Mato Grosso
Mato Grosso tem transporte, aulas e serviços afetados parcialmente e protestos em cidades
Publicado
14 de junho de 2019, 11:16
Alguns setores públicos de Mato Grosso foram parcialmente afetados nesta sexta-feira (14). Servidores públicos, professores, rede particular e federal de ensino estão parcialmente paralisados. Eles aderem ao movimento nacional em protesto contra a reforma da Previdência e cortes na educação.
Em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, o transporte público opera em 90%, segundo a Associação Mato-grossense de Transporte Urbano (MTU).
O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) determinou a manutenção mínima de 90% da frota de ônibus circulando durante os horários de pico nesta sexta-feira: entre as 6h e 8h, 12h e 14h e 17h e 20h. Nos demais períodos, a circulação deve ficar em 70% do normal.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) ingressou com liminar após anúncio do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (SINTROBAC), que havia confirmado participação e paralisação de 50% dos ônibus durante o dia.
Os serviços de saúde ofertados pelo município devem ser afetados durante o movimento nacional.
O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Mato Grosso (Sinpen-MT), protocolou documento na Prefeitura de Cuiabá, informando que a categoria de enfermagem vai paralisar as atividades por um período de doze horas, das 7h às 19h, respeitando a manutenção do quantitativo de 50% dos servidores em todas as unidades de saúde.
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE/MT) informou que 16 unidades do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) vão paralisar as atividades.
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) também disse que os servidores paralisaram as atividades. No entanto, os profissionais já estão em greve no estado há 18 dias.
Os servidores cobram reajuste salarial de 7,69%, conforme um acordo feito há cinco anos, além de melhores condições de trabalho.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), professores de alguns campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Sindicato dos servidores do Detran (Sinetran) também paralisaram as atividades ao longo desta sexta-feira.
Protestos
Em Confresa, cidade a 1.160 km de Cuiabá, um grupo de manifestantes, entre estudantes e servidores, fez uma passeata e carreta às 7h em frente a prefeitura. Eles saíram a pé e seguiram em carros e motos até a Escola 29 de Julho, onde participam de uma aula pública.
No município também há paralisação na rede estadual, municipal e Correios.
Tangará da Serra
Em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, servidores públicos fizeram um protesto na Praça da Antiga Prefeitura em apoio o movimento nacional contra a reforma da Previdência.
Três escolas municipais estão sem aulas hoje: Airton Senna, Tânia Arantes e João Maria do Nascimento. Outras seis escolas estaduais também estão sem aulas, mas essas já estavam em greve.
A Unemat, segundo diretor do campus, mantém os trabalhos apesar de alguns professores avisarem que não iriam hoje.
Rondonópolis
Trabalhadores de algumas categorias optaram por cruzar os braços como forma de protesto a proposta de reforma da Previdência. Em Rondonópolis um ato foi realizado no centro da cidade.//
Não estão trabalhando os servidores do município, exceto dos serviços de urgência e emergência, como o de saúde, profissionais da educação da UFMT, do IFMT também cruzaram os braços assim como servidores do Detran.
Esses trabalhadores retornam as atividades normalmente ao final do dia.
Primavera do Leste
Em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, a manifestação aconteceu na Praça Matriz, no Centro da cidade. O Sintep montou uma mesa de café da manhã, para convidar a comunidade a conhecer com detalhes, o motivo da greve.
O movimento contou com o apoio de trabalhadores das escolas municipais e também do IFMT.
Das 11 instituições estaduais da cidade, três estão fora do movimento e oito mantém os atendimentos parcialmente.


Mato Grosso
“Não podemos aceitar que empresas de fora, ou brasileiras, desrespeitem nosso Código Florestal”, cobra governador
Publicado
8 de dezembro de 2023, 11:45
A defesa ocorreu durante evento promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), no âmbito da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.
A moratória restringe a compra de soja e carne de produtores mato-grossenses, que abriram áreas legalmente a partir de 2008. Algumas empresas exportadoras tem adotado a prática por pressão de países da Europa, que é concorrente do Brasil na produção de alimentos.
“Não podemos aceitar que algumas empresas mundiais, até mesmo brasileiras, estabeleçam regras e normas que desrespeitem as leis brasileiras, o Código Florestal brasileiro, que é um dos mais requintados, sofisticados, robustos e restritivos mecanismos de proteção ao meio ambiente de nosso país”, pontuou.
Mauro explicou que a absoluta maioria dos produtores de Mato Grosso age na legalidade, abrindo áreas apenas dentro do perímetro permitido. No caso das áreas na Amazônia, por exemplo, o produtor só pode usar 20% da sua propriedade e precisa manter os 80% restantes inteiramente preservados.
“Há empresas que não estão respeitando isso e tentam estabelecer regras muito mais restritivas do que aquilo que está na lei. Muitas consequências dramáticas já estão acontecendo, com produtores vivendo a incerteza da venda daquilo que produzem. E mais consequências poderão acontecer se essas empresas não respeitarem o Código Florestal brasileiro e os marcos estabelecidos pela nossa legislação”, afirmou, endereçando a fala ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que possa travar esse debate no Congresso Nacional.
Também participaram do evento: Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil; deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado Federal; Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Helder Barbalho, governador do Pará; César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso; Paulo Araújo, deputado estadual; e Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governador alinha PPA para atender 100% dos Objetivos Sustentáveis da ONU
Publicado
8 de dezembro de 2023, 11:45
O PPA atual já havia implementado 85% dos objetivos sustentáveis, e agora com a nova política passa a estar 100% alinhado às metas da ONU.
“Já havíamos iniciado a implementação há algum tempo e a própria ONU reconheceu nossa iniciativa. Fizemos alguns ajustes, por meio do decreto, e agora Mato Grosso contempla 100% dos ODS da ONU. Vamos trabalhar para atender aos 17 objetivos e implementar as ações em nosso Estado nos próximos anos”, destacou Mauro Mendes.
O governador explicou que para atender de forma afetiva às metas da organização, o trabalho será articulado junto aos municípios e setores produtivos.
“Essa agenda é importante para o Estado e para a imagem ambiental de Mato Grosso, no Brasil e no mundo, e o envolvimento dos municípios e do setor produtivo é primordial para que as ações tenham a abrangência necessária”, afirmou ele.
Com o decreto, o Estado atende aos 17 objetivos e 169 metas da ONU, com ações voltadas à segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia, água, saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo e solidário, infraestrutura e industrialização responsável e governança participativa.
Para o cumprimento das metas serão aprimoradas as políticas públicas existentes, com capacitação de servidores, integração com outros poderes, órgãos e sociedade, além de elaboração de diagnósticos e planos de ação.
Fonte: Governo MT – MT

90 jovens realizam o último Juramento à Bandeira de 2023

Autoridade palestina quer paz e solução política duradoura

Considerado modelo, Renascer de Sorriso recebe visita de equipe de Campos de Júlio

Prefeitura realiza leilão de bens móveis no próximo dia 18

Após um mês da morte de Luana Andrade, o noivo faz declaração: ‘Te amo para sempre’
Política MT


Caminhada, neste domingo (10), pede fim da violência contra as mulheres
Dez de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o último da campanha nacional “21 Dias de Ativismo”,...


ALMT debate em audiência pública a Proposta de Lei Orçamentaria de 2024
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizou audiência pública, nesta quinta-feira...


Projeto que altera o Código Estadual do Meio Ambiente é discutido em audiência pública
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizou audiência pública...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Homem se passa por policial e rouba vítima, mas é preso em flagrante pela Polícia Civil
A Delegacia de Nova Xavantina prendeu na manhã de quinta-feira (07.12) um homem que se passou por policial e roubou...


Polícia Civil encerra curso de combate aos crimes ambientais e deflagra Operação Arco de Madeira
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Gerência de Operações Especiais e da Academia...


Operação Carreta cumpre 13 mandados contra responsáveis por matar dois adolescentes que foram queimados vivos
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (08.12), em Nova Olímpia, a Operação Carreta para cumprir 13 mandados judiciais contra os...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso5 de dezembro de 2023, 20:15
Mais uma vez o jornalista Otávio Alves tem reconhecimento pelos serviços prestados ao Mato Grosso
-
Mato Grosso2 de dezembro de 2023, 21:24
Esclarecimento: Prefeita Luzia Decreta Calamidade Pública em Apenas Uma Localidade por Conta de Uma Ponte que Caiu
-
Policial1 de dezembro de 2023, 16:45
Polícia Civil divulga resultado final do processo de remoções internas dos delegados de polícia
-
Economia1 de dezembro de 2023, 18:15
Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação
-
Policial1 de dezembro de 2023, 17:15
Homem foragido da Justiça é preso pela Polícia Civil em Porto Esperidião
-
Economia1 de dezembro de 2023, 16:45
Petrobras recebe autorização para mudar estatuto social
-
Entretenimento1 de dezembro de 2023, 16:45
Bárbara Evans tem alta do hospital com os gêmeos e exibe cliques: ‘Indo para casa’
-
Policial1 de dezembro de 2023, 18:15
Condenado pela Justiça de MT por latrocínio é preso no Estado do Tocantins