Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Várzea Grande

Mutirão atende 3 mil pessoas em VG

Publicado

FolhaMax

O Mutirão da Cidadania ‘Prati-Cidade’, que leva à população serviços gratuitos em diversas áreas, chegou nesta sexta-feira (7) a comunidade do bairro Alameda. Esta é a 15ª edição do projeto promovido pela prefeitura de Várzea Grande em parceria com entidades e órgãos do governo. A expectativa é que cerca de 3 mil  pessoas passem pelos serviços que estão sendo ofertados no mutirão durante o dia de hoje.

“O ‘Prati-Cidade’ cumpre seu papel de aproximar o poder público da população, oferecendo atividades e serviços de qualidade. Neste evento que ocorre no Alameda repete o grande sucesso alcançado nos mutirões já realizados. Esse mutirão visa promover o acesso às ações públicas, tanto municipais como de órgãos parceiros a população desta localidade e também para facilitar a vinda de pessoas de todas as localidades vizinhas. A ideia é oferecer os atendimentos para aquelas pessoas que não tem condições de se deslocar até as sedes das secretarias”, afiançou o vice-prefeito, José Hazama durante abertura do evento, que ocorre na Escola Estadual “Manoel Correa de Almeida”.

José Hazama agradeceu a presença dos comunitários e disse que o evento atendeu as expectativas e certamente a população vai sair satisfeita com a eficiência na resolução dos problemas. “A prestação deste excelente serviço à população só foi possível graças ao trabalho voluntário de nossos servidores e parceiros. A intenção é  oportunizar as pessoas que elas resolvam os seus problemas e que possam desfrutar destes serviços, perto de casa”, disse Hazama, que  também agradeceu o empenho dos voluntários.

O Vice-prefeito junto com o secretariado visitou todas as alas de serviços desta edição, conversou com moradores, interagiu com servidores, verificou a resolutividade dos atendimentos. Entre os serviços mais procurados estão os de saúde, entrada na Carteira de Identidade, CPF, agendamento de Carteira de Trabalho, declaração do Número de Inscrição Social (NIS), expedição de documentos (2ª via da certidão de nascimento, casamento), plastificação de documentos, fotos 3×4; SINE – cadastro para as vagas de emprego, entre outros serviços da Administração Municipal como os da Gestão Fazendária, Departamento de Água e Esgoto e Habitação.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar destacou a eficiência da ação. “Já esperávamos este sucesso porque a ação é ampla agrega serviços da municipalidade e parceiros. É uma forma rápida, simples e eficiente de solucionar um problema que possivelmente há anos dificultava a vida da pessoa. É o poder público mais próximo e dando respostas rápidas à população”, afiançou dizendo ainda que a ação é uma ocasião ímpar de promover a cidadania e inclusão social dos que mais necessitam, que são também o foco da Administração Municipal.

O vereador Joaquim Antunes de Souza, representando a Câmara Municipal disse que “É muito gratificante ver a satisfação no rosto de cada uma das pessoas que estão recebendo esses serviços gratuitos. A satisfação e a felicidade de todos é o resultado que a gente vê de quem quer trabalhar pelas pessoas. É a marca desta administração municipal e essa parceria da Câmara Municipal, Prefeitura e entidades parceiras é de grande valia para toda a população do bairro, visto que as ações da Câmara Municipal, por meio das indicações parlamentares, tem obtido resultados no atendimento junto a Administração Municipal. E o ‘Prati-Cidade’ já mostrou para que veio, e a população tem a oportunidade de ser atendida nas suas necessidades”, disse.

Para o presidente do Bairro Alto da Boa Vista, Paulo Henrique da Silva, o mutirão social chegou em boa hora na comunidade, visto que os bairros de abrangência são carentes, e facilita a vinda dos moradores nesta ação para resolverem seus problemas, principalmente de saúde e vacinação das crianças. “Estávamos esperando para a chegada do mutirão em nossas comunidades. É como presente de natal. A maioria dos moradores  trabalham e não tem tempo de resolverem  problemas. E hoje tem a oportunidade de resolverem em várias áreas, pois o mutirão está organizado, e os serviços das secretarias municipais disponíveis. O departamento de Água e Esgoto e a Habitação são os serviços mais procurados por eles, além de saberem sobre o IPTU. Agradecemos a secretaria de saúde pelos vários serviços que hoje tem aqui, com a presença de médicos. Nós comunitários que representamos as comunidades temos só que agradecer a prefeita Lucimar Sacre de Campos”, disse ele.

Flávia Omar disse ainda que quando aproximam os serviços públicos do cidadão traz a eles conforto e resolve as dificuldades de acesso. É o caso de Dona Anita Alves, de 49 anos, que foi renegociar dívida no Departamento de Água e Esgoto. “Tivemos um problema de doença na família e apertou. Agora quero ver como está e tentar resolver. Precisamos estar em dia com nossas contas e ter o benefício da água tratada. Esse mutirão resolveu minha vida. Negociei e vou estar com tudo certinho”, disse.

Já Maria Helena Vicente, de 68 anos, foi saber como fazer para  conseguir a escritura da casa. “Eu já terminei de pagar minha casa há algum tempo e quero saber como por no meu nome. Quero o documento. Vim aqui na Habitação para saber o que fazer, porque é um sonho ter casa própria. Fiquei sabendo que já entregaram titulo definitivo para muitas pessoas em Várzea Grande. Então estou aqui para conquistar o meu título definitivo”, contou.

O ‘Prati-Cidade’ é uma idealização da secretaria de Assistência Social e atende nesta 15ª Edição moradores dos bairros Alameda, Construmat, Vila Sadia, Aroeira e Vista Alegre.

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Prefeitura realiza ação de desobstrução no Córrego da Manga e retira toneladas de lixo para ampliar vazão da água

Publicado

Durante esses dias de serviço foram encontrados canais completamente entupidos por terra, mato, restos de móveis e diversos tipos de lixo, além de tubulações soterradas. É preciso apoio e conscientização da população

Equipes da Secretaria Municipal de Viação e Obras realizam nesta semana um intenso trabalho de limpeza e desobstrução no Córrego da Manga, na região do bairro Construmat. A ação integra o cronograma permanente de prevenção a alagamentos e tem como objetivo ampliar a vazão da água e garantir mais segurança às famílias que vivem no entorno.

Durante esses dias de serviço foram encontrados canais completamente entupidos por terra, mato, restos de móveis e diversos tipos de lixo, além de tubulações soterradas. Para a execução dos trabalhos, estão sendo utilizados uma máquina retroescavadeira, um caminhão e uma equipe de servidores, que juntos, atuam na retirada dos materiais acumulados e na reabertura do curso d’água.

Segundo o secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, a limpeza e a manutenção dos córregos têm sido uma das prioridades da gestão, especialmente nas regiões mais suscetíveis a alagamentos.

“Estamos intensificando as ações preventivas em vários pontos da cidade, justamente para evitar transtornos no período chuvoso. A situação que encontramos aqui mostra a importância da manutenção contínua e também da conscientização da população. Cada lixo jogado de forma irregular contribui para o entupimento das galerias e prejudica toda a comunidade”, destacou o secretário.

Celso Pereira reforçou ainda que a Prefeitura está estruturada para atender às demandas emergenciais e manter o cronograma de obras preventivas em andamento.

“As equipes estão preparadas e com maquinário à disposição para atender os bairros que precisam de intervenções urgentes. Mas é fundamental que todos façam a sua parte e destinem o lixo de forma correta, evitando prejuízos maiores”, completou.

Os serviços no Córrego da Manga seguem pelos próximos dias. Já na Rua Cel. Manoel Gomes, no bairro Manga, outra equipe trabalha na construção de uma parede de contenção, com o objetivo de estabilizar o terreno e evitar desmoronamentos durante o período chuvoso.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Prefeitura realiza ‘mutirão’ para regularização fundiária no bairro Vitória Régia

Publicado

Os cadastros, totalmente gratuitos, estão sendo feitos na Escola Municipal de Educação Básica José Estejo de Campos das 9h às 12h. Esse ato faz parte do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb)

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, segue realizando ação de cadastro complementar dos moradores do bairro Vitória Régia. Os cadastros estão sendo feitos na Escola Municipal de Educação Básica José Estejo de Campos das 9h às 12h. Esse ato faz parte do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destaca que a ação garante o direito constitucional à moradia. “Esse é um ato de reconhecer um direito e dar dignidade. É um documento com valor legal, registrado em cartório e que não custa nada para o cidadão. Agradeço ao apoio do governo de Mato Grosso e da Assembleia”, disse.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, o cadastramento é uma etapa essencial para garantir que as famílias tenham segurança jurídica sobre o imóvel onde vivem.

“Nosso objetivo é assegurar o direito à moradia regularizada e proporcionar mais dignidade aos moradores. Com o título definitivo, as famílias passam a ter a propriedade reconhecida e podem planejar melhorias em suas casas com mais tranquilidade”, destaca a secretária.

Morador há 33 anos do bairro Vitória Régia, Joaquim da Silva, de 77 anos, conta que foi um dos pioneiros da região. “Fico feliz que em breve vamos receber este título e isso mostrará que meu cantinho será meu de fato e de direito”, disse.

O cadastramento é voltado a todos os moradores do bairro que ainda não entregaram ou precisam complementar documentos para a regularização e é totalmente gratuito.

Documentos necessários para o cadastramento:

Pessoas solteiras:

* Certidão de nascimento, RG e CPF.

Casados:

* Certidão de casamento, RG e CPF de ambos.

Divorciados:

* Certidão de casamento com averbação de divórcio, RG e CPF do requerente e partilha de bens/formal de partilha (se houver).

Viúvos:

* Certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge, RG e CPF do requerente e partilha de bens/formal de partilha (se houver).

União estável:

* Escritura pública de união estável ou homologação judicial, certidão de nascimento, RG e CPF de ambos.

Também é necessário apresentar:

* Contrato de compra e venda ou outro documento do imóvel (com identificação de quadra e lote, como título de posse antigo, IPTU, etc.);

* Comprovante de endereço da residência

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana