conecte-se conosco


Alta Floresta

MP arquiva investigação de compra de votos de vereadores em MT

Publicado

FolhaMax

A promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Alta Floresta, Carina Sfredo Dalmolin, determinou o arquivamento de um Inquérito Civil (IC), instaurado para apurar uma denúncia anônima sobre possível compra de votos na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Alta Floresta (792 km de Cuiabá), biênio 2019-2020, quando o vereador Emerson Machado (MDB) foi reeleito. A promotora considerou não haver indícios suficientes para a continuidade da investigação e que, até o momento, tudo não passa de boatos.

O Edital de Cientificação é assinado no dia 31 de maio. “Assim, da análise das provas testemunhais, denota-se que tais alegações não passaram de “meros rumores”, de “ouvir dizer”, de “conversas dentro da Casa Legislativa” e, sobretudo, de divergências políticas, não havendo, deste modo, elementos a corroborar os fatos narrados na denúncia e, pois, a ensejar a intervenção ministerial nesse caso”, fundamentou.

O documento explica que o procedimento foi instaurado após o recebimento de uma carta anônima, que citava uma série de irregularidades ocorridas na Casa de Leis, sendo a denúncia mais grave acerca de suposta compra de votos para a eleição da Mesa. A denúncia foi corroborada com ligação na Ouvidoria do MP, onde uma pessoa denunciou que o vereador teria coagido servidores comissionados e nomeado outros por negociação da compra de votos.

O MP convocou os vereadores que compõem a Casa Legislativa para colher depoimento. À promotora, os parlamentares confirmaram ter ouvido o boato nos corredores da Câmara, mas todos negaram ter recebido qualquer proposta em troca de voto ao vereador Emerson. “De igual modo, ao serem questionados sobre as alegações feitas na denúncia a respeito de possível “troca de favores” e “compra de votos”, tais vereadores foram uníssonos ao negarem a ocorrência de tais práticas, sendo que nenhum deles afirmou ter recebido diretamente qualquer proposta. Salientaram ainda que, na referida eleição, houve disputa acirrada para a Presidência, sendo que articulação e negociação fazem parte do jogo político, mas que não houve obtenção de vantagem indevida por parte dos vereadores”, relatou a promotora.

O IC também apurou a denúncia de que o presidente da Câmara teria se reunido com o prefeito e afirmado que “não ia fazer nada no 0800”, em referência à aprovação de um Projeto de Lei sobre Nepotismo.

Sobre isso, o presidente alegou ao MP que, de fato, houve a conversa, mas que não se referia ao recebimento de propina ou qualquer outra vantagem ilícita, mas a apoio político e apoio a projetos políticos, negociação comum no meio eletivo.

Comentários Facebook
publicidade

Alta Floresta

Christian Lima: Pré-Candidato Dedicado à Serviço da Comunidade de Alta Floresta

Publicado

por

Em uma conversa franca com o jornal Correio de Mato Grosso, Christian Walber Figueiredo Lima, pré-candidato a vereador por Alta Floresta, compartilhou suas motivações para se lançar na política municipal. Com um histórico de dedicação à comunidade, Christian Lima afirmou sentir-se preparado para representar os cidadãos na câmara municipal. “Já fiz isso na função de presidente da associação de moradores de bairro Cidade Alta (Amocialta) e agora me coloco à disposição para fazer como vereador”, destacou.

Christian Lima, natural de Cuiabá-MT, tem um currículo vasto de serviços prestados à comunidade. Casado com Daniela Tardim, pai de três filhos e avô de três netos, é funcionário de carreira do Banco do Brasil há 23 anos. Ele também é presidente desincompatibilizado do Conselho de Saúde de Alta Floresta e da Associação dos Moradores do Bairro Cidade Alta (Amocialta). Além disso, ocupa a posição de Diretor Regional Norte do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, cargo que exerce desde 2004 e foi reeleito até 2028, e que também se encontra desincompatibilizado devido a situação de pré-candidato cumprindo legislação eleitoral.

Sua atuação comunitária se estende a várias áreas. Como conselheiro da Cassi (plano de saúde do BB) e da Secitec, e membro da diretoria do CEEDA (Centro Especializado em Atendimentos de Pessoas com Deficiências Auditivas e Visuais), Lima demonstra um compromisso inabalável com a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Alta Floresta.

 

Christian Lima é também um educador, Bel. em Direito pela UNIC/FADAF e licenciado em Letras pela UFMT/FADAF, com pós-graduação em Direito Empresarial pela FIAR e em Direito Público pela UNIGRAN. Ele lecionou nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional e Português com suas respectivas literaturas.

 

No campo esportivo, Christian Lima é presidente da Associação Filantrópica de Torcedores do Flamengo de Alta Floresta ( Flafloresta) e técnico fundador do time feminino de futebol Feras da Amazônia Matogrossense Esporte Clube (F.A.M. E.C.). Seu apoio ao esporte é evidente desde 2003, com projetos sociais desenvolvidos na AABB.

 

Seu tripé de campanha – Saúde, Esporte e Associações Comunitárias Urbanas e Rurais – reflete seu compromisso com áreas fundamentais para o desenvolvimento de Alta Floresta.

 

Depoimentos de moradores da Cidade Alta reforçam a imagem positiva de Lima. “Christian Lima é uma pessoa muito esforçada, tudo que ele pega para fazer, faz com excelência e vontade. Toda a população aqui do bairro gosta muito dele”, afirmou uma moradora. O senhor Antônio Borges complementou: “Christian Lima é um ser humano muito bom, de coração, ama ajudar as pessoas e temos um carinho por ele”.

 

O jornal Correio de Mato Grosso convida os cidadãos a conhecerem mais sobre Christian Walber Figueiredo Lima, um candidato cuja trajetória de vida é marcada por um compromisso genuíno com o bem-estar de sua comunidade.

 

Perfil do Pré-Candidato:

 

Nome: Christian Walber Figueiredo Lima

Naturalidade: Cuiabá-MT

Família: Casado com Daniela Tardim, pai de Caio, Laiza e Christian Filho; avô de Miguel, Maitê e Christopher.

Partido: PRD 25 (Partido da Renovação Democrática)

Cargos e Funções: Funcionário do Banco do Brasil, Presidente do Conselho de Saúde de Alta Floresta, Presidente da Amocialta, Diretor Regional Norte do Sindicato dos Bancários de MT, Conselheiro da Cassi, Conselheiro da Secitec, Membro da diretoria do CEEDA.

Formação Acadêmica: Bacharel em Direito, Licenciado em Letras, Pós-graduado em Direito Empresarial e Público.

Atuação Esportiva: Presidente da Associação Filantrópica de Torcedores do Flamengo de AFL-MT ( Flafloresta ), Técnico e fundador do time feminino de futebol F.A.M. E.C.

Comentários Facebook
Continue lendo

Alta Floresta

Cidade Modelo: Em Menos de 4 anos Alta Floresta Avançou 20 com Administração Futurista

Publicado

por

O município de Alta Floresta, situado a 840 km de Cuiabá, está testemunhando um período de progresso e desenvolvimento como nunca antes visto, graças à liderança visionária e inovadora do atual prefeito, Chico Gamba. Em menos de quatro anos de gestão, o município avançou mais de duas décadas em termos de infraestrutura, qualidade de vida e serviços públicos.

Uma das conquistas mais notáveis durante o mandato de Gamba é o avanço significativo na pavimentação das vias urbanas. Com mais de meio milhão de metros quadrados já pavimentados, praticamente todos os bairros de Alta Floresta estão experimentando melhorias em sua infraestrutura viária, proporcionando mais segurança e conforto aos residentes.

Além disso, a gestão de Gamba tem sido marcada por investimentos estratégicos em equipamentos e veículos para os funcionários públicos, totalizando mais de 150 novas aquisições. Esses recursos estão contribuindo para aumentar a eficiência dos serviços prestados à população, garantindo maior agilidade e qualidade no atendimento.

Na área da saúde, um dos pontos focais da administração de Gamba é a construção do Hospital Regional de Alta Floresta, um marco que visa melhorar significativamente o acesso aos cuidados médicos de qualidade para os residentes locais. Além disso, iniciou-se a construção da Politéc (Perícia Oficial e Identificação Técnica) de Alta Floresta, demonstrando o compromisso do prefeito com a educação e a formação profissional dos jovens da região.

Os investimentos abrangentes não se limitam apenas à infraestrutura física, mas também se estendem ao bem-estar da comunidade. Segundo relatos dos moradores, como Dona Ana da Cidade Alta, a cidade está se tornando cada vez mais bonita e habitável sob a liderança de Chico Gamba.

Para empresários como Daniel da Silva, os resultados são ainda mais impressionantes, afirmando que a administração de Gamba avançou Alta Floresta em duas décadas. Com um foco particular em mais de 20 bairros, os esforços do prefeito estão cumprindo a promessa de cuidar não apenas da infraestrutura, mas também das pessoas que chamam Alta Floresta de lar.

O legado de Chico Gamba está sendo escrito com base em uma visão futurista e no compromisso com o progresso sustentável de Alta Floresta. À medida que o município continua sua trajetória de crescimento e desenvolvimento, os residentes podem esperar um futuro ainda mais promissor sob a liderança desse dedicado e visionário prefeito.

Por Daniela Milani

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana