conecte-se conosco


Cuiabá

Mercado do Porto é interditado parcialmente pelo Corpo de Bombeiros

Publicado

A interdição abrange somente a área onde está instalada a estrutura provisória do mercado (tendas anexas à edificação), onde operam alguns permissionários.

A medida foi adotada devido às irregularidades encontradas no local, que comprometem a segurança.

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) interditou parcialmente, nesta quinta-feira (26), o Mercado do Porto Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, em Cuiabá. A medida foi adotada devido às irregularidades encontradas no local, que comprometem a segurança dos comerciantes e frequentadores.

A interdição abrange somente a área onde está instalada a estrutura provisória do mercado (tendas anexas à edificação), onde operam alguns permissionários. A ação foi realizada após vistoria da equipe da Seção de Fiscalização da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP).

O major BM Bruno Grou Vilas Boas, da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico, explicou que a decisão de interdição foi tomada após múltiplas denúncias de incidentes no local e a constatação in loco das condições de risco.

Os bombeiros verificaram diversas inconformidades, como instalações elétricas precárias, em desacordo com as normas regulamentares, e o não aterramento adequado das estruturas metálicas, o que pode ocasionar choques elétricos e outros tipos de acidentes.

Devido aos riscos encontrados na estrutura provisória, os quais não constam no projeto aprovado, foi procedida a interdição parcial do Mercado do Porto. “A interdição tem o objetivo de garantir a integridade física das pessoas que frequentam o mercado e proporcionar um ambiente seguro para os comerciantes”, afirmou o major.

Além da interdição, foi emitido um termo de advertência, concedendo um prazo de 90 dias para a regularização definitiva da edificação, conforme informado pelo major. Os responsáveis foram devidamente orientados sobre a necessidade de corrigir as condições de segurança.

Até que as irregularidades sejam sanadas e um laudo técnico seja apresentado, as estruturas interditadas não poderão ser utilizadas. “A prevenção é essencial, e a segurança deve ser nossa prioridade máxima. O Corpo de Bombeiros Militar continuará monitorando a situação até que as devidas correções sejam implementadas”, concluiu o major.

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Final do futsal nos Jogos Estudantis Cuiabanos é marcada por rivalidade e público recorde

Publicado

Com arquibancadas lotadas e clima de grande decisão, as finais do futsal no 48º Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) agitaram o ginásio Verdinho, no CPA I. As partidas foram marcadas por emoção, rivalidade intensa e revelação de talentos, reunindo um público superior a 2.500 pessoas, o maior já registrado na história da competição.

O futsal foi a modalidade com maior número de inscritos nesta edição: dos 2.080 atletas participantes, 900 competiram nas categorias masculina e feminina. As finais foram disputadas com intensidade, já que os campeões representarão Cuiabá nos Jogos Estaduais.

O duelo na categoria 15 a 17 anos feminino foi protagonizado entre a Escola Estdual Clênia R. de Souza e a Escola Estadual Governador José Fragelli (Arena), que terminou empatado em 4×4 no tempo normal. Nos pênaltis, a equipe da Arena levou a melhor por 2×1. A técnica Diana Araújo se emocionou ao relembrar a trajetória da equipe. “Quando assumi, o futsal era motivo de chacota. Em cinco meses, levamos o time ao vice-campeonato. Prometi que este ano seríamos campeãs, e cumprimos. Treinamos sem ginásio, com mini trave, e superamos todas as dificuldades”, contou.

Na final masculina da mesma faixa etária, a rivalidade entre a Escola Estadual Padre Ernesto e o Colégio Isaac Newton (CIN) ficou evidente. Com dois gols do venezuelano Beiker Jose Rodriguez Rincones e um de Carlos Eduardo, o Padre Ernesto venceu por 3×1. “Sou estrangeiro, venho da Venezuela. Vim para cá com o sonho de jogar futebol, estudar e construir uma nova vida. Essa vitória foi um sonho realizado para mim. Consegui fazer dois gols no jogo, e quero agradecer de coração a toda a torcida por nos apoiar aqui hoje”, disse Beiker, emocionado.

O técnico Gabriel Magalhães, da Padre Ernesto, exaltou a superação da equipe diante das adversidades. “Desde pequeno vejo a rivalidade entre escolas públicas e particulares. É difícil competir com escolas como o CIN, Maxi e Fato, que treinam praticamente todos os dias. Já nós enfrentamos problemas com documentação, falta de chuteiras, caneleiras, meiões. Essa gurizada muitas vezes não tem nada disso. Mas tem garra e amor ao jogo. Hoje fizemos história e vamos fazer de novo, agora no estadual”, afirmou.

A final da categoria feminina B, entre o Colégio Ibero Americano e o Colégio Coração de Jesus, foi adiada para segunda-feira (24), no ginásio Dom Aquino, com horário ainda a ser definido. O adiamento ocorreu devido a uma confusão entre torcidas do Padre Ernesto e do CIN, do lado de fora do ginásio. A Polícia Militar agiu rapidamente e garantiu a segurança, permitindo a continuidade do evento.

Na categoria masculina, de 12 a 14 anos, o Colégio Isaac Newton conquistou a vitória sobre o Colégio Maxi por 8×1, garantindo o título com uma forte atuação da equipe.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves destacou o recorde de público e agradeceu a atuação das forças de segurança. Segundo ele, todo trabalho foi realizado prevendo o grande evento. “Tivemos mais de 2.500 pessoas presentes, um marco nos Jogos Estudantis. Agradeço à Polícia Militar, à Secretaria Municipal de Segurança, em especial à coronel Francyanne, e ao coronel Fernando, comandante-geral da PM. Também agradeço ao prefeito Abilio, os servidores da secretaria e a federação de futsal e de desporto escolar e a todas as secretarias envolvidas. A estrutura de emergência com ambulância e equipe de pronto atendimento também esteve presente, como em todos os nossos eventos. Essa final foi grandiosa, e nos próximos anos, os JECs serão ainda melhores”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Museus, Aquário e Feira Viva estarão abertos no feriado de Corpus Christi

Publicado

Os principais atrativos turísticos de Cuiabá, localizados na Orla do Porto, como o Aquário Municipal Justino Malheiros, o Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff” e a Feira Viva Cuiabá, funcionarão normalmente durante o feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (19). O horário de atendimento segue das 9h às 18h.

O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha também estará aberto excepcionalmente neste feriado, com visitação das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço.

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico convida a população a aproveitar o dia de fé e reflexão para também celebrar a vida, a cultura e o turismo cuiabano.

“É um dia de fé, mas também de celebrar a vida, a cultura e de descobrir o melhor do nosso turismo. Visitem nossos museus, o aquário, tragam a família e aproveitem. Cada visita é uma oportunidade de viajar no tempo e, ao mesmo tempo, apreciar a riqueza da cultura cuiabana”, afirmou Fernando Medeiros, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Além disso, os parques municipais continuam sendo uma ótima opção gratuita de lazer para quem deseja aproveitar o feriado ao ar livre. O Parque Tia Nair, localizado na Avenida Érico Preza (bairro Jardim Itália), funciona das 5h às 22h, todos os dias da semana. Já o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo (com acesso pelo bairro Paiaguás e pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro), está aberto das 5h às 23h diariamente.

Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

O museu preserva um acervo relevante sobre o sistema de abastecimento de água da cidade, com peças históricas, fotografias das antigas bicas e elementos que revelam a evolução da caixa d’água em Cuiabá. Atualmente, o espaço abriga a exposição “Saúde Mental, Arte e Liberdade”, da artista Cida Silva.

Enfermeira aposentada, Cida Silva começou a pintar inspirada pelo cotidiano vivenciado durante sua trajetória profissional na área da saúde mental. Além das experiências reais, que incluem cenas, comportamentos e sentimentos dos pacientes, a exposição destaca esculturas que homenageiam personalidades simbólicas da capital, como o poeta Manoel de Barros, o lendário ambulante Zé Bolo Flô e a irreverente Maria Taquara.

Feira Viva Mulher

A Feira Viva Mulher acontece de terça a domingo, das 9h às 18h, no Museu do Rio, em parceria com as Secretarias Municipais da Mulher e de Cultura. O evento reúne 52 expositoras, com uma diversidade de produtos em artesanato, gastronomia, moda e cosméticos, todos desenvolvidos por mulheres empreendedoras de Cuiabá. Além da feira, a programação inclui oficinas e palestras gratuitas voltadas às mulheres da capital. Com atividades que promovem formação, cultura, arte e empreendedorismo, o evento segue até o dia 29 de junho, com inscrições abertas. Mulheres interessadas em participar podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/qZWtCKwp28QEed346.

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico disponibiliza o contato de WhatsApp (65) 9202-9495) para esclarecimento de dúvidas.

Aquário Municipal

Desde que foi estabelecida a gratuidade para visitação, por determinação do prefeito Abilio Brunini, mais de 200 mil pessoas já visitaram o Aquário Municipal. O espaço abriga mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizadas em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Museu do Rio

No Museu do Rio, os visitantes têm acesso a exposições fotográficas que retratam a história de Cuiabá. O prédio histórico também é a porta de entrada do Aquário Municipal. Além das exposições, é possível conhecer a feira e saborear receitas tradicionais no restaurante Regionalíssimo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana