conecte-se conosco


Rondonópolis

Mulher morre com sintomas de gripe e pode ser a quinta vítima de H1N1 em MT

Publicado

Emerson Sanchez TVCA

Uma mulher de 38 anos morreu na tarde desta segunda-feira (17), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com a equipe médica que a atendeu, ela pode ter sido vítima de H1N1. Este é o 5º caso suspeito na cidade.

Segundo os médicos, a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no domingo (16), queixando-se de dores na cabeça e na região do tórax, além de insuficiência respiratória. Sintomas semelhantes ao da gripe, de acordo com os médicos.

Após a internação, o quadro dela se agravou e a paciente foi encaminhada para o isolamento.Na manhã de hoje, o estado da vítima se complicou ainda mais e ela foi levada para uma Unidade de Terapia Semi-intensiva, dentro da UPA.

Entretanto, ela não resistiu e morreu nesta tarde. E, diante das semelhanças, os médicos suspeitam que ela tenha sido acometida por H1N1.

A família informou que ela não tinha nenhum tipo de problema de saúde ou doença que pudesse justificar a morte.

Amostras de secreção foram coletados e encaminhados para exames específicos. O resultado deve ficar pronto em 30 dias.

Este é o 5º caso suspeito de morte em decorrência do vírus da gripe em Rondonópolis, em pouco mais de um mês.

Outros casos

No dia 27 de maio, um idoso de 64 anos, que também estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, morreu. Segundo o laudo médico, ele estava com dificuldade para respirar.

Já no dia 29, uma mulher, de 44 anos, morreu na Santa Casa. Ela apresentava sintomas da doença. Um dia depois, um homem que estava internado no Hospital Regional morreu com os mesmos sintomas.

A terceira morte foi registrada no dia 30 de maio. Um homem de 44 anos, que estava internado no Hospital Regional, morreu com sintomas da doença.

Na segunda-feira da semana passada (10), uma mulher que estava internada na Santa Casa também morreu.

Todos os casos estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Equipes atuam em força-tarefa na limpeza de espaços públicos

Publicado

Para garantir a manutenção adequada dos espaços públicos municipais, a Prefeitura de Rondonópolis está com uma força-tarefa montada e trabalhando na limpeza em vários pontos da cidade. Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). As ações já estão em andamento e continuam nos próximos dias.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Alvaro José Fachim, explicou que a pasta está com equipes focadas, neste primeiro momento, na limpeza das unidades de saúde e entornos. Isso porque, com o aumento de casos de dengue e chikungunya registrado na cidade, optou-se por priorizar esses espaços.

Nesta sexta-feira (10), as equipes da Semma estão realizando a limpeza no Centro de Saúde Cohab Rio Vermelho e praças do entorno, e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Cardoso. O trabalho continua conforme cronograma nos próximos dias.

Dede Damacena – Gcom

A Semma também continua promovendo a limpeza de praças e parques. Por questões de logística, primeiro estão recebendo manutenção as praças próximas, localizadas nos entornos das unidades de saúde, mas o trabalho de limpeza será contínuo e constante. “Nesse período de chuva há uma necessidade maior de manutenção desses espaços públicos, e portanto, a limpeza deverá ser constante e realizada a cada 21 dias, ou seja, as equipes voltarão aos mesmos locais a cada 21 dias”, destacou o secretário.

Ainda como parte do esforço de trabalho na força-tarefa, equipes da Semma estão fazendo a limpeza dos ‘bolsões de lixo’ que existem na cidade. A intenção é evitar impactos para a saúde pública e ao meio ambiente. A Semma, inclusive, alerta e orienta a população que o descarte de lixo irregular é crime ambiental e equipes da pasta estão realizando a fiscalização continua na cidade, especialmente, nos ‘bolsões de lixo’, muitos deles localizados nas proximidades dos ecopontos, onde é feito o descarte correto dos resíduos.

Além de não descartar o lixo em locais inapropriados, a população também pode contribuir com denúncias, que podem ser feitas pelo (66) 99234-4005, que é o contato com a fiscalização da Semma.

Período de chuva

Em função de a cidade estar no período de chuvas mais intensas, a Semma montou ainda uma força-tarefa para atender em casos de incidentes de árvores caídas em vias públicas e demais áreas. Em caso de incidente e que o morador precise que as árvores sejam retiradas, a pasta disponibiliza o whatsapp (66) 98437-1793 para que o serviço seja solicitado.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Carteirinha de fibromialgia passa a ser realizada no Centro de Reabilitação Nilmo Júnior

Publicado

A partir desta segunda-feira (13), a confecção das carteirinhas de prioridade para portadores de fibromialgia deverá ser solicitada no Centro de Reabilitação Nilmo Júnior, e não mais na Secretaria de Saúde. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na rua João Pessoa, 693, próximo ao Ganha Tempo.

Para emitir a carteirinha, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do laudo médico ou atestado com CID M79.7; cópia do comprovante de residência atualizado, cópia do RG e CPF e cópia do Cartão do SUS.

A mudança de endereço foi realizada pela Secretaria de Saúde para facilitar o acesso aos pacientes portadores de fibromialgia, já que o Centro de Reabilitação Nilmo Júnior possui uma localização mais central, beneficiando especialmente os usuários de transporte público, além de oferecer uma estrutura mais adequada para o atendimento.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana