Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Monitorados, casos de covid-19 diminuem em Sorriso

Publicado

Monitorar. Essa é a estratégia para quem integra o Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e precisa ficar de olho nos números de enfermidades como a covid-19. A intenção é controlar e eliminar riscos e casos da doença no Município, para isso, o monitoramento é contínuo.

Desde o dia 1.º de janeiro de 2025 até ontem, 11 de março, o Município já realizou 725 testes para covid-19 com 282 casos confirmados; 278 pessoas já estão curadas; e, hoje são três casos ativos, destes, uma senhora de 77 anos está internada. A paciente recebeu quatro doses do imunizante e além da covid enfrenta doença cardiovascular crônica, pneumopatia crônica, dispneia, desconforto respiratório, fadiga, congestão pulmonar e derrame pleural. Infelizmente também foi registrado o óbito de um senhor de 60 anos, no dia 8 de fevereiro, morador do Distrito de Primavera. Os dados são do Sistema IndicaSus.

“Mais uma vez, ressaltamos a importância de buscar a imunização contra a covid e de manter aquelas medidas básicas e já nossas velhas conhecidas como o uso do álcool 70º, a higienização das mãos e o uso da máscara diante de sintomas gripais”, frisa a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

O gestor da pasta de Saúde, Vânio Jordani, destaca que ao sentir sintomas gripais a população deve procurar uma unidade de saúde, todas as unidades ofertam testes para covid-19. “Em relação ao dia 27 de fevereiro quando eram 12 casos, nós já observamos uma queda bem-vinda; vamos continuar vigilantes para zerar os casos”, destaca o secretário.

Reforçando: apresentou sintomas como coriza, aquele cansaço (a tal da fadiga), dor de cabeça, dor muscular, é só procurar uma unidade de saúde. Se a respiração estiver difícil, a dor de cabeça muito forte e a febre muito alta, aí é melhor seguir para a UPA. Seja no PSF (nosso bom e velho postinho), seja na UPA, a orientação é uma só: buscar atendimento médico, pois é o profissional de saúde que vai definir a necessidade ou não da realização do exame para detecção da doença e indicar o medicamento correto, quando necessário.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Horário estendido leva informação, cuidados e prevenção ao público masculino

Publicado

Visando garantir maior acesso aos serviços e ampliar as estratégias de prevenção ao câncer de próstata

Para facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde e fortalecer as ações de prevenção ao câncer de próstata, 11 Unidades Básicas de Saúde abriram as portas, nesta quarta-feira (12), em horário estendido, das 17h às 21h. A iniciativa permitiu que trabalhadores e moradores com rotinas mais longas pudessem buscar consultas, vacinas e orientações fora do horário habitual, fortalecendo a mobilização do Novembro Azul.

A campanha que traz como tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem” destaca a necessidade do cuidado contínuo, da informação correta e do diagnóstico precoce, fatores fundamentais para reduzir riscos e promover bem-estar.

O levantamento da noite reforça que os homens atenderam ao chamado e marcaram presença nas unidades do Bom Jesus; São Mateus; Bela Vista; Nova Aliança; Morada do Bosque; São Domingos; Rota do Sol, Jardim Carolina; São José; Centro Norte e Caravágio.

Durante a mobilização, foram oferecidos serviços como consulta médica, consulta odontológica e vacinas, além de atendimentos em planejamento familiar, testes rápidos e realização de eletrocardiogramas.

No total, as unidades somaram 111 consultas médicas, 52 aplicações de vacinas, 50 atendimentos odontológicos e 28 procedimentos voltados ao planejamento familiar, testes rápidos e exames de eletrocardiograma.

Para a coordenadora da Atenção Primária, Cátia Luciano, a iniciativa reforça que promover saúde também significa facilitar o acesso e levar informação ao encontro das pessoas.

“Mesmo com a chuva, tivemos uma participação expressiva dos homens. Isso mostra que, quando o atendimento se adapta à rotina deles, a adesão acontece. O Novembro Azul segue reforçando a necessidade da prevenção e da busca ativa por atendimento”, afirmou Cátia.

Próxima ação

Nesta sexta-feira (15), das 13h às 17h, a programação de horário estendido terá continuidade, com três unidades funcionando para atender à população. São elas: Novos Campos, Jardim Amazônia e Jardim Itália.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todas as ações do Novembro Azul têm como foco incentivar o cuidado integral da saúde do homem, quebrar tabus e fortalecer a cultura da prevenção em Sorriso.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Médicos participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado

“Informação é a primeira forma de prevenção” foi o tema da capacitação realizada nesta quarta-feira (12), reunindo médicos da Estratégia Saúde da Família e da comunidade, além de profissionais da Equipe de Atenção Primária. Conduzido pela Dra. Kellyn Gotz Rommel, especialista em Oncologia Clínica e integrante do Instituto do Câncer de Sorriso, o encontro teve como propósito fortalecer o conhecimento técnico e ampliar a atuação preventiva dos profissionais de saúde.

Na oportunidade, a médica abordou aspectos fundamentais sobre diagnóstico precoce, fatores de risco, fluxos de atendimento, além dos avanços nos tratamentos oncológicos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade também reforçou a importância do olhar atento dos profissionais da Atenção Básica para identificação precoce de sinais e sintomas, garantindo maior chance de cura e tratamentos menos agressivos.

“O conhecimento técnico é decisivo para transformar a realidade dos pacientes. Quando o conhecimento chega até a ponta, o cuidado se transforma. A prevenção começa com a escuta, a orientação e a conduta segura de cada profissional que atua na atenção básica e especializada”, detalhou Dra. Kellyn.

Outro ponto em destaque e considerado um dos desafios enfrentados pelos serviços de saúde é o preconceito e o medo dos homens em relação aos exames preventivos. Para a médica da UBS Novos Campos, Dra. Danyelli Philippsen, quanto mais cedo a doença é identificada, menos agressivo tende a ser o tratamento e menores são os riscos de sequelas e mortalidade.

“O diagnóstico precoce salva vidas. A orientação é sempre o acolhimento. É essencial ouvir os medos e as queixas do paciente, garantir privacidade e criar um ambiente de confiança. Explicamos os riscos e benefícios dos exames e mostramos como o diagnóstico precoce impacta diretamente na saúde e no prognóstico dele”, frisa.

A coordenadora médica da Atenção Primária, Dra. Silvana A. Pfeifer, enfatiza que capacitações como essa impactam diretamente a qualidade do atendimento. Ela reforça que a gestão trabalha com o compromisso de manter uma atuação pautada na ciência, na prevenção, na escuta ativa e na valorização dos profissionais.

“Hoje tratamos sobre câncer de próstata, faixa etária indicada para iniciar o rastreamento, quais exames solicitar, a frequência de repetição, como interpretar os resultados e quando encaminhar para um especialista. Nosso propósito é estimular tanto a busca ativa dos pacientes quanto o rastreamento oportunístico dentro das unidades de saúde”, explicou.

A atividade integra as ações permanentes da Secretaria Municipal de saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES). Até o final, 44 médicos da Estratégia Saúde da Família e Comunidade terão participado do curso, além de profissionais que integram a Equipe de Atenção Primária (EAP).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana