conecte-se conosco


Geral

Mulheres com voz por Diretas e por Direitos

Publicado

Levante Popular da Juventude

As mulheres queremos voz. As mulheres exigimos voz. Sofremos uma longa História escrita por homens que nos relegaram ao silêncio e não estamos suportando mais ficar caladas. A voz queima as entranhas quando é sufocada porque a voz não nasceu para ser confinada, amarrada. A voz nasceu para o grito, não para o murmulho.

Queremos falar de política e não encontramos espaço. Estamos sub-representadas num Congresso patriarcal que reproduz uma política patriarcal, numa imprensa hegemônica que com frequência nos enxerga como cotas politicamente corretas em vez de como figuras relevantes a serem escutadas, numa academia ainda masculina que pensa masculinamente. Porque, muitas vezes, nem dentro da própria esquerda, que se diz de nosso lado, temos o lugar que merecemos. Cada espaço conquistado por nós é resultado de uma luta.

Nós, mulheres, queremos ser ouvidas. Queremos nos manifestar contra um presidente e contra um congresso que não nos representam. Queremos falar por nosso direito de voto e escolha. Porque nós, mulheres, somos a maioria da população e temos nossos direitos violados diariamente.

Você, minha amiga, minha colega, você desconhecida, você que mora longe ou de meu lado, vai sofrer comigo uma agenda de retrocessos cujo impacto será muito mais negativo para você e para mim pelo fato de sermos mulheres.

Você e eu vamos sofrer com a reforma trabalhista que nos prejudicará especialmente aumentando nossa precariedade e vulnerabilidade. Vamos sofrer com a reforma da Previdência que dificulta a aposentadoria principalmente para as mulheres por conta de uma divisão sexual do trabalho perversa. Vamos sofrer com a PEC 55/2016 que congela os investimentos públicos na saúde, educação e assistência social por 20 anos e comprometerá nosso futuro. Vamos sofrer com a PEC 29/2015 que veta o aborto legal. Estamos sofrendo com as múltiplas formas de violência contra as mulheres e com a cultura cotidiana do estupro. Tantas de nós estão sofrendo com a LGBTfobia. Os filhos de tantas mulheres negras estão sofrendo com o genocídio da juventude negra e periférica.

Queremos gritar contra todos esses sofrimentos.

As violências são sempre piores para nós.

Por tudo isso, organizações, movimentos, entidades feministas e feministas autônomas, convocamos um grande ato para domingo, dia 11 de junho, das 12.00h às 18.00h no Largo do Arouche com a presença de várias artistas para levantar nossa voz.

Foto: Reprodução do evento no Facebook

Venham conosco! Juntas podemos conquistar o que sozinhas nos é negado.

Somos donas de nossa palavra e vamos lutar por ela.

Não queremos o silêncio de novo.

Esther Solano é Doutora em Ciências Sociais e professora da Universidade Federal de São Paulo. 

Comentários Facebook
publicidade

Geral

Santo Afonso avança para o futuro com obras em infraestrutura e projetos sociais

Publicado

por

Desde que assumiu a gestão da prefeitura de Santo Afonso, o prefeito Luis Fernando Falcão (DEM) vem trabalhando, juntamente com todos os envolvidos na administração municipal, para que a cidade caminhe para o futuro, realizando obras de infraestrutura e projetos sociais em diversas áreas para o desenvolvimento e o progresso da população.

“Estamos fazendo uma grande mudança na gestão, desde que assumi a administração em 2021. O município estava parado na questão de infraestrutura, em avanços na Saúde, Educação e Agricultura, por isso, fomos em busca de recursos para serem investidos em Santo Afonso e fazer com que ocorra melhorias para os moradores”, destacou o prefeito.

Entre o que está sendo aplicado, destaque para convênios firmados com o governo do Estado, entre eles, mais de R$ 3 milhões para obras de pavimentação de diversas vias e manutenção de áreas importantes para a qualidade de vida da população. Seno que, tanto a sede do município, quanto a comunidade de Boa Esperança, serão beneficiados com as obras.

Também estão sendo realizados voltados para a Saúde, tais como: a construção de um posto para atendimento médico para os munícipes de áreas rurais, obras que será realizada com recursos próprios e a construção de um pronto atendimento, investimento de cerca de R$ 1 milhão. Na área do Esporte, está sendo feita uma ampla reforma no campo de futebol society(sociedade) e no ginásio.

Vale ressaltar que a atual administração vem sendo apoiada pela Câmara de Vereadores. O compromisso do prefeito Luis Fernando é gerir de forma eficiente os recursos públicos para que Santo Afonso possa ser adequada para o futuro, investindo de maneira consciente para que todos os moradores possam ser beneficiados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Alto Boa Vista

Prefeito José Maranhão Reforça parceria com governo e agradece Mauro Mendes

Publicado

por

Com o apoio do governador Mauro Mendes e do deputado Max Russi, a cidade de Alto Boa Vista, foi comtemplada com uma pá-carregadeira, máquina que será utilizada para a realização de obras de pavimentação, melhorias e conservação das vias urbanas e rurais.

O prefeito, José Pereira Maranhão (PTB), esteve em Cuiabá para receber o maquinário, ressaltando a importância para Alta Boa Vista. “Estamos felizes, porque essa pá-carregadeira será muito útil e irá contribuir para a melhoria das estradas do município. Melhoras as ruas no perímetro urbano e favorecer maior qualidade de vida para todos”.

José Maranhão destaca ainda que Alto Boa Vista só contava com uma pá-carregadeira e que, mesmo assim, era possível realizar trabalhos de qualidade e que, com a nova aquisição, vários problemas serão sanados.

“Estamos fazendo os investimentos que o município precisa, entre eles: cerca de 100 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. Arrumando estradas e pontes, investimentos em Saúde, especialmente em salas de vacina e centro de diagnósticos. Investindo na Educação com projetos e construção de salas de aula e ampliando escolas. Trabalhando para melhorar a iluminação pública. Enfim, atendendo todos os setores que a população precisa”, destacou o prefeito.

Para finalizar, José Maranhão agradeceu o empenho do governador de Mato Grosso, para ajudar todos os municípios do Estado. “O município de Alto Boa Vista, agradece muito ao governador Mauro Mendes, por nos contemplar com mais um maquinário. Estamos muito felizes com isso, agradecer ao deputado Max, por ter feito a indicação. Temos muito que agradecer por isso e Alto Boa Vista está de portas abertas para receber o senhor [Mauro Mendes], Max, senador Wellington [Fagundes], que é um grande parceiro nosso também”, finaliza.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana