conecte-se conosco


Geral

Mulheres com voz por Diretas e por Direitos

Publicado

Levante Popular da Juventude

As mulheres queremos voz. As mulheres exigimos voz. Sofremos uma longa História escrita por homens que nos relegaram ao silêncio e não estamos suportando mais ficar caladas. A voz queima as entranhas quando é sufocada porque a voz não nasceu para ser confinada, amarrada. A voz nasceu para o grito, não para o murmulho.

Queremos falar de política e não encontramos espaço. Estamos sub-representadas num Congresso patriarcal que reproduz uma política patriarcal, numa imprensa hegemônica que com frequência nos enxerga como cotas politicamente corretas em vez de como figuras relevantes a serem escutadas, numa academia ainda masculina que pensa masculinamente. Porque, muitas vezes, nem dentro da própria esquerda, que se diz de nosso lado, temos o lugar que merecemos. Cada espaço conquistado por nós é resultado de uma luta.

Nós, mulheres, queremos ser ouvidas. Queremos nos manifestar contra um presidente e contra um congresso que não nos representam. Queremos falar por nosso direito de voto e escolha. Porque nós, mulheres, somos a maioria da população e temos nossos direitos violados diariamente.

Você, minha amiga, minha colega, você desconhecida, você que mora longe ou de meu lado, vai sofrer comigo uma agenda de retrocessos cujo impacto será muito mais negativo para você e para mim pelo fato de sermos mulheres.

Você e eu vamos sofrer com a reforma trabalhista que nos prejudicará especialmente aumentando nossa precariedade e vulnerabilidade. Vamos sofrer com a reforma da Previdência que dificulta a aposentadoria principalmente para as mulheres por conta de uma divisão sexual do trabalho perversa. Vamos sofrer com a PEC 55/2016 que congela os investimentos públicos na saúde, educação e assistência social por 20 anos e comprometerá nosso futuro. Vamos sofrer com a PEC 29/2015 que veta o aborto legal. Estamos sofrendo com as múltiplas formas de violência contra as mulheres e com a cultura cotidiana do estupro. Tantas de nós estão sofrendo com a LGBTfobia. Os filhos de tantas mulheres negras estão sofrendo com o genocídio da juventude negra e periférica.

Queremos gritar contra todos esses sofrimentos.

As violências são sempre piores para nós.

Por tudo isso, organizações, movimentos, entidades feministas e feministas autônomas, convocamos um grande ato para domingo, dia 11 de junho, das 12.00h às 18.00h no Largo do Arouche com a presença de várias artistas para levantar nossa voz.

Foto: Reprodução do evento no Facebook

Venham conosco! Juntas podemos conquistar o que sozinhas nos é negado.

Somos donas de nossa palavra e vamos lutar por ela.

Não queremos o silêncio de novo.

Esther Solano é Doutora em Ciências Sociais e professora da Universidade Federal de São Paulo. 

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Avião ultrapassa a pista de aeroporto, cai no mar e explode

Publicado

por

Acidente aconteceu na manhã desta quinta (09)

Quatro pessoas foram socorridas com vida; piloto está preso entre as ferragens

Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças, foram socorridas com vida. O piloto está preso entre as ferragens e não há informação sobre o estado de saúde dele.

Segundo a prefeitura, o acidente ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate.

O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation. A aeronave tem capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante. De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o jato tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo.

Segundo informações do site Flightradar24, o avião saiu por volta das 9h do estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Não há informação exata sobre o local da decolagem.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Homem encontrado morto em porta-malas de viatura tinha passagens pela polícia

Publicado

por

Corpo foi encontrado em carro da polícia, em frente à Prefeitura de Cuiabá;

O homem foi filmado entrando sozinho dentro da viatura no sábado (04) por câmera de monitoramento do programa Vigia Mais MT.

 

O homem que se prendeu dentro de uma viatura da Polícia Militar e foi encontrado morto, nessa segunda-feira (06), tinha uma longa ficha criminal.

Joel Kelson de Oliveira, de 42 anos, já havia respondido por lesão corporal em contexto de violência doméstica, ameaça, conduzir veículo sob a influência de álcool, desobediência, desacato, resistência e embriaguez no serviço.

O homem foi filmado entrando sozinho dentro da viatura no sábado (04) por câmera de monitoramento do programa Vigia Mais MT. A viatura estava estacionada na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura da Capital

A viatura em questão fica no local, de forma fixa, todo o fim de semana. Apesar de o veículo estar com as portas travadas, o porta-malas só é travado por chave. Como não há acesso do porta-malas ao interior do veículo, ele permanece aberto durante o período do rodízio na praça.

A Polícia Civil investiga o caso e deverá apontar a causa da morte.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana