conecte-se conosco


Cuiabá

Motoristas aderem à greve geral; frota de ônibus será reduzida em até 50%

Publicado

O Bom da Notícia

Os motoristas do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande decidiram aderir à greve geral marcada para esta sexta-feira (14) contra o projeto de Reforma da Previdência. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (SINTROBAC), Ledevino da Conceição, apenas metade da frota  vai circular pela região metropolitana durante o dia da mobilização.

A deliberação da categoria ocorreu após assembleia geral na última sexta-feira (7). Cerca de mil motoristas cruzarão os braços em apoio ao movimento nacional programado pelas centrais sindicalistas e movimentos sociais. Na última segunda-feira (10), os motoristas paralisaram os serviços por oito horas por não ter recebido o salário de maio no quinto dia útil deste mês. Eles retomaram ao serviço após promessa de receber até quarta-feira (12).

Em Cuiabá, a contratação será realizada na Praça Ipiranga, Centro, a partir das 14h. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Dourado, comentou que além da Reforma da Previdência, a greve geral irá protestar os cortes na Educação, privatizações das estatais e pautas locais como greve por tempo indeterminado dos profissionais da Educação do Estado.

A proposta apresenta pelo governo promove uma série de mudanças no sistema previdenciário, entre eles idade mínima para aposentadoria de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens e o tempo mínima de contribuição de 20 anos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que o relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), deve apresentar o relatório da reforma nesta quinta-feira (13). A intenção é aprovar o projeto no final do primeiro semestre deste ano.

Serviço público

Ao menos sete categorias dos servidores públicos do Estado também irão paralisar os serviços na sexta-feira para apoiar o movimento.

Até a manhã desta quinta-feira confirmaram adesão ao ato os servidores da educação básica – que já estão em greve por tempo indeterminado -, do ensino superior, da área meio, da área de desenvolvimento econômico e social, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). (Com informações da Agência Câmara Notícias).

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito e vice vistoriam obras de pavimentação asfáltica no bairro Parque Amperco

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na manhã desta segunda-feira (27), uma vistoria nas obras de pavimentação asfáltica do bairro Parque Amperco. Como preconizado pela gestão, nenhuma ação de asfaltamento é realizada sem a rede de drenagem, que segue em ritmo acelerado com 40% da rede já concluída. Também vistoriaram as obras,  o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa e o vereador Kássio Coelho. 

Os trabalhos na localidade são executados pela Secretaria de Obras e o todo o bairro será pavimentado. Os investimentos  na região somam  R$4 milhões são provenientes da Fonte 100, por meio do ‘Programa Minha Rua Asfaltada’, implementado desde o primeiro ano da primeira gestão Emanuel Pinheiro, em 2017.

“Estamos vistoriando hoje as obras de pavimentação asfáltica de todo o bairro do Parque Amperco. Mais de duas mil pessoas que vivem neste bairro serão beneficiadas. Estou muito feliz com  o que estou vendo. O ritmo das obras está  acelerados, os trabalhadores não param.  As galerias de drenagens  estão sendo construídas e,  no segundo  semestre,  já iremos pavimentar as ruas do Parque Amperco.

Estamos atendendo um  desejo antigo da população por meio do nosso amigo e morador do bairro, vereador Kássio Coelho. Esta obra é um compromisso da gestão com os moradores do Parque Amperco. Estamos  melhorando a vida das pessoas, principalmente, daqueles mais carentes e que moram distante da região central”, comentou o prefeito. 

O secretário de Obras, Stopa, cita que no prazo de 90 dias será finalizada a obra de drenagem e, posteriormente, será realizada a obra de pavimentação.

“Terminamos aqui em agosto ou setembro do ano que vem. O bairro está sendo 100% asfaltado de qualidade, com meio-fio, calçada, drenagem. Iremos transformar a região. Será um outro bairro, mais humanizado, porque hoje, a população sofre com a chuva porque vira  um verdadeiro lamaçal e na seca, a poeira é grande. E isso vai acabar, o asfalto irá melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Stopa. 

O vereador Kássio Coelho, morador do bairro, lembra que há quase 30 anos os moradores clamam por esta pavimentação que está sendo realizada na gestão Emanuel Pinheiro.

“É um grande anseio dos moradores. Há 29  anos estamos aguardando o asfalto. Agora, a gente quer regularizar as nossas casas e acreditamos que isso será possível na gestão do prefeito Emanuel. Os moradores estão ansiosos e acreditamos que  a obra será entregue até antes do  prazo, porque estão bem aceleradas”, concluiu. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Emanuel entrega novo complexo esportivo no bairro Planalto

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta segunda-feira (27), às 19h, mais um espaço de lazer à população cuiabana. Localizado na Rua dos Penitentes, o novo Complexo Esportivo Maria dos Anjos Nascimento beneficia de forma direta mais de 5 mil pessoas do bairro Planalto, além de moradores das comunidades vizinhas.

No local, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos realizou um trabalho completo de recuperação da área, resultando na construção de três quadras de areia. O espaço suprirá uma demanda crescente na região, ofertando uma estrutura adequada para a prática de esportes como futevôlei e vôlei.

Todas as quadras são equipadas com iluminação apropriada para a prática esportiva com segurança também durante o período noturno e alambrado. A área ao redor recebeu ainda novo calçamento, iluminação de LED, e instalação de bancos e lixeiras.

SERVIÇO

Assunto: Entrega do Complexo Esportivo Maria dos Anjos Nascimento

Local: Rua dos Penitentes, no bairro Planalto

Horário: 19h 

Data: 27 de junho, segunda-feira

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana