubo, corrupção de menores, tráfico de drogas, receptação e lesão corporal. 

Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e associação para o tráfico de drogas. Após a confecção dos autos, eles foram colocados à disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo de MT lamenta morte do filho do governador de Goiás

Publicado

O Governo de Mato Grosso lamenta a morte de Ronaldo Gomes Caiado Filho, aos 40 anos, neste domingo (03.07). Ele é filho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Thelma Gomes, primeira esposa do gestor.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes expressaram profundo pesar pela perda de Caiado e Thelma.

“Não há dor maior para um pai e uma mãe que a perda de um filho. Nossos sentimentos de profundo pesar aos pais, familiares e amigos. Que Deus possa dar forças para que suportem esse momento tão difícil. Nossas orações estão com vocês”, lamentaram.

A causa da morte de Ronaldo Filho não foi divulgada.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana