conecte-se conosco


Sorriso

Monitorados, casos de covid-19 diminuem em Sorriso

Publicado

Monitorar. Essa é a estratégia para quem integra o Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e precisa ficar de olho nos números de enfermidades como a covid-19. A intenção é controlar e eliminar riscos e casos da doença no Município, para isso, o monitoramento é contínuo.

Desde o dia 1.º de janeiro de 2025 até ontem, 11 de março, o Município já realizou 725 testes para covid-19 com 282 casos confirmados; 278 pessoas já estão curadas; e, hoje são três casos ativos, destes, uma senhora de 77 anos está internada. A paciente recebeu quatro doses do imunizante e além da covid enfrenta doença cardiovascular crônica, pneumopatia crônica, dispneia, desconforto respiratório, fadiga, congestão pulmonar e derrame pleural. Infelizmente também foi registrado o óbito de um senhor de 60 anos, no dia 8 de fevereiro, morador do Distrito de Primavera. Os dados são do Sistema IndicaSus.

“Mais uma vez, ressaltamos a importância de buscar a imunização contra a covid e de manter aquelas medidas básicas e já nossas velhas conhecidas como o uso do álcool 70º, a higienização das mãos e o uso da máscara diante de sintomas gripais”, frisa a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

O gestor da pasta de Saúde, Vânio Jordani, destaca que ao sentir sintomas gripais a população deve procurar uma unidade de saúde, todas as unidades ofertam testes para covid-19. “Em relação ao dia 27 de fevereiro quando eram 12 casos, nós já observamos uma queda bem-vinda; vamos continuar vigilantes para zerar os casos”, destaca o secretário.

Reforçando: apresentou sintomas como coriza, aquele cansaço (a tal da fadiga), dor de cabeça, dor muscular, é só procurar uma unidade de saúde. Se a respiração estiver difícil, a dor de cabeça muito forte e a febre muito alta, aí é melhor seguir para a UPA. Seja no PSF (nosso bom e velho postinho), seja na UPA, a orientação é uma só: buscar atendimento médico, pois é o profissional de saúde que vai definir a necessidade ou não da realização do exame para detecção da doença e indicar o medicamento correto, quando necessário.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Médicos da rede municipal participam de treinamento com foco no suporte avançado de vida

Publicado

Suporte avançado de vida ou, simplesmente SAV, é um conjunto de técnicas e procedimentos médicos que visam estabilizar a condição clínica de um paciente em situação de emergência. E foi para tratar do suporte avançado de vida que médicos atuantes na rede pública participaram de um treinamento ministrado por uma das equipes do SAMU do Município.

“Essa discussão é extremamente importante; todo e qualquer profissional da saúde precisa se manter em constante aprendizado e saber atender uma situação extrema com agilidade e de forma adequada salva vidas”, frisa a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (Semsa), a enfermeira Cátia Luciano.

Cátia destaca que o treinamento será em três módulos: ontem foi o primeiro grupo, nos dias 28 de março e 1.º de abril, novos grupos devem passar pela orientação.

“Tudo foi organizado e planejado de forma que todos os médicos que atuam nos PSFs possam participar em um dos momentos; escalonamos os módulos justamente para ofertar o momento a todos e não prejudicar o atendimento nas unidades”, explica a coordenadora.

Rede clínica

Hoje, o Município conta com 29 PSFs. Em todos eles é ofertado atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Além do atendimento no bom e velho postinho, Sorriso conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava em que diariamente, das 7 às 19 horas, cinco profissionais médicos atuam; das 19 à meia-noite são quatro médicos; e da meia-noite às 7 da manhã são três médicos de plantão.

Também no período noturno o Município também disponibiliza atendimento na Upinha do Santa Clara das 18 horas à meia-noite e na Upinha da Zona Leste das 18 horas às 6 da manhã do dia seguinte. No caso das duas Upinhas, além do trabalho realizado pelo médico responsável pelo espaço, há ainda o reforço clínico prestado via curso de medicina da Faculdade Atenas em dias específicos, quando alunos do curso, sob supervisão de médicos preceptores que incluem o quadro da Atenas, também estão à disposição da população.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Patrulha Mecanizada auxilia produtores da agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado

O serviço faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar

Na tarde desta terça-feira (18), a Patrulha Mecanizada da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar esteve no Assentamento Jonas Pinheiro para atender os produtores locais. O serviço, que faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar, busca oferecer suporte técnico e estrutural para impulsionar a produção.

A iniciativa se soma a outras ações da Secretaria, como o atendimento técnico aos piscicultores, garantindo que os assentados tenham acesso a equipamentos e serviços essenciais para o preparo do solo, plantio e colheita. “Nosso objetivo é dar condições para que os pequenos produtores possam ampliar sua produtividade e garantir renda para suas famílias. A Patrulha Mecanizada é uma ferramenta fundamental para isso, pois permite que os agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho no campo”, destacou o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Lucas de Oliveira.

Ainda, de acordo com o secretário, o compromisso da gestão é valorização a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana