conecte-se conosco


Cuiabá

MT entrega RGs com nome social de presas

Publicado

Cinco recuperandas do Centro de Ressocialização de Cuiabá tiveram reconhecidas suas identidades de gênero, com a oficialização dos seus nomes sociais em suas carteiras de identidade. Os documentos foram entregues nesta sexta-feira (14.06).

O processo de inclusão da informação às reeducandas da “ala arco-íris” foi requisitado pelo diretor do CRC Winkler de Freitas Teles, por meio do setor de assistência social, que intermediou o contato com a Gerência de Identificação da Politec.

Durante a solicitação da segunda vida por extravio, foi anexado um requerimento de inclusão de nome social, em conformidade com o decreto federal nº 8.727 de 28 de abril de 2016, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional; e conforme o decreto federal 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão do nome social no documento de identidade.

O papiloscopista Carlos Eduardo José da Silva realizou a coleta das impressões digitais e o cadastro das informações civis para a emissão do documento dentro da penitenciária em abril. Os documentos ficaram prontos em junho e foram entregues à assistente social.

Segundo a assistente social Mércia Aparecida Oliveira Gomes, o acréscimo do nome social na carteira de identidade era uma reivindicação antiga das recuperandas, que antes mesmo da oficialização já eram chamadas por seus nomes sociais pelos funcionários da penitenciária. “Como o CPF delas já continha a alteração, sempre quando elas precisaram emitir o RG me questionavam se já poderiam incluir este nome, até que em março o papiloscopista Carlos Eduardo nos informou que a Politec estava se preparando para inclusão do nome social, com a implantação do novo modelo de RG”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Valdomiro Luiz Arruda, o documento representa um avanço para a sociedade no respeito à diversidade. “É uma conquista para toda a sociedade e para as pessoas travestis e transexuais que alcançaram o direito de ser respeitadas pelo que são”, considerou.

“Para mim este documento significa uma porta de entrada para novas oportunidades quando sair daqui, conseguir um serviço erguer a cabeça e me manter lá fora”, afirmou a recuperanda T.N.C.

“Para nós ser chamada pelo nome social e ser reconhecida com esse nome em um documento é uma conquista muito grande que levaremos para a vida”, comentou a recuperanda N.P.L.

“Gostaria de agradecer o diretor do presídio que abriu as portas para a gente ser chamada pelo nome social, o sentimento é de gratidão”, agradeceu N.C. “Ser chamada pelo nome de batismo é muito constrangedor para todas nós, e agora temos um documento que é um meio de comprovar a nossa identidade”, disse a recuperanda I.S.

Nome social

O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. Em maio de 2019, A Perícia Oficial e Identificação Técnica implementou os novos padrões de documentos de identidade onde o requerente poderá optar pela informação no documento, além de outros dados.  Até o dia 11 de junho, treze pessoas solicitaram a inclusão do nome social em Mato Grosso.

“Se a pessoa deseja trocar de nome devido a opção de gênero, antigamente era necessário abertura de processo judicial e que depois passou a ser alterado em cartórios de registro civil.  Com a inclusão do nome social na carteira de identidade, as travestis, mulheres transexuais e homens transexuais podem a partir de um requerimento fazer o pedido de utilização do nome social no documento de identidade. Podendo nesse caso, mudar o nome, e também a assinatura preservando o sobrenome de família” explicou o diretor metropolitano de Identificação Técnica, Aílton Silva Machado.

Para solicitar o documento, a pessoa deve procurar um dos postos de identificação credenciados da Politec, e no ato de seu atendimento apresentar ou solicitar o formulário de requerimento de “nome social”. Também é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou casamento originais e da fotografia 3×4 nos postos que ainda não possuem atendimento biométrico.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento da servidora Edilce Vitória de Santana, exemplo de dedicação e amor ao próximo

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, lamentam profundamente o falecimento da servidora Edilce Vitória de Santana, ocorrido neste sábado (18).

Edilce atuava como Técnica em Desenvolvimento Infantil (TDI) no CMEI José Garcia Neto, onde desempenhou suas funções com dedicação, amor e alegria, características que marcaram sua trajetória profissional e pessoal.

Concursada desde 2020, Edilce era admirada pelos colegas de trabalho por seu carinho pelas crianças, com quem tinha um vínculo especial. Mesmo enfrentando desafios de saúde, mantinha-se firme em sua missão, sempre pensando no bem-estar dos pequenos que tanto amava.

Aos 52 anos, Edilce deixa filhos, netos e um legado de dedicação e afeto. Sua ausência será sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Neste momento de tristeza, o prefeito Abilio Brunini, a primeira-dama Samantha Iris e toda a gestão municipal expressam solidariedade e enviam suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá recebe insumos hospitalares do Governo do Estado

Publicado

Buscando melhorias na saúde, a Prefeitura de Cuiabá recebeu, na manhã deste sábado (18), 15 mil frascos de soro, recurso essencial para atender às demandas da rede primária de saúde e dos hospitais da capital. A doação é resultado de um pedido do prefeito Abilio Brunini ao Governo de Mato Grosso, que, em parceria com a gestão municipal, fortalece a saúde cuiabana neste momento crítico.

Brunini destacou que a Prefeitura tem enfrentado dificuldades na aquisição de materiais essenciais para o atendimento à população, com estoques praticamente zerados. O gestor agradeceu ao governo estadual pela prontidão em atender à solicitação. “Como não há contratos em aberto na Prefeitura de Cuiabá, não conseguimos adquirir os materiais a tempo. Por isso, notificamos o Estado e, de forma ágil, o secretário Gilberto Figueiredo coordenou as ações com o governador Mauro Mendes, que interrompeu sua agenda para acompanhar pessoalmente a situação”, ressaltou o prefeito.

A entrega dos insumos foi acompanhada pelo governador Mauro Mendes, pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e pelo secretário-adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador de Cuiabá, Eduardo Andraus Filho, que representou a saúde municipal. A agenda aconteceu no Hospital Metropolitano em Várzea Grande.

O esforço conjunto das duas esferas de governo visa garantir a continuidade do atendimento de saúde em Cuiabá.

“Prefeito Abilio, vamos continuar trabalhando juntos. Estamos carregando um caminhão com insumos e soro e enviando para Cuiabá, vamos trabalhar bastante”, pontuou o governador Mauro Mendes.

A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado tem sido fundamental para minimizar os impactos da escassez de medicamentos e insumos. Além da entrega de soro, já está em andamento o envio de um caminhão carregado com medicamentos para reforçar a rede de saúde da capital. O trabalho, que inclui ações emergenciais e foco na regularização da situação, também envolve a assistência ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que enfrenta grandes desafios.

Graças ao esforço conjunto, as cirurgias ortopédicas realizadas na unidade foram zeradas.

“É um trabalho árduo, mas essencial. As cirurgias ortopédicas no HMC, agora com todos os materiais necessários e o trabalho conjunto, foram completamente regularizadas! Agora vamos avançar para as cirurgias eletivas”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana