conecte-se conosco


Várzea Grande

Mutirão atende 3 mil pessoas em VG

Publicado

FolhaMax

O Mutirão da Cidadania ‘Prati-Cidade’, que leva à população serviços gratuitos em diversas áreas, chegou nesta sexta-feira (7) a comunidade do bairro Alameda. Esta é a 15ª edição do projeto promovido pela prefeitura de Várzea Grande em parceria com entidades e órgãos do governo. A expectativa é que cerca de 3 mil  pessoas passem pelos serviços que estão sendo ofertados no mutirão durante o dia de hoje.

“O ‘Prati-Cidade’ cumpre seu papel de aproximar o poder público da população, oferecendo atividades e serviços de qualidade. Neste evento que ocorre no Alameda repete o grande sucesso alcançado nos mutirões já realizados. Esse mutirão visa promover o acesso às ações públicas, tanto municipais como de órgãos parceiros a população desta localidade e também para facilitar a vinda de pessoas de todas as localidades vizinhas. A ideia é oferecer os atendimentos para aquelas pessoas que não tem condições de se deslocar até as sedes das secretarias”, afiançou o vice-prefeito, José Hazama durante abertura do evento, que ocorre na Escola Estadual “Manoel Correa de Almeida”.

José Hazama agradeceu a presença dos comunitários e disse que o evento atendeu as expectativas e certamente a população vai sair satisfeita com a eficiência na resolução dos problemas. “A prestação deste excelente serviço à população só foi possível graças ao trabalho voluntário de nossos servidores e parceiros. A intenção é  oportunizar as pessoas que elas resolvam os seus problemas e que possam desfrutar destes serviços, perto de casa”, disse Hazama, que  também agradeceu o empenho dos voluntários.

O Vice-prefeito junto com o secretariado visitou todas as alas de serviços desta edição, conversou com moradores, interagiu com servidores, verificou a resolutividade dos atendimentos. Entre os serviços mais procurados estão os de saúde, entrada na Carteira de Identidade, CPF, agendamento de Carteira de Trabalho, declaração do Número de Inscrição Social (NIS), expedição de documentos (2ª via da certidão de nascimento, casamento), plastificação de documentos, fotos 3×4; SINE – cadastro para as vagas de emprego, entre outros serviços da Administração Municipal como os da Gestão Fazendária, Departamento de Água e Esgoto e Habitação.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar destacou a eficiência da ação. “Já esperávamos este sucesso porque a ação é ampla agrega serviços da municipalidade e parceiros. É uma forma rápida, simples e eficiente de solucionar um problema que possivelmente há anos dificultava a vida da pessoa. É o poder público mais próximo e dando respostas rápidas à população”, afiançou dizendo ainda que a ação é uma ocasião ímpar de promover a cidadania e inclusão social dos que mais necessitam, que são também o foco da Administração Municipal.

O vereador Joaquim Antunes de Souza, representando a Câmara Municipal disse que “É muito gratificante ver a satisfação no rosto de cada uma das pessoas que estão recebendo esses serviços gratuitos. A satisfação e a felicidade de todos é o resultado que a gente vê de quem quer trabalhar pelas pessoas. É a marca desta administração municipal e essa parceria da Câmara Municipal, Prefeitura e entidades parceiras é de grande valia para toda a população do bairro, visto que as ações da Câmara Municipal, por meio das indicações parlamentares, tem obtido resultados no atendimento junto a Administração Municipal. E o ‘Prati-Cidade’ já mostrou para que veio, e a população tem a oportunidade de ser atendida nas suas necessidades”, disse.

Para o presidente do Bairro Alto da Boa Vista, Paulo Henrique da Silva, o mutirão social chegou em boa hora na comunidade, visto que os bairros de abrangência são carentes, e facilita a vinda dos moradores nesta ação para resolverem seus problemas, principalmente de saúde e vacinação das crianças. “Estávamos esperando para a chegada do mutirão em nossas comunidades. É como presente de natal. A maioria dos moradores  trabalham e não tem tempo de resolverem  problemas. E hoje tem a oportunidade de resolverem em várias áreas, pois o mutirão está organizado, e os serviços das secretarias municipais disponíveis. O departamento de Água e Esgoto e a Habitação são os serviços mais procurados por eles, além de saberem sobre o IPTU. Agradecemos a secretaria de saúde pelos vários serviços que hoje tem aqui, com a presença de médicos. Nós comunitários que representamos as comunidades temos só que agradecer a prefeita Lucimar Sacre de Campos”, disse ele.

Flávia Omar disse ainda que quando aproximam os serviços públicos do cidadão traz a eles conforto e resolve as dificuldades de acesso. É o caso de Dona Anita Alves, de 49 anos, que foi renegociar dívida no Departamento de Água e Esgoto. “Tivemos um problema de doença na família e apertou. Agora quero ver como está e tentar resolver. Precisamos estar em dia com nossas contas e ter o benefício da água tratada. Esse mutirão resolveu minha vida. Negociei e vou estar com tudo certinho”, disse.

Já Maria Helena Vicente, de 68 anos, foi saber como fazer para  conseguir a escritura da casa. “Eu já terminei de pagar minha casa há algum tempo e quero saber como por no meu nome. Quero o documento. Vim aqui na Habitação para saber o que fazer, porque é um sonho ter casa própria. Fiquei sabendo que já entregaram titulo definitivo para muitas pessoas em Várzea Grande. Então estou aqui para conquistar o meu título definitivo”, contou.

O ‘Prati-Cidade’ é uma idealização da secretaria de Assistência Social e atende nesta 15ª Edição moradores dos bairros Alameda, Construmat, Vila Sadia, Aroeira e Vista Alegre.

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Equipe técnica do Criança Feliz realiza encontro das famílias assistidas pelo programa

Publicado

Equipe técnica da Secretaria de Assistência Social – que atuam no Criança Feliz – Programa do Governo Federal cujo serviço é tipificado na Primeira Infância é um dos programas idealizados pelo município de Várzea Grande – realizaram nesta terça-feira (28) o encontro das famílias que são acompanhadas pelo programa social.

O programa atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos que tenham deficiência.

A reunião foi realizada no espaço da Associação Fundação Suíça, localizado no bairro Potiguar. A entidade que também realiza projetos com crianças em estado de vulnerabilidade social, cedeu o espaço para que fosse realizado o encontro com as mães e representantes dos beneficiários assistidos pelo Criança Feliz.

“Esse encontro faz parte do planejamento elaborado pela nossa equipe que acompanha cerca de 150 famílias no município, onde realizamos visitas domiciliares, levando informações, orientações sobre o período de gestação e dos cuidados na primeira infância. Aplicamos neste período, o formulário do Cuidado e Desenvolvimento da Criança, que tem por objetivo avaliar cada faixa etária de idade, juntamente com a evolução e desenvolvimento do menor”, destacou a coordenadora do programa Criança Feliz, Audinéia Maria da Silva Oliveira.

Durante o encontro, as técnicas que atuam no programa destacaram a importância do vínculo afetivo e na primeira infância. “É importante que em cada etapa da vida, os pais fiquem atentos ao desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, emocional, social, cognitivo, motor. É importante também que eles compartilhem dessas experiências que fortalecem os vínculos afetivos”, destacou a coordenadora.

Aidinéia Oliveira disse ainda que em todos os encontros é realizada roda de conversas com as famílias para apresentar os mais diversos serviços ofertados pela gestão municipal, em especial os da Secretaria de Assistência Social. “Muitas famílias desconhecem os programas ofertados pela nossa pasta dai informamos os programas como Caderno 2, Casa de Sarita, Qualifica + VG, Cadastro Único dentre outros. Destacamos ainda serviços de apoio às mulheres e suas famílias, bem como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que também executam atividades para crianças e adolescentes, idosos, e a família em geral. Uma gama de serviços voltados para a população local, principalmente para os em situação de vulnerabilidade social”.

MODELO: Várzea Grande tem apresentado resultados positivos em vários programas e serviços sociais executados no município e voltados para todas as faixas etárias, a exemplo do programa Criança Feliz, que sempre recebe visita de representantes de municípios de Mato Grosso. Em agosto deste ano, a equipe das cidades de Barão de Melgaço, Cláudia, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Querência, Água Boa e Nova Xavantina, vieram observar as atividades desenvolvidas junto às comunidades e famílias atendidas em Várzea Grande.

A visita foi coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e faz parte da capacitação continuada – junto aos municípios que desenvolvem o programa Criança Feliz – que é acompanhada e fiscalizada pelo Governo do Estado.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, explica que a participação do Governo do Estado, em especial da Secretaria de Assistência Social e Cidadania têm sido fundamental na execução de vários programas e ações desenvolvidas no município e, essa participação fortalece ainda mais o trabalho em prol daqueles que vivem em vulnerabilidade e risco social.

“O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos sejam assistidas com ações e programas que promovam o desenvolvimento integral, bem como o fortalecimento de vínculos familiares. Temos atuado fortemente neste setor porque sabemos o quanto a primeira infância é importante no desenvolvimento da criança e, que é uma etapa da vida que não deve ser desrespeitada. Muito se fala em futuro, mas o futuro depende muito do presente que estamos vivendo agora”.

ADESÃO: O Município neste ano fez a adesão do atendimento a 100 pessoas, entre criança e gestante, mas está atendendo cerca de 150. Há uma rotatividade das faixas etárias. Quando a criança completar 3 anos ela deixa de participar do programa, daí outras famílias com crianças com idade de 0 a 3 são inseridas. Os acompanhamentos são feitos nos bairros, por meio de visitas domiciliares. As famílias assistidas são dos bairros de abrangências dos Centros de Referência em Assistência Social Santa Maria, Jardim Glória, São Mateus e Cristo Rei.

A equipe técnica do programa Criança Feliz é composta por três visitadoras: Fabrícia da Silva Campos, Melissa Maria de Barros e Tatiane Maria de Almeida, com apoio da equipe do Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS – unidade Jardim Glória, Benedita e Kauane, e da Assistente Social, Nita Prado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

3ª Edição do Bazar do Bem vai destinar renda para Associação da Pessoa com Deficiência

Publicado

Evento acontece nos dias 1 e 2 de dezembro. Doações podem ser entregues na sede da Prefeitura de Várzea Grande ou pelo telefone 98155-0303. Primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat agradeceu doações já recebidas e quer superar a arrecadação dos anos anteriores

Mantendo o princípio basilar de realizar um evento que resulte em ajudar instituições que cuidem de pessoas, o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e a Prefeitura de Várzea Grande estão prontos para fazer história novamente com a terceira edição do “Bazar do Bem”. O evento será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, no antigo Várzea Grande Tênis Clube (em frente à Prefeitura Municipal), prometendo dias de generosidade, solidariedade e esperança que neste ano vai destinar sua renda para a Associação Várzea-Grandense da Pessoa com Deficiência (AVDF).

“É sempre bom ver o tamanho da generosidade das pessoas que sempre estão dispostas a nos ajudar a fazer o bem para aqueles que mais precisam”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que os esforços da primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat são louváveis e representam o que temos de melhor que é a humanidade a solidariedade para com os próximos”, frisou.

A cidade se prepara para acolher uma onda de emoção, bondade e carinho, enquanto os corações solidários se unem para apoiar a iniciativa. Para quem quiser doar ainda é possível participar com esse ato de amor desapegando de sapatos, roupas para adultos e crianças, além de acessórios, todos em ótimo estado, novos ou seminovos.

Neste ano, os pontos de arrecadação estão convenientemente localizados na sede da Prefeitura de Várzea Grande localizada na Avenida Castelo Branco, s/n, bairro Água Limpa, e em todas as secretarias municipais. Além disso, aqueles que preferirem podem ligar para o telefone 98155-0303, e a dedicada equipe do GAAT terá o prazer de buscar as doações.

A 3ª Edição do Bazar do Bem é uma iniciativa da primeira-dama de Várzea Grande e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat. O beneficiário escolhido para receber os fundos arrecadados durante este evento é a Associação Várzea-Grandense da Pessoa com Deficiência (AVDF).

Kika Dorilêo Baracat compartilha sua motivação para essa escolha solidária: “Resolvemos abraçar este ano a instituição que atua na defesa dos direitos da pessoa com deficiência e vamos doar todo o valor arrecadado com a comercialização dos produtos em prol da Associação Várzea-Grandense da Pessoa com Deficiência. Esta é a terceira edição do projeto que nasceu da ideia de ajudar instituições que fazem o bem e que ajudam ao próximo”.

A primeira edição do Bazar do Bem, em 2021, arrecadou a quantia de R$ 97.164,15 mil, que foram doados ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. A segunda edição, em 2022, beneficiou a Lírios – Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento, entidade filantrópica que atua no combate à violência contra mulheres e meninas, com a doação de R$ 103.256,10 mil arrecadados no Bazar.

Neste ano de 2023, a Associação Várzea-Grandense da Pessoa com Deficiência (AVDF) receberá o apoio valioso do Bazar do Bem. Os organizadores estão confiantes de que, com a ajuda da população, conseguirão superar as doações anteriores e alcançar um novo nível de generosidade.

“O objetivo do GAAT e do Bazar do Bem é fazer uma ponte entre corações generosos e entidades que precisem de apoio. Aqui na cidade de Várzea Grande, existem inúmeros projetos já em andamento, eficientes e que atendem às realidades locais de cada bairro. Precisávamos apoiar e dar suporte a eles. Trabalhamos na busca de parceiros para doações e em busca de associações, coletivos e entidades do terceiro setor que já existem aqui em Várzea Grande e precisam de apoio”, pontuou a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, sobre o propósito do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e do Bazar do Bem.

A terceira edição do Bazar do Bem promete ser um evento de destaque, um testemunho do espírito generoso e compassivo de Várzea Grande. “Esta é uma oportunidade única de fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam e de mostrar que a comunidade está unida para criar um impacto positivo e duradouro na vida do próximo”, completou.

A primeira edição do Bazar do Bem em 2021, arrecadou R$ 97,1 mil que foram destinados ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. Já a segunda edição que beneficiou a Lírios – Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no seu Sentimento que acolhe mulheres e meninas vítimas de violência e que recebeu R$ 103,2 mil.

Os recursos vieram da comercialização dos produtos nos dias de evento e que são frutos de doações tanto de pertences novos e usados.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana