Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Mulher morre com sintomas de gripe e pode ser a quinta vítima de H1N1 em MT

Publicado

Emerson Sanchez TVCA

Uma mulher de 38 anos morreu na tarde desta segunda-feira (17), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com a equipe médica que a atendeu, ela pode ter sido vítima de H1N1. Este é o 5º caso suspeito na cidade.

Segundo os médicos, a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no domingo (16), queixando-se de dores na cabeça e na região do tórax, além de insuficiência respiratória. Sintomas semelhantes ao da gripe, de acordo com os médicos.

Após a internação, o quadro dela se agravou e a paciente foi encaminhada para o isolamento.Na manhã de hoje, o estado da vítima se complicou ainda mais e ela foi levada para uma Unidade de Terapia Semi-intensiva, dentro da UPA.

Entretanto, ela não resistiu e morreu nesta tarde. E, diante das semelhanças, os médicos suspeitam que ela tenha sido acometida por H1N1.

A família informou que ela não tinha nenhum tipo de problema de saúde ou doença que pudesse justificar a morte.

Amostras de secreção foram coletados e encaminhados para exames específicos. O resultado deve ficar pronto em 30 dias.

Este é o 5º caso suspeito de morte em decorrência do vírus da gripe em Rondonópolis, em pouco mais de um mês.

Outros casos

No dia 27 de maio, um idoso de 64 anos, que também estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, morreu. Segundo o laudo médico, ele estava com dificuldade para respirar.

Já no dia 29, uma mulher, de 44 anos, morreu na Santa Casa. Ela apresentava sintomas da doença. Um dia depois, um homem que estava internado no Hospital Regional morreu com os mesmos sintomas.

A terceira morte foi registrada no dia 30 de maio. Um homem de 44 anos, que estava internado no Hospital Regional, morreu com sintomas da doença.

Na segunda-feira da semana passada (10), uma mulher que estava internada na Santa Casa também morreu.

Todos os casos estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Prefeitura capacita quase 300 profissionais em atendimento pré-hospitalar

Publicado

Rondonópolis sediou, durante o último fim de semana, a 1ª Imersão em Urgência e Emergência, treinamento com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais que atuam na cidade e também municípios da região. No sábado (8) e domingo (9), a população observou a movimentação de ambulâncias e profissionais de saúde pela cidade, situação que chamou a atenção dos moradores.

O treinamento foi realizado no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes e contemplou todas as etapas de um atendimento de urgência e emergência, com simulação realista de socorro inicial ao paciente até a chegada ao hospital.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e organizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em parceria com a UPA de Rondonópolis, a 1ª Imersão capacitou 280 profissionais que atuam diretamente com o atendimento pré-hospitalar em Rondonópolis e municípios como Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga.

Antonion Pereira, diretor da rede hospitalar de urgência e emergência do Município: responsável pela organização da imersão. Foto – Marcos Miraglia

Responsável pela organização da imersão, Antonion Pereira, diretor da rede hospitalar de urgência e emergência do Município, destacou a importância de o profissional de saúde estar sempre atualizado e preparado para agir diante de qualquer situação.

“O profissional que participou da imersão teve a oportunidade de encontrar vários cenários diferentes, com as mais variadas situações. Portanto, está capacitado agora do ponto de vista emocional e do assistencial, com o potencial necessário para realizar condutas que salvam vidas”, explicou Antonion.

Para o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, Rondonópolis demonstrou mais uma vez a sua importância como polo regional, garantindo que todos os profissionais de cidades vizinhas pudessem ter o mesmo treinamento dos que atuam em nosso município. “Vamos seguir de portas abertas para toda a região, compartilhando nossa estrutura e conhecimento”, destacou Mykaell.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Uso de tecnologia evidencia melhora em pontos críticos com primeiras chuvas

Publicado

A limpeza profunda das galerias pluviais com modernos caminhões Vac-All, realizada pela Prefeitura de Rondonópolis, vem ajudando a melhorar bastante a situação de pontos críticos do município em relação a enxurradas e alagamentos. Em regiões que já foram contempladas com o serviço, não houve registro de transtornos com a retomada das chuvas mais fortes, agora no final de 2025.

Um relatório produzido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) junto à empresa contratada para o serviço mostra que 152 bocas de lobo espalhadas pela cidade já passaram pela limpeza, entre 9 de outubro e 10 de novembro. Até agora, as regiões com mais pontos limpos e desobstruídos foram a Avenida Presidente Médici (35), Rua Rio Branco, região do Zé Sobrinho e Jardim do Parque (25), Coophalis (16) e Vila Esperança (15).

O prefeito Cláudio Ferreira introduziu a tecnologia Vac-All para a limpeza profunda de galerias pluviais na cidade antes do começo do período chuvoso. O serviço combina jato de água em alta pressão e sucção a vácuo — retirando entulhos e sedimentos que bloqueiam o escoamento das águas. Em uma analogia, é como se fosse um grande aspirador de pó, que aspira todo o resíduo para o descarte adequado, conseguindo limpar profundamente o duto das galerias.

Antes do serviço, as galerias de águas pluviais e bocas de lobos da cidade estavam, em sua maioria, totalmente entupidas de terra e sedimentos, gerando alagamentos em diversas regiões. A eficiência do serviço ajudou, conforme o verificado nas últimas chuvas mais fortes, a melhorar a situação dessas regiões que antes sofriam com alagamentos e enxurradas. Agora, no final de 2025, os trechos contemplados não apresentaram enxurrada ou pontos de alagamentos, com o escoamento fluindo normalmente.

Os trabalhos de limpeza em bocas de lobo pela Prefeitura de Rondonópolis seguem em andamento na cidade, com atuação atualmente na região da Avenida Lions, na Coophalis, e na Alameda das Rosas, no Colina Verde.

No último sábado, as águas das chuvas foram escoadas normalmente na Avenida Presidente Médici, ponto crítico da cidade. Foto – Vandi

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana