conecte-se conosco


Mato Grosso

MT bate recorde em número de queimadas com mais de 5 mil focos de calor em 6 meses

Publicado

G1 MT

Mato Grosso bateu o recorde em número de focos de calor nos primeiros seis meses do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta terça-feira (18). Foram 5.325 registros de janeiro a junho de 2019.

O índice atual é 57% maior que no mesmo período do ano passado, onde foram registrados 3.383 focos de calor, em todo o estado.

Nos últimos dois meses, segundo os dados, o aumento de focos de calor foi considerável. Em maio foram registrados 1.118 focos e em junho, até o momento, 1.026. Entretanto, o mês com maior número de focos de calor foi março, com 1.188 pontos.

  • Fevereiro – 709
  • Março – 1.188
  • Abril – 708
  • Maio – 1.118
  • Junho – 1.026

O gráfico aponta o aumento no número de focos no mês de junho.

Mato Grosso teve mais de 1 mil focos de incêndio este mês — Foto: Inpe/DivulgaçãoO levantamento aponta ainda que entre os dias 13 e 17 de junho foram registrados 132 focos de calor. E, somente ontem, mais de 100 registros.

Somente no dia 7 de junho foram registrados mais de 100 focos de calor em MT — Foto: Inpe/Divulgação

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Ação integrada da Sesp em Sorriso prende dois suspeitos e recupera três caminhonetes furtadas

Publicado

Ação integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública, durante a nona fase da Operação Vitae, no município de Sorriso (420 km de Cuiabá), resultou na prisão de dois suspeitos em flagrante eena apreensão de três caminhonete furtadas. A ação teve início nesse sábado (09.12) e encerrou na manhã deste domingo (10).

Além das caminhonetes, foram localizados equipamentos usados em clonagem e abertura de veículos.

As apreensões dos três veículos da marca Toyota, modelo Hilux e SW4, avaliados em mais de R$ 600 mil, ocorreram em diferentes pontos da região.

A ação foi desencadeada no Bairro Industriário, por volta das 19h de sábado, com abordagem de dois ocupantes de uma caminhonete Strada, supostamente usada em um furto que teve uma moradora de Sorriso como vítima.

No interior do veículo no qual dois homens foram presos, ambos de 30 anos, além de objetos pessoais, como carteira e celular da vítima do furto, havia um aparelho de clonagem de chaves veiculares.

A partir dessas prisões, policiais da Companhia Raio de Moto-patrulhamento de Cuiabá, que estão em Sorriso para a operação integrada, pediram apoio à Companhia de Força Tática de Sinop para buscas na cidade de Vera, a 65 km. Em Vera foi recuperada a primeira Hilux, essa roubada horas antes.

A operação prosseguiu e a segunda caminhonete, modelo SW4, também furtada, foi apreendida na rodovia MT-423, no km 9. Horas depois, as equipes de policiais recuperaram a terceira caminhonete Hilux furtada, essa na MT-422, região do município de Santa Carmem.

A caminhonete Fiat Strada, supostamente, não seria produto de crime. Apesar de não haver queixa, o carro apresenta restrição judicial, conforme apontou pesquisa processual feita pelos policiais.

Os suspeitos e todos os veículos e demais produtos foram entregues na Delegacia de Polícia de Sorriso para adoção das medidas legais cabíveis.

Além de policiais de unidades especializadas de Cuiabá reforçarem o trabalho do 12º Batalhão de Polícia Militar de Sorriso, a Operação Vitae, realizada desde janeiro deste ano, tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo apresenta cultura pantaneira, etnoturismo e observação de onça em evento nacional

Publicado

Mato Grosso vai levar a cultura pantaneira, o etnoturismo (visitação em terra indígena), artesanato, observação de onças e o turismo de aventura para o Salão Nacional do Turismo, que será realizado de 15 a 17 de dezembro na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).

O Salão Nacional do Turismo foi retomado neste ano, após um hiato de 10 anos sem realização. O último evento ocorreu em 2013. Um dos pontos altos do evento será a apresentação do Brasil em forma de experiências e não apenas em estandes dos estados, como nas feiras tradicionais do setor.

O evento terá cinco áreas temáticas: sol e praia, turismo rural, natureza, cultural e tendências. Mato Grosso vai apresentar os três últimos eixos no Salão Nacional.

A coordenadora de Promoção do Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Simone Lara Pinto, é a responsável pela organização da participação de Mato Grosso no evento. Além dela, cerca de 20 pessoas integram a comitiva estadual, incluindo servidores da Sedec, empresários, indígenas e artesãos.

“Parceiros importantes como o Sebrae, Senac e Sesc também estarão conosco no evento. O Senac vai apresentar uma cozinha show levando para o evento a nossa mojica de pintado. O Sesc será responsável pela apresentação cultural e, por isso, vai levar o grupo Flor Ribeirinha. Já o Sebrae será responsável pela área de artesanato, além da parceria em viabilizar a apresentação do destino na área experiência”.

Simone reforça também a importância da participação dos municípios no Salão Nacional do Turismo, para que eles possam realizar networking com os demais destinos do Brasil, operadores presentes e visitantes.

“Será uma boa oportunidade para troca de experiencias e aprendizados que serão proporcionados no núcleo de conhecimento do evento”, finaliza.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana