Saúde
MT recebe doação de 54 mil máscaras hospitalares para profissionais da saúde
Publicado
7 de maio de 2020, 13:28
A secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 54 mil máscaras hospitalares na noite de quarta-feira (06). Os equipamentos foram doados pelas empresas Copagaz e TV Centro América, e serão utilizados por profissionais da sáude que trabalham no combate à Covid-19, o coronavírus.
Entre os equipamentos cedidos estão 40,5 mil máscaras cirúrgicas e 13,5 mil máscaras N95. De acordo com o Ministério da Saúde, a N95 é uma peça que deve ser usada, preferencialmente, por profissionais da saúde, considerando que as unidades de saúde são os locais com maior potencial de concentração de vírus. A recomendação do Ministério se dá pela escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) diante do cenário da pandemia pela Covid-19.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa das empresas e enfatizou que a parceria beneficia os profissionais que atuam no combate à pandemia, reforçando os estoques de EPIs da SES-MT.
“É com gratidão que recebemos os itens doados pela Copagaz e TV Centro América. Graças a essas iniciativas que partem do setor privado, podemos dizer que o nosso estado compõe um estoque substancial de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fundamentais para o trabalho e sobretudo a proteção dos profissionais da Saúde”.
O secretário ainda reforça que o Governo do Estado e toda equipe da SES-MT tem trabalhado para a compra de EPIs, a fim de garantir um substancial estoque para o combate do coronavírus. Uma vez que há grande dificuldade para aquisião de itens de proteção durante a pandemia.
“São produtos que na maioria das vezes são produzidos fora, especialmente na China e na Índia. A máscara é a principal proteção individual do profissional da saúde que está nesse enfrentamento, assim como para os pacientes. E o consumo desse equipamento é muito alto pelos nossos profissionais”.
As máscaras, importadas da China, serão distribuídas conforme a demanda dos Hospitais Estaduais ligados à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). De acordo com a área técnica, colocando esse estoque total em uso e considerando as unidades hospitalares estaduais que são referência para o atendimento à doença, as 40,5 mil máscaras cirúrgicas atendem por aproximadamente 10 dias. Já as 13,5 mil máscaras N95 poderão atender às necessidades por até 12 dias.
Outras doações
Várias outras empresas e instituições têm contribuído com a saúde pública nesse momento de pandemia. Entre elas o Ministério Público, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a MRV, a Associação dos Procuradores de Mato Grosso, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a Energisa, a Ambev, o Senai, o Sindicato do TCE, a Novo Mundo e o John Deere.

Saúde
Ribeiro atribui índices de suicídio entre jovens à falta de propósitos
Publicado
10 de setembro de 2020, 15:11
Agência Brasil
No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado nesta quinta-feira (10), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, atribuiu o problema no Brasil ao fato dos adolescentes terem perdido “todas as certezas”. “A grande moda dos sociólogos e dos filósofos, e de algumas correntes políticas hoje, é destruir tudo, é desconstruir tudo. Mas o pior é que não se coloca nada no lugar, deixam um vazio”, criticou.
A declaração foi dada durante o evento do Ministério da Saúde para lançar as Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida.
Ainda segundo Ribeiro, jovens e adolescentes perdem a motivação e vivem sem propósitos, o que os leva a tirar a própria vida. “Temos hoje no Brasil, no meu diagnóstico, por essa quebra de absolutos e certezas, verdadeiros zumbis existenciais, não acreditam mais em nada: Deus, política. Eles não têm nenhuma motivação”, disse, acrescentando que esse estado de coisas faz parte de “pedagogias equivocadas”.
Pandemia
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a destacar as quatro ondas que estão ligadas à pandemia da covid-19. Além da primeira, ligada ao contágio da doença, ele lembrou que a segunda onda tem a ver com mortes causadas por doenças não tratadas, aumentando a possibilidade de mortes, seguida de outra, que tem a ver com o aumento da violência doméstica.
“A quarta onda está baseada no que estamos tratando hoje, depressão, automutilação e suicídio, já está acontecendo como resultado da pandemia. Se não tratarmos, perderemos mais pessoas para a pandemia”, alertou.
O ministro interino reconheceu que muitas doenças foram “deixadas de lado” pelo fato dos recursos do ministério terem sido concentrados em ações para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Setembro Amarelo
A partir da campanha Setembro Amarelo, voltada para conscientização e prevenção ao suicídio, uma série de atividades educativas, itinerantes e online contemplam a realização de quatro ciclos de promoção e prevenção em saúde.
No primeiro ciclo, as ações estão voltadas à prevenção do suicídio e da automutilação. As atividades incluem cursos a distância, encontros, palestras e elaboração de materiais para ampliar o atendimento em saúde, a formação nas escolas e nas comunidades. O objetivo é qualificar o conhecimento de profissionais da área, conselheiros tutelares, professores, líderes sociais, religiosos e de entidades beneficentes, para que eles sejam multiplicadores da prevenção.
Nos próximos meses serão abordados mais três assuntos de forma inédita: gravidez na adolescência; uso de drogas lícitas e ilícitas e ética da vida (relacionada à prevenção da violência contra crianças, mulheres e idosos).
Os temas foram escolhidos por terem indicadores negativos no Brasil.
Números
Segundo a Secretaria de Gestão de Trabalho e de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país em incidência de ansiedade e segundo do mundo em casos de depressão. Quando o recorte é feito entre jovens de 15 anos de idade a 24 anos de idade, o país – que enfrenta uma epidemia de automutilação – tem o segundo maior número de mortes por suicídio.
Segundo as autoridades de saúde, informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio, que tem cerca de 12 mil registros todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.
Comitê
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou a portaria que cria o comitê destinado a implementar a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A ideia é que o órgão de assessoramento, com caráter consultivo, promova o fortalecimento de estratégias permanentes de educação e saúde, em especial quanto às formas de comunicação, prevenção e cuidado.
Saúde
Aberta consulta pública para Política Nacional de Informação em Saúde
Publicado
4 de agosto de 2020, 15:01
Agência Brasil
O Ministério da Saúde disponibilizou em seu site a proposta inicial para a portaria que instituirá a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde Pública (PNIIS). Com a publicação da Consulta Pública nº 70 no Diário Oficial da União de hoje (4), tem início o prazo de 15 dias para o recebimento das manifestações sobre o texto.
A PNIIS tem, por finalidade, “promover a melhoria da governança no uso da informação, das soluções de tecnologia da informação e da saúde digital, visando à inovação em saúde e à transformação digital do governo e dos processos de trabalho em saúde”.
O dispositivo legal prevê, como plataforma de colaboração digital de informações e serviços na área de saúde, a implementação da Rede Nacional de Dados em Saúde anunciada ontem (3) pelo diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), Jacson Barros. “A ideia é que a RNDS seja um banco central da troca de dados em saúde”, declarou ele durante coletiva de imprensa online no Ministério da Saúde.
O texto disponibilizado hoje para consulta pública sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde Pública apresenta observâncias, funções, orientações, atribuições, diretrizes, competências e responsabilidades de instituições e profissionais da saúde pública em todas esferas da administração pública.
Descreve também funções e orientações da Rede Nacional de Dados em Saúde, enquanto “plataforma de colaboração digital de informações e serviços de saúde digital do país”.
O texto da proposta inicial da PNIIS está disponibilizado para consulta pública no site do Ministério da Saúde.

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública participam de curso prático de manuseio de sonômetro

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega ponte de concreto da Serra das Laranjeiras

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta sexta (19/8)

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 9

São Paulo sofre mais se classifica para a semifinal da Copa do Brasil
Política MT


LDO é instrumento que orienta à elaboração fiscal do governo
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) é o primeiro instrumento que define o ciclo orçamentário que...


As metas da administração pública são organizadas no PPA
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT As etapas à elaboração orçamentária se iniciam a cada quatro anos, com o planejamento de médio...


CCJR analisa 17 projetos de lei em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realizou a 16ª reunião ordinária em formato híbrido...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Veículo produto de roubo/furto é recuperado em Barra do Garças-MT
Na tarde de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal deteve um homem por receptação, uso de documento falso e adulteração...


Dois homens com mandado de prisão em aberto são detidos na BR 364
No dia de ontem (11), a Polícia Rodoviária Federal realizou a detenção de dois indivíduos foragidos da justiça. A primeira...


Maconha é apreendida na BR 364 em Rondonópolis
Na tarde de ontem (09), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 30 kg de maconha em um ônibus. A...
Mais Lidas da Semana
-
Política Nacional12 de agosto de 2022, 20:10
TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral
-
Mato Grosso12 de agosto de 2022, 18:05
Ouvidoria prioriza enfrentamento à violência doméstica em atendimento
-
Mato Grosso12 de agosto de 2022, 15:40
Nobres divulga processo seletivo para credenciamento nas áreas de Fisioterapia e Psicologia
-
Mato Grosso12 de agosto de 2022, 18:10
Verde Novo distribui mudas e realiza palestra para servidores do plano MT Saúde
-
Policial12 de agosto de 2022, 10:10
Dois homens com mandado de prisão em aberto são detidos na BR 364
-
Economia12 de agosto de 2022, 09:10
Pronaf disponibilizará R$ 60 bi para financiar Plano Safra 2022/23
-
Esportes13 de agosto de 2022, 13:10
Vasco vence o Tombense e se consolida no G4 da série B do Brasileirão
-
Rondonópolis16 de agosto de 2022, 17:10
Alunos da rede municipal de ensino participam do projeto ‘Movimenta’