Educação
Mendes diz que não discutirá repasses de duodécimos sem análise concreta
Publicado
29 de abril de 2020, 10:02
Diante da crise causada pela pandemia de Covid-19, o coronavírus, e consequentemente uma queda na arrecadação em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) declarou na noite desta segunda-feira (27), que discutirá com os chefes dos Poderes a questão dos repasses dos duodécimos assim que tiver uma análise concreta dos números a partir dos próximos dias.
“Estamos esperando finalizar o mês de abril e iniciar o mês de maio quando vamos ter dados mais concretos. Eu não vou abrir essa conversa com ninguém muito menos com os Poderes em cima de possibilidades, de projeções para que possamos colocar a mesa e discutir o que é necessário a título de contribuição de cada um deles”, disse durante entrevista ao programa Opinião, da TV Pantanal.
O governador destacou que houve conversas com os chefes dos Poderes e instituições e discutiram a possibilidade de contingenciamento nos duodécimos. “Esse dialogo houve, tivemos várias conversas lamentavelmente foi esse o resultado. Eu não posso dizer aqui tudo que foi falado. Não vou ficar criando crise entre os Poderes”, destacou.
Sem citar nomes, Mendes ainda declarou que muitos recebem até mais do que deveria.
“Eu também acho que muita gente deveria receber menos do que recebe. O presidente da Assembleia Legislativa Botelho [Eduardo Botelho] foi sensível a isso quando ele se propôs fazer essas devoluções e destinar recursos à Saúde”.
O governador lembrou que atualmente o valor repassado aos Poderes não está vinculada ao percentual de receita do Estado e sim de acordo com a inflação anual. No entanto, a Assembleia Legislativa tem prerrogativas para mudar a PEC que foi aprovada há dois anos.
“Hoje o que é repassado aos Poderes não é uma vinculação percentual da receita. Isso já foi assim outrora, em tempos passados, mas não é assim que funciona hoje. Porém, a AL pode mudar isso como já mudou, quando aumentou mais o duodécimo para o Tribunal de Justiça e não aumentou para ela. Aumentou para o Ministério Público, para o Tribunal de Contas e a para Defensoria Pública. Agora, o governador infelizmente não pode tudo. Eu gostaria de ter esse poder que algumas pessoas imaginam que o governador tem”, declarou.

Educação
Inscrições para Prêmio Gestão Escolar vão até dia 15 de agosto
Publicado
3 de agosto de 2020, 15:19
Redação
As escolas públicas – estaduais e municipais – de Mato Grosso têm até o dia 15 de agosto para se inscreverem no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. A premiação contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na educação básica da rede pública de todo o país.
Podem se inscrever no Prêmio gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. A equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com
Em 2020, a iniciativa vai reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, estão se empenhando para encontrar soluções de forma criativa e inovadora para garantir a continuidade da aprendizagem dos alunos.
Segundo a coordenadora estadual do prêmio, Kerlla Quinteiro Amorim, o número de escolas inscritos é expressivo, mas deve ser maior até a data final do registro das escolas. “Mesmo com a pandemia, vamos ter um grande número de escolas inscritas”, ressalta.
Livramento
A Escola Estadual de Campo José de Lima Barros, localizada no Distrito de Faval no município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 quilômetros ao sul da Capital) é uma das participantes. A expectativa de diretora Ana Cláudia de Campos, para o prêmio é a melhor possível.
A gestora destaca que a maneira de pertencer ao campo remete ao universo de trabalho, de devoção religiosa, de festa e confraternização das famílias. O fato de todos se conhecerem entre si também é um fator que incide sobre os métodos de ensino-aprendizagem.
No entendimento de Ana Claudia, fazer gestão em escola do campo em tempos de pandemia é desafiador, pois a escola está situada a 70 quilômetros da sede do município. A localização geográfica não facilita para a gestora fazer compras de materiais escolares necessários, bem como, para questões burocráticas, reuniões, entre outros.
“Acreditamos que a participação é uma oportunidade de mostrar as dificuldades e sobretudo os resultados positivos da educação do campo que já enfrentava muitos desafios antes da pandemia. E agora, toda a escola não tem medido esforços em buscar soluções para assegurar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem em meio a esta pandemia”, salienta.
Equipe
Em 2020, o Prêmio Gestão Escolar vai contemplar também o professor e a equipe escolar. A iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem.
Serão premiadas as equipes escolares (cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador e quatro professores) que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras de forma colaborativa e conjunta para manter o clima educacional apesar do afastamento social.
O processo de seleção das escolas inscritas se dará em três etapas, Estadual, Regional e Nacional. A escola selecionada como “Referência Nacional” receberá premiação em dinheiro de R$ 30.000, além das vagas no curso de especialização.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está concluindo a contratação de professores para as unidades que começarão o segundo calendário escolar, devido à greve de 2019. Até o momento, já foram contratados 3,5 mil profissionais, que vão atuar em escolas de vários municípios do Estado.
A expectativa é que esses profissionais sejam incluídos ainda na folha de julho, cujos salários serão pagos no dia 10 de agosto.
Esses profissionais, bem como os demais da rede estadual, já estão recebendo formação para trabalhar com os alunos durante as aulas não presenciais (online e Off-line), que iniciam na próxima segunda-feira (03.08).
A rede estadual conta com 759 unidades educacionais, que atendem cerca de 368 mil alunos
A rede estadual conta com 759 unidades educacionais, que atendem cerca de 368 mil alunos, matriculados nos ensinos médio e fundamental.
Em 2020, a rede estadual ficou com dois calendários letivos. O primeiro calendário teve início no dia 10 de fevereiro e nessas escolas o processo de atribuição para contratação de professores foi realizado no início do ano.
Nas demais escolas, que são do segundo calendário e iniciariam o ano letivo em 23 de março, o processo de atribuição não havia sido realizado por conta da suspensão das aulas.
Conforme explica a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a Seduc não possuía amparo legal para a realização de contratação temporária de professores por ausência de fato gerador, que consiste no exercício imediato das atividades laborais em sala de aula.
“Agora, com o início das aulas em três de agosto, iniciamos o processo de contratação, pois já temos o fato gerador que são as aulas para serem ministradas pelo professor”, explica a secretária.
Formação
A Seduc está realizando a formação continuada para a implantação do Plano Pedagógico Estratégico de Volta às Aulas Online e Off-line. São cerca de 16 mil professores participando, tanto efetivos como contratados.
A formação é realizada pelos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e ofertada em duas etapas, a primeira de 20 a 31 de julho e a segunda de 17 de agosto a 11 de setembro, totalizando uma carga horária de 60 horas.
A metodologia adotada é a perspectiva da aula invertida. O material de apoio está disponibilizado na plataforma Aprendizagem Conectada, no ícone “Orientações”, “Orientações aos Professores”, “Formação” e “Vídeos”.
Aulas não presenciais
As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.
Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.
As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido.

Prefeitura inicia apresentações do Promic ‘Sorriso Musical 20…

Prefeitura publica decreto regulamentando a execução de calçadas no Jardim das Palmeiras

Plano ABC+ entra em vigor em setembro e vai reduzir emissão de carbono

Furacão chega a Argentina para o desafio contra o Estudiantes

Inter busca classificação para semifinal da Sul-Americana
Política MT


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...


CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Maconha é apreendida na BR 364 em Rondonópolis
Na tarde de ontem (09), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 30 kg de maconha em um ônibus. A...


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...
Mais Lidas da Semana
-
Policial5 de agosto de 2022, 12:10
Passageira de ônibus é presa novamente transportando drogas
-
Policial4 de agosto de 2022, 14:40
Armas e munições são apreendidas e veículo é recuperado em Alto Garças/MT
-
Mato Grosso5 de agosto de 2022, 15:40
Humanização: Centro de Atendimento às Vítimas inicia acolhimento de famílias no Fórum de Cuiabá
-
Policial5 de agosto de 2022, 11:40
Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
-
Policial8 de agosto de 2022, 07:40
Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
-
Policial5 de agosto de 2022, 09:10
Mais de 300 kg de maconha são apreendidos em Campo Verde
-
Economia5 de agosto de 2022, 06:10
Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre
-
Economia5 de agosto de 2022, 10:10
Prefeituras farão cadastro para o auxílio taxista