conecte-se conosco


Cuiabá

MT entrega RGs com nome social de presas

Publicado

Cinco recuperandas do Centro de Ressocialização de Cuiabá tiveram reconhecidas suas identidades de gênero, com a oficialização dos seus nomes sociais em suas carteiras de identidade. Os documentos foram entregues nesta sexta-feira (14.06).

O processo de inclusão da informação às reeducandas da “ala arco-íris” foi requisitado pelo diretor do CRC Winkler de Freitas Teles, por meio do setor de assistência social, que intermediou o contato com a Gerência de Identificação da Politec.

Durante a solicitação da segunda vida por extravio, foi anexado um requerimento de inclusão de nome social, em conformidade com o decreto federal nº 8.727 de 28 de abril de 2016, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional; e conforme o decreto federal 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão do nome social no documento de identidade.

O papiloscopista Carlos Eduardo José da Silva realizou a coleta das impressões digitais e o cadastro das informações civis para a emissão do documento dentro da penitenciária em abril. Os documentos ficaram prontos em junho e foram entregues à assistente social.

Segundo a assistente social Mércia Aparecida Oliveira Gomes, o acréscimo do nome social na carteira de identidade era uma reivindicação antiga das recuperandas, que antes mesmo da oficialização já eram chamadas por seus nomes sociais pelos funcionários da penitenciária. “Como o CPF delas já continha a alteração, sempre quando elas precisaram emitir o RG me questionavam se já poderiam incluir este nome, até que em março o papiloscopista Carlos Eduardo nos informou que a Politec estava se preparando para inclusão do nome social, com a implantação do novo modelo de RG”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Valdomiro Luiz Arruda, o documento representa um avanço para a sociedade no respeito à diversidade. “É uma conquista para toda a sociedade e para as pessoas travestis e transexuais que alcançaram o direito de ser respeitadas pelo que são”, considerou.

“Para mim este documento significa uma porta de entrada para novas oportunidades quando sair daqui, conseguir um serviço erguer a cabeça e me manter lá fora”, afirmou a recuperanda T.N.C.

“Para nós ser chamada pelo nome social e ser reconhecida com esse nome em um documento é uma conquista muito grande que levaremos para a vida”, comentou a recuperanda N.P.L.

“Gostaria de agradecer o diretor do presídio que abriu as portas para a gente ser chamada pelo nome social, o sentimento é de gratidão”, agradeceu N.C. “Ser chamada pelo nome de batismo é muito constrangedor para todas nós, e agora temos um documento que é um meio de comprovar a nossa identidade”, disse a recuperanda I.S.

Nome social

O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. Em maio de 2019, A Perícia Oficial e Identificação Técnica implementou os novos padrões de documentos de identidade onde o requerente poderá optar pela informação no documento, além de outros dados.  Até o dia 11 de junho, treze pessoas solicitaram a inclusão do nome social em Mato Grosso.

“Se a pessoa deseja trocar de nome devido a opção de gênero, antigamente era necessário abertura de processo judicial e que depois passou a ser alterado em cartórios de registro civil.  Com a inclusão do nome social na carteira de identidade, as travestis, mulheres transexuais e homens transexuais podem a partir de um requerimento fazer o pedido de utilização do nome social no documento de identidade. Podendo nesse caso, mudar o nome, e também a assinatura preservando o sobrenome de família” explicou o diretor metropolitano de Identificação Técnica, Aílton Silva Machado.

Para solicitar o documento, a pessoa deve procurar um dos postos de identificação credenciados da Politec, e no ato de seu atendimento apresentar ou solicitar o formulário de requerimento de “nome social”. Também é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou casamento originais e da fotografia 3×4 nos postos que ainda não possuem atendimento biométrico.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Publicado

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Morro do Seminário recebe trabalhos emergenciais para conter deslizamentos

Publicado

Visando conter possíveis deslizamentos e garantir a segurança de quem transita no local, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou, na manhã desta segunda-feira (28), os trabalhos emergenciais de contenção no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho (do Seminário), localizado na região central da capital.

O local foi afetado por deslizamentos após as fortes chuvas registradas neste domingo (27). Em ação rápida, a Prefeitura atua para preservar a área e proteger os pontos históricos da cidade, como o Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho.

Entre as ações já realizadas estão o corte no aterro, limpeza da área, aterramento com instalação de estacas e, neste momento, a aplicação de concreto armado para reforçar o barranco e evitar novos deslizamentos.

A Defesa Civil de Cuiabá permanece monitorando a área de risco e acompanhando a execução das obras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas já havia iniciado as ações preventivas no sábado (26), realizando a limpeza da área afetada e iniciando os preparativos para a construção de um novo muro de contenção. Foram feitas perfurações para a instalação das estacas, etapa fundamental para garantir a estabilidade do terreno.

Em razão das chuvas registradas no domingo e da previsão de novas precipitações nesta segunda-feira, os trabalhos de contenção seguem em andamento e avançam conforme as condições climáticas permitem.

#PraCegoVer

A imagem aérea mostra um trecho do Morro do Seminário, que sofreu com deslizamentos de terra no último domingo (27). No local há uma vasta vegetação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana