conecte-se conosco


Cuiabá

Maysa Leão defende a criação de “Casa do Autista” em Cuiabá com apoio federal

Publicado

11/03/2025
Maysa Leão defende a criação de “Casa do Autista” em Cuiabá com apoio federal

Ana Cláudia Fortes – assessoria Vereadora Maysa Leão&nbsp

Nesta terça-feira (11), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) destacou a importância de garantir o funcionamento da “Casa do Autista” no município, iniciativa que ela considera fundamental para o atendimento a crianças e jovens com transtorno do espectro autista. Maysa reforçou a necessidade de habilitar a “Casa do Autista” como CER (Centro Especializado de Reabilitação), reconhecido pelo Ministério da Saúde, o que permitiria ao município acessar recursos federais essenciais para a manutenção e expansão do serviço.
“Temos trabalhado muito para que esse sonho se torne realidade, e agora, com o apoio da vereadora Samantha Iris e do prefeito Abílio Brunini, estamos mais perto de concretizar essa ação. No entanto, é fundamental que a Casa do Autista seja habilitada como centro de reabilitação dentro da jornada do Ministério da Saúde, para que possamos garantir os recursos necessários para o seu funcionamento”, afirmou vereadora.
Maysa alertou para a importância de garantir o subsídio federal, que pode chegar a R$ 200 mil mensais, o que totalizaria mais de R$ 2 milhões por ano. Com esses recursos, a Casa do Autista teria a estabilidade necessária para atender a uma demanda crescente e, possivelmente, expandir para outras regiões de Cuiabá.
Ela ressaltou também a ausência de políticas públicas adequadas para atender pessoas autistas e com múltiplas deficiências aa capital.&nbsp
“Nos últimos dois anos e meio, foi evidente a falta de políticas públicas para o autista, para o neurodiverso e para o pessoa com deficiência (PCD) em Cuiabá. O atendimento oferecido nunca atingiu a totalidade da demanda, com mais de 1.400 alunos com laudo nas escolas municipais e mais de 5 mil aguardando o laudo”, explicou a vereadora.
Maysa enfatizou ainda a necessidade de separar o atendimento de reabilitação do autismo do sistema de saúde mental oferecido pelo CAPS.&nbsp
“O autista só deve ser atendido no CAPS caso tenha comorbidade ou esteja em sofrimento psíquico. Nosso objetivo é criar um atendimento especializado, que funcione de forma contínua e que consiga atingir toda a população que necessita”, afirmou.
Por fim, Maysa Leão afirmou que seu sonho é que Cuiabá tenha, no futuro, várias Casas do Autista nas quatro regiões da cidade.&nbsp

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Aniversário de Cuiabá terá foco em limpeza e tapa-buraco, afirma prefeito

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou uma força-tarefa inédita para a semana do aniversário de 306 anos da capital mato-grossense. Em coletiva na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na manhã desta quarta-feira (19), Brunini afirmou que o Executivo irá intensivar ações de mutirão de limpeza e revitalização das áreas públicas.

A ação contará com a participação de todos os secretários municipais, suas equipes e se estenderá até o dia 8 de abril, dia do aniversário da capital mato-grossense.

A ação vai ao encontro do decreto de calamidade financeira na conscientização contra a dengue e a chikungunya, além de promover ações de educação.

Segundo Abilio, a prioridade será deixar Cuiabá mais bonita e organizada para seus moradores. “O que eu estou falando para todos os nossos secretários é que a gente não vai fazer festa. O aniversário da cidade nós vamos fazer um grande mutirão de limpeza. No dia 8 de abril, nós estaremos todos os secretários, toda a equipe nas ruas limpando, cortando mato, tapando buracos e fazendo as obras necessárias”, afirmou Brunini.

Ele ressaltou que os trabalhos já começaram e que, a partir do dia 1º de abril, serão intensificados. “Desde agora, a gente já está com mutirão em atividade, e nós vamos colocar no dia 1º, 2º, até o dia 8 de abril, para termos o melhor presente: uma cidade limpa, bonita e sem buracos”.

Brunini enfatizou que a gestão não gastará dinheiro com festas no aniversário de Cuiabá, mas concentrará esforços na saúde, educação, infraestrutura e limpeza urbana. “Esse é o nosso foco. Não vamos gastar dinheiro com festa, com nenhum tipo de atividade comemorativa. Todos os nossos esforços serão para melhorar a saúde, melhorar a educação, tapar os buracos e limpar nossa cidade. Não vamos priorizar apenas um bairro, vamos limpar toda a cidade”.

O mutirão será promovido diariamente, com a atuação de diversas equipes em diferentes pontos da capital. A expectativa da prefeitura é que, com o engajamento da população, para enfrentar a crise de arboviroses também limpem suas propriedades para conter o aumento de casos de dengue e chikungunya.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, em coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa, rodeado por câmeras, microfones e repórteres.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Ilde Taques cobra punição rigorosa e destaca atuação de profissionais que descobriram a farsa

Publicado

19/03/2025
Ilde Taques cobra punição rigorosa e destaca atuação de profissionais que descobriram a farsa

Da Assessoria – Vereador Ilde Taques

O vereador Ilde Taques (PSB) apresentou, nesta terça-feira (18.03), uma moção de aplausos à equipe médica e aos colaboradores do Hospital e Maternidade Santa Helena, em Cuiabá. O parlamentar destacou a atuação diligente dos profissionais, que identificaram inconsistências na versão apresentada por Nataly Hellen Martins, acusada pela morte da adolescente Emelly Beatriz de Azevedo Sena para roubar o bebê da jovem. Ele também destacou a atuação da polícia no caso e cobrou uma punição rigorosa aos culpados pelo crime. A moção foi aprovada pelos parlamentares.
O caso começou a ser elucidado graças à atuação da equipe que atuava no hospital na última quinta-feira (13.03). Isso porque, após assassinar Emelly, Nataly procurou a unidade para registrar a criança, alegando ter dado à luz em casa.&nbsp
“Eles demonstraram excepcional competência e comprometimento ao desconfiar da veracidade da versão apresentada. Essa atitude foi crucial para a descoberta de um crime brutal contra a vida de Emelly Sena, contribuindo de forma decisiva para a resolução do caso”, pontuou o vereador.
Ilde salientou que, mesmo em um cenário de grande tensão em uma unidade de saúde, os profissionais se mostraram completamente dedicados à população.&nbsp
“O profissionalismo e o senso de responsabilidade dos médicos, enfermeiros e toda a equipe envolvida são dignos de reconhecimento e devem ser destacados como exemplo de compromisso com a saúde e a segurança da população”.
Emilly desapareceu na última quarta-feira (12.03), após sair de casa, no bairro São Mateus, em Várzea Grande. Grávida, a jovem foi atraída pela promessa de doação de roupas e fraldas. De acordo com a Polícia, a jovem teve a criança arrancada de seu ventre quando estava viva, mas acabou assassinada. O corpo foi abandonado em uma cova rasa.
No dia seguinte, Nataly procurou o Hospital Santa Helena, em Cuiabá, alegando ter tido a criança em casa. Os médicos desconfiaram da história e, após realizarem alguns exames que descartaram a gravidez, acionaram a Polícia, que desvendou o crime. Em depoimento, Nataly confessou o assassinato.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana